Qual a importância e como montar equipe multidisciplinar na empresa?

O conceito de equipe multidisciplinar tem sido cada vez mais valorizado pelas empresas. Isso ocorre porque, por meio dele, a companhia como um todo é capaz de operar de forma mais estratégica, o que impacta positivamente seus resultados. Tais mudanças influenciam, até mesmo, o perfil de profissionais procurado pelos recrutadores.

Construir equipes com pessoas de diferentes áreas e com conhecimentos extensos é um desafio para quem trabalha no RH da empresa. A busca é por variadas personalidades, experiências e capacidades no que diz respeito ao trabalho.

Neste post, você entenderá mais sobre a importância de uma equipe multidisciplinar! Saiba como ela pode ser construída e quais são as suas características. Continue a leitura!

A importância das equipes multidisciplinares

Há algumas dúvidas que surgem diante da ideia de uma equipe multidisciplinar. É comum pensar que cada pessoa que a compõe é capaz de atuar em diferentes segmentos. Na verdade, a busca é por especialistas em cada uma das áreas, mas que sejam capazes de atuar em um time com pessoas totalmente distintas.

Com isso, o resultado é uma equipe com pessoas diferentes em vários sentidos: experiências amplas, realidades variadas, trajetórias profissionais específicas e conhecimentos técnicos distintos. Esse intercâmbio de histórias e qualificações é a combinação que forma, de fato, uma equipe multidisciplinar.

Diferentes experiências

Equipes compostas por pessoas de diferentes áreas e com capacitações distintas também significam experiências e trajetórias muito específicas. Não necessariamente esses profissionais precisam ser originários do mesmo segmento de negócio de que farão parte no momento. No entanto, eles precisam ter algo na trajetória que seja útil.

Essa riqueza de experiências diferentes possibilitará visões muito específicas sobre cada etapa do trabalho, algo proporcionado pela vivência que essas pessoas têm. Cada um com sua história, todos já passaram por desafios e obstáculos diversos. Esses caminhos serão importantes para os próximos passos a serem dados.

Qualificações distintas

Pontos importantes e indispensáveis, as qualificações precisam ser diferentes e, principalmente, amplas. Se estivermos falando de uma equipe multidisciplinar, é necessário que haja pessoas de diversas áreas e com capacidades distintas. Isso tornará a atuação dinâmica e qualificada, já que haverá sempre alguém preparado.

Enquanto há um especialista em finanças, há outro pronto para conduzir as demandas de marketing. Outro profissional cuidará das apresentações de projetos, ao mesmo tempo em que um colaborador estará focado na análise de indicadores. Forças somadas significam maior produtividade e mais eficácia no setor.

Perspectivas diferentes diante de um objetivo

Essas qualificações e trajetórias também trarão perspectivas distintas para as equipes. Isso tem um grande impacto positivo para a forma como os projetos e demandas serão conduzidos. Essas visões diferentes se agregarão para que cada passo seja dado com o máximo de cuidado e preservação necessários.

O tempo todo, decisões precisarão ser tomadas. Dentro dessa realidade, se há perspectivas diferentes, questões importantes não serão ignoradas. Cada profissional será capaz não apenas de opinar, mas também de trazer fatos e análises concretas diante dessas necessidades. Isso ajuda a construir uma estratégia mais sólida de gestão.

O trabalho de construção dessas equipes

Construir uma equipe multidisciplinar requer um planejamento específico, que vai resultar em uma busca mais estratégica para os setores. Os objetivos da empresa precisam estar à frente da montagem desses departamentos, juntamente às qualificações específicas para o desempenho das funções exigidas.

A seguir, veja como funciona o trabalho de construção de uma equipe multidisciplinar e conheça as etapas que compõem essa busca.

Definição de objetivos

Quais são os objetivos que essa equipe precisará alcançar com seus trabalhos? Esse é um ponto fundamental e prioritário na definição de como ela será composta. Para cada propósito, diferentes pessoas precisarão estar envolvidas, com capacitações distintas e complementares.

O objetivo precisa ser não só definido, mas também detalhado. É importante pensar no cotidiano dessa equipe, observando as demandas com as quais ela precisará lidar para fazer um bom trabalho.

Esses detalhes vão direcionar a construção de uma equipe bastante variada, com diferentes capacitações e que funcionem bem como um time. Os objetivos estão ligados às qualificações — essas que devem estar presentes para o desenvolvimento de um bom trabalho à frente da empresa.

Busca pela diversidade

A diversidade é um dos pontos principais. Haverá, sem dúvidas, um perfil profissional estabelecido para que a busca seja filtrada e estratégica. No entanto, ter pessoas diferentes é de suma importância.

Isso se estende a todas as características possíveis, seja em relação às competências profissionais, seja em relação aos atributos pessoais. Uma equipe com diferentes personalidades também tem mais chances de sucesso. Por exemplo, pode ser muito vantajoso ter perfis de liderança, enquanto outros têm mais foco operacional.

Homens e mulheres também precisam ser mesclados para haver um equilíbrio importante na hora de construir não só uma equipe diversa, mas também uma empresa nesses moldes. Essa é a certeza de ter perspectivas diferentes unindo forças em prol do alcance de objetivos estratégicos da companhia.

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A gestão de uma equipe multidisciplinar

Para que uma equipe multidisciplinar, de fato, seja bem-sucedida, ela precisa ser composta por profissionais com perfis, visões e capacitações diferentes. A grande questão é que, ao menos em um primeiro momento, a interação dentro do grupo pode ser um pouco complexa, o que exige alguns cuidados da gestão para que as atividades sejam desempenhadas do modo mais eficiente possível.

Tais cuidados também se fazem necessários para que a equipe consiga usar seu pleno potencial sem sofrer com problemas, como graves atritos. Continue a leitura e descubra como gerir corretamente uma equipe multidisciplinar!

Defina papéis

Quando pensamos em uma equipe formada por profissionais com experiências e capacitações diferentes, um dos pontos mais interessantes é o fato de que cada um deles conta com habilidades alinhadas à execução de uma tarefa específica. Por essa razão, cabe ao líder da equipe estudar o potencial de seus membros e, assim, definir, para cada um deles, tarefas que realmente estejam alinhadas a esse perfil.

Ao entregar, para cada participante da equipe, um papel que corresponda a suas capacidades, o líder abre espaço para que cada tarefa seja realizada por uma pessoa altamente especializada. Como resultado dessa atitude, os índices de sucesso e desempenho do time multidisciplinar tendem a ser elevados.

Dê feedbacks positivos

Por mais eficiente que seja uma pessoa, em algum momento, ela pode cometer erros ou até mesmo repetir atitudes que interferem em sua produção sem nem ao menos se dar conta disso. Em uma situação como essa, uma conversa franca e aberta é indispensável para orientar o colaborador a respeito de pontos em que ele pode melhorar.

É válido ressaltar, porém, que o objetivo do feedback nunca é constranger ou causar desconforto para o membro da equipe, o que obviamente teria o efeito oposto. Para evitar esse problema, é interessante que o líder pondere com cuidado suas palavras para que elas sejam tão claras e diretas quanto possível — isso sem deixar de lado o respeito e a educação, é claro.

Por fim, é importante que o feedback também seja feito quando o colaborador apresenta bons resultados, pois isso demonstra que o trabalho dele é importante e que a empresa observa e reconhece seus esforços.

Receba feedbacks

Assim como ocorre com o colaborador, o gestor de um time também está sujeito a cometer uma série de erros que, sem uma conversa aberta, dificilmente ele poderia identificar. Isso acaba por abrir espaço para vários problemas que podem reduzir a eficiência da equipe e, até mesmo, levar colaboradores com talento a se desligarem da empresa.

Além disso, em um ambiente empresarial, em que diversos eventos podem ocorrer diariamente, é difícil, para os gestores, acompanhar o andamento de todas as atividades de perto, de modo que processos ou práticas pouco eficientes podem ser adotados como uma norma, uma situação que impacta negativamente os resultados da companhia como um todo.

Por esse motivo, é importante que o líder esteja pronto para ouvir seus colaboradores e, até mesmo, para receber críticas. Um caminho para facilitar esse processo de comunicação é a disponibilização de canais próprios para isso, como um e-mail, um número de telefone e WhatsApp ou uma guia própria no site da empresa.

Além disso, é necessário que o líder de uma equipe multidisciplinar sempre tenha um tempo em sua agenda para se reunir com os membros do time e apurar as suas impressões sobre o desempenho da equipe.

Implemente a gestão comportamental

Em um grupo de pessoas com habilidades e capacitações diferentes, é natural que os níveis de afinidade variem entre os seus integrantes. Nesse contexto, é importante que o líder observe esse nível de afinidade para dividir, de acordo com ele, a equipe em pequenos grupos para a realização de atividades.

Esse cuidado se faz necessário para garantir que cada grupo tenha a sinergia requerida para desempenhar suas tarefas de forma mais eficiente, evitando, assim, determinados problemas, como atritos.

A gestão comportamental também é fundamental para que o líder possa analisar pontos em que as habilidades de comunicação de seus colaboradores possam melhorar, e, assim, em conjunto com o setor de Recursos Humanos, estabelecer treinamentos e orientações para que a interação entre funcionários e o trabalho em equipe ocorra com naturalidade.

O perfil profissional buscado por recrutadores

Recrutadores realizarão a construção dessa equipe, também, a partir de um perfil profissional modelo, ou seja, base para a busca. Alguns requisitos são fundamentais, sendo exigências para realmente chegar ao resultado de um setor multidisciplinar. Veja, a seguir, quais são essas características.

Comunicação eficiente

A boa comunicação é uma qualidade indispensável dentro de uma equipe, especialmente quando se lida com pessoas de segmentos distintos. Por mais que sejam de diferentes origens, todos precisam “falar a mesma língua”. Um bom diálogo fortalecerá decisões, troca de ideias e o convívio cotidiano.

Capacidade de adaptação

A adaptação também é um ponto importante. Equipes multidisciplinares, certamente, vão propor um estilo de trabalho diferenciado ao que muitas dessas pessoas estão acostumadas. Por conta disso, profissionais mais flexíveis e que se adaptem rapidamente a realidades diferentes têm maiores chances de renderem bem.

Facilidade de trabalhar em equipe

Essa é uma característica buscada na maioria dos perfis profissionais que direcionam processos seletivos, mas é ainda mais importante quando se trata da multidisciplinaridade. Trabalhar em equipe significa mais do que saber se relacionar: é preciso unir forças, complementar conhecimentos e direcionar isso tudo para os objetivos da empresa.

Uma equipe multidisciplinar qualificada pode ser construída a partir do perfil profissional adequado e de um bom planejamento. Isso garante que a empresa terá sucesso com seus projetos!

Para que a formação de uma equipe multidisciplinar seja feita de forma adequada, é importante que os seus membros tenham um fit cultural alinhado ao perfil da empresa. Leia nosso outro post e descubra como aplicar esse conceito já em seus processos de seleção e recrutamento!


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