Pipeline de talentos: 4 boas práticas para construir um

Fazer as melhores contratações ajuda a organização a alcançar os resultados desejados. Mas, para isso, é preciso contar com estratégias eficientes. É nesse cenário que o pipeline de talentos pode ajudar.

Com essa ferramenta adaptada da área de vendas, você pode evitar que os prazos curtos para as contratações prejudiquem a qualidade dos seus processos de recrutamento e seleção.

Quer saber mais sobre o pipeline de talentos e como construir um? Então, continue a leitura!

O que é pipeline de talentos e como funciona?

Resumidamente, trata-se de uma ferramenta que ajuda a agrupar os candidatos e escolher os melhores de acordo com a vaga. Com a formação de um banco de dados, é possível gerenciar essas informações e acioná-las sempre que necessário, avaliando e analisando os profissionais mais aderentes à vaga em questão.

Para montar um pipeline eficiente, é fundamental ter um grande número de candidatos e que realmente se encaixem no perfil desejado pela sua companhia.

Como construir um pipeline de talentos de forma eficiente?

Agora que você já sabe o que é pipeline de talentos, veja como usá-lo a favor do setor de Recrutamento e Seleção!

1. Determine as metas

Você precisa ter em mente quais objetivos a empresa deseja alcançar ao utilizar o pipeline de talentos. Diminuir a rotatividade de pessoal? Aumentar a produtividade? Reduzir o absenteísmo?

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Com todas essas questões em mente, é possível considerar os perfis dos funcionários com melhor desempenho, desenvolvendo a sua persona.

2. Defina a persona do recrutamento

De forma sintética, a persona é um conjunto de características do seu candidato ideal, ou seja, aquele com as competências técnicas e comportamentais desejadas pela sua companhia. Com uma persona ideal, você pode fazer a comparação de comportamentos e elevar as chances de sucesso nas suas contratações.

3. Preencha as informações

Com as metas e o perfil do candidato ideal definidos, você pode trabalhar com o auxílio de três fontes:

  • busca direta, contando com o auxílio de softwares, headhunters e mídias sociais. Para uma maior efetividade na abordagem, tome cuidado com a comunicação, a fim de elevar a marca empregadora da organização;
  • profissionais que já sinalizaram interesse em atuar na companhia e participaram de seleções anteriores;
  • divulgações para a formação de um banco de talentos (redes sociais, site da empresa, sites de emprego).

4. Engaje o pipeline

Não adianta ter um grande número de profissionais no seu banco de talentos se eles não estão engajados. Logo, é fundamental não somente incluir candidatos, mas também criar estratégias para engajá-los.

Além de uma comunicação adequada, o ideal é pensar no longo prazo. Isso porque cada profissional incluso no pipeline é uma oportunidade para a formação e para a manutenção da marca empregadora da companhia.

Nesse sentido, é fundamental manter uma comunicação alinhada com os valores da empresa e transparente quanto às especificações dos cargos divulgados. Informe às pessoas sobre a história da organização, a missão, a visão, os valores e como os produtos e serviços fazem diferença na vida de cada um.

Assim, o pipeline de talentos é uma ferramenta estratégica para otimizar os processos de recrutamento e seleção, ao mesmo tempo em que eleva a marca empregadora da empresa e garante processos seletivos mais acertados.

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