Quais as principais tarefas do RH que um analista realiza? Descubra agora!

Imagem de capa do post Quais as principais tarefas do RH que um analista realiza? Descubra agora!
Imagem conheça o Compleo

O analista de RH é um profissional indispensável não apenas para o funcionamento do setor, mas também da empresa. Afinal, ele é o grande responsável por gerir a qualidade de vida dos funcionários, de modo a garantir produtividade e satisfação — sem deixar, é claro, de valorizar os objetivos e necessidades da empresa em relação a equipe contratada.

Essa função é extremamente importante por estar em contato crescente com essas pessoas. E são elas as grandes responsáveis por transmitir valores e princípios da organização, de modo a transformá-las em ações que consolidem a imagem do negócio.

Mas quais são as principais tarefas do RH que ficam sob responsabilidade deste cargo? Neste artigo, você aprende um pouco mais sobre o assunto e tira todas as suas dúvidas a respeito de cada atividade essencial. Continue a leitura e fique por dentro!

No que consiste o trabalho de um analista de RH?

O analista de RH é responsável por todas as práticas e políticas envolvidas na gestão de pessoas de uma organização. Ele precisa sempre acompanhar, direta ou indiretamente, os outros setores, uma vez que atua como um mediador entre os interesses dos colaboradores e os da empresa.

A partir dessa observação, ele poderá desenvolver planos de carreira mais alinhados com a realidade do profissional, para que isso reflita também no desenvolvimento do negócio. Além disso, ele ajuda a estabelecer uma comunicação interna mais saudável e a construir um ambiente organizacional agradável e adequado para o bem-estar de todos.

A qualificação exigida para preenchimento deste cargo tão importante varia de empresa para empresa. No entanto, formação na área, cursos e especializações fazem toda a diferença para demonstrar um bom preparo para a atuação na prática e para vencer desafios.

Quais são as principais tarefas do RH realizadas por este profissional?

O trabalho do analista é muito amplo e permite vários tipos de atuação. Aqui estão as principais tarefas do RH que ele pode coordenar para que essa área se torne ainda mais estratégica dentro da empresa.

Recrutamento e seleção

Captar novos talentos é uma tarefa de suma importância para qualquer organização. Somente com uma equipe consistente e talentosa será possível trazer solidez para o negócio, então a escolha de profissionais deve ser muito bem pensada.

O papel do analista é, então, definir processos de recrutamento e seleção objetivos, para encontrar sempre novos colaboradores que tenham o perfil da empresa. Além disso, ele deve se manter atualizado para trazer mais dinâmica e agilidade nessas ações e nas etapas dessa prática.

Avaliação de cargos e salários

O analista também é responsável por definir e revisar os cargos existentes dentro da empresa e suas respectivas remunerações. Essa reestruturação é fundamental dentro de qualquer negócio: uma promoção e um aumento, por exemplo, são questões que motivam ainda mais o colaborador para que ele continue fazendo um bom trabalho e tenha reconhecimento.

A avaliação é realizada por meio de pesquisas internas para levantar dados acerca de profissionais, seus desempenhos e também da necessidade de implementação de um novo cargo a projetos ou setores. Todas as funções ficam devidamente registradas para acompanhar sua evolução ao longo do tempo.

Definição de benefícios

Na análise de benefícios, o analista define a quais os colaboradores terão acesso. Neste caso, ele precisa averiguar tanto questões legais e inerentes a cada classe trabalhista, e ver como adequá-las de acordo com as condições da empresa e as necessidades do usuário.

É também seu dever informar os colaboradores acerca de valores e usos e instruí-los na hora do cadastro. Em seguida, ele será o responsável por fazer o intermédio com possíveis instituições, como empresa de planos de saúde e planos odontológicos, para colocar o funcionário como receptor daquele benefício.

Treinamento e capacitação

Como o mercado exige diversas mudanças e adaptações para que uma empresa continue a crescer, seus profissionais também precisam estar em constante evolução. Deste modo, o analista trabalha para identificar essas necessidades de atualização e desenvolver ou solicitar cursos de treinamento e capacitação.

Essas oportunidades também são importantes para que os colaboradores continuem a se desenvolver e tenham a chance de subir de cargo e conquistar novas oportunidades dentro da organização. O RH também acompanhará a aplicação dessa aprendizagem no dia a dia para verificar o aproveitamento da equipe treinada. Essa é uma forma de valorizar o capital humano e mostrar que a empresa se preocupa em oferecer meios para que ele cresça e se desenvolva.

Avaliações de desempenho

Por fim, o analista de RH também pode promover avaliações de desempenho periódicas. Assim, será possível perceber quais foram os impactos de suas ações de treinamento e desenvolvimento. Os resultados também mostrarão necessidades de melhoria na equipe ou no setor, o que facilita o direcionamento na hora de promover os treinamentos de capacitação.

Medir essas questões é uma maneira de descobrir o que está errado, mas não como forma punitiva ou que resulte obrigatoriamente em uma demissão ou substituição. Na verdade, isso deverá ser levado como uma chance de melhorar a performance dos colaboradores para que seu rendimento seja ajustado junto às engrenagens do negócio.

Como manter todas as atividades bem organizadas?

Essas são as principais tarefas do RH que podem ser executadas por um analista. No entanto, como é possível perceber, elas envolvem inúmeros detalhes e muitas informações. Sendo assim, é indispensável manter tudo organizado, registrado e acessível para eventuais consultas e gerenciamento.

Uma das alternativas mais utilizadas com esse objetivo são os softwares de RH. Com eles, fica mais fácil acompanhar processos, como os de recrutamento e seleção, fazer triagens, compartilhar informações com outros membros da empresa e melhorar a qualidade de processos internos. Isso ajuda, inclusive, a saber o momento certo para dar feedbacks a colaboradores e até mesmo candidatos a alguma vaga em aberto.

E é isso que a Compleo faz: uma plataforma objetiva, intuitiva e de qualidade para que você economize tempo e dinheiro durante as contratações e outros processos internos de Recursos Humanos.

Que tal saber um pouco mais sobre o que fazemos e começar a implementar melhorias nas principais tarefas do RH de sua empresa? Entre em contato conosco e conheça mais a fundo nossas soluções!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Cover Image for Como aplicar a inteligência artificial no RH?
Como aplicar a inteligência artificial no RH?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas e sistemas simulem o raciocínio humano e realizem tarefas complexas de for...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados