Existem programas criados para empregar pessoas mais velhas? Confira!

Encontrar bons empregos nem sempre é das tarefas mais fáceis e essa busca depois dos 50 pode ser ainda mais difícil. Mesmo com opções de previdência progressiva ou regressiva, muitas pessoas não querem parar seus trabalhos na melhor idade.

Pensando nisso, algumas empresas já começaram a olhar para esse público, afinal, contratar pessoas com alto nível de experiência pode ser muito importante para diversos setores, certo?

Reunimos algumas dessas iniciativas para que você fique por dentro de algumas ações para esse público trabalhador. Confira!

MaturiJobs

O MaturiJobs é uma plataforma de empregos com oportunidades para pessoas com mais de 50 anos. A iniciativa surgiu de um empreendedor que viu em sua avó a importância do trabalho para a manutenção do corpo físico e mental do ser humano, independentemente de sua idade.

Com isso, em 2015 nasceu o MaturiJobs, a empresa de recrutamentos que em 5 anos tem ajudado diversas pessoas a encontrarem oportunidades para compartilharem suas experiências e retomarem ao mercado de trabalho.

O site é uma plataforma gratuita para pessoas acima de 50 anos que podem buscar vagas e anúncios de diversas empresas que anunciam por lá. Além da plataforma existe também consultorias às empresas que querem se preparar para receber esses profissionais e cursos para desenvolvimento e aprendizagem contínua desse público.

Geração Sênior – TOTVS

Em 2017, a Totvs identificou a necessidade de reestruturar o seu atendimento ao cliente e viu uma oportunidade de contratar profissionais mais maduros, com jogo de cintura, experiência e que não se afetassem com os conflitos.

Dessa forma, a empresa deu início ao programa “Geração Sênior” que deu ótimos resultados e todos os contratados até então tem se tornado referência de comportamento e capital intelectual.

O programa piloto deu tão certo que, atualmente, há outras demandas de emprego para pessoas acima dos 55 anos em outras áreas da empresa.

Farma 50+ – Grupo DPSP

O Grupo DPSP, das Drogarias Pacheco e São Paulo, também já apostou na experiência e qualidade do trabalho das pessoas com mais de 50 anos. Para isso, criou o programa Farma 50+ para a contratação de farmacêuticos.

Segundo o grupo, pessoas essa grande bagagem e experiência de vida agregam muito nessa função de atendimento direto ao cliente, pois prestam um atendimento mais cuidadoso, humanizado e acolhedor.

gestão de talentos na TIPowered by Rock Convert

O programa começou em 2018 e a expectativa da empresa é de aumentar oportunidades para essa faixa etária.

Experiência na Bagagem – GOL

Outra empresa com programa para contratação de pessoas de mais de 60 anos é a GOL, com seu programa “Experiência na Bagagem. A maioria das contratações até então foram para cargos de atendimento, seja por telefone ou em aeroportos.

A campanha integra o programa de inclusão e diversidade GOL para todos e faz parte das premissas de responsabilidade social da organização. Segundo a empresa, os salários são compatíveis com o mercado, além de benefícios, entre eles, os benefícios viagens.

GPA – Grupo Pão de Açúcar

No Grupo Pão de Açúcar existe a política interna de promoção de inclusão e qualificação de jovens e de pessoas com mais de 55 anos. Assim como outras empresas que já citamos, o GPA destaca a importância dos mais velhos pela sua dedicação e atendimento mais próximo e humanizado para o cliente.

Segundo a empresa, não há programas específicos ou restrições de vagas ou áreas os profissionais sêniores encontram oportunidades em todas as posições, basta se inscrever no que for mais adequado para seu perfil.

Geração Sênior – Dotz

O programa finalização Dotz iniciou o programa Geração Sênior, uma oportunidade de contratação de estagiários com mais de 55 anos por um período de seis meses a um ano.

A ideia do programa era agregar conhecimento às operações cotidianas e para contribuições de visões estratégias de negócio e mercado graças às experiências desses colaboradores.

A primeira edição deu tão certo que, na época, a ideia da empresa era planejar a permanência dos profissionais contratados bem como realizar novas edições do projeto.

Encontrar empregos após certa idade, seja para aposentados ou não, pode ser um grande desafio, mesmo com tamanhas experiências e entregas dos trabalhadores dessa faixa etária.

Pensando nisso, diversas empresas estão pensando em muitas ações para seguir com oportunidades para os colaboradores seniores, que podem dar tantas e valiosas contribuições para o mercado.

Você já conhecia alguma dessas iniciativas? Conhece alguma além delas? Aproveite que agora você sabe mais sobre algumas oportunidades e nos conte se conhecer outras!


About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment