Os desafios do Recrutamento como negócio

Imagem de capa do post Os desafios do Recrutamento como negócio
Imagem conheça o Compleo

Empresas do mundo todo, para começarem a contratar pessoas para seu rol de funcionários, necessitam muitas vezes de intermediários que os ajudem com esta tarefa e para isso contratam empresas que possuem como principal atividade o recrutamento como negócio.

Por isso as empresas que prestam serviços de recrutamento como negócio são tão importantes e a cada dia uma nova empresa do ramo abre suas portas, oferecendo as vagas que as empresas possuem aos candidatos, e ajudando essas mesmas empresas a escolherem os melhores profissionais.

Hoje falaremos do recrutamento e seleção como negócio, sobre como montar uma empresa do ramo de empregos, e quais os desafios encontrados e os pontos que devem ser levados em conta para ser uma empresa reconhecida no mercado e que desempenhe com excelência seu trabalho.

Montando uma empresa de recursos humanos

Assim como toda a burocracia que gira em torno da abertura de empresas no Brasil, as empresas de recursos humanos e agências de empregos não são diferentes. Tirando esse ponto, é preciso ter atenção a algumas dicas na hora de abrir uma empresa de recursos humanos:

Conhecer bem o mercado

A primeira dica é que você conheça bem o mercado de RH no Brasil e principalmente, como ele funciona aí em sua cidade de atuação. Além disso, ter experiência com o mercado de RH é primordial para que sua empresa dê certo, pois iniciar uma agência de empregos apenas anunciando vagas mas não oferecendo consultoria, uma avaliação criteriosa dos candidatos e também oferecer aos candidatos oportunidades interessantes, é o mesmo que começar mal e perdendo pontos com o mercado.

Conheça seus clientes

Que tipo de empresa de RH você está pensando em abrir? Existem vários tipos de agências de emprego, desde as de rua e que oferecem serviços de baixa qualificação, até as agências e consultorias de mais status, que possuem apenas vagas para cargos de gerência e diretoria.

Além disso, é preciso focar nos clientes, pois são eles que fazem sua empresa sobreviver, por isso sempre ofereça benefícios que façam os empresários se interessarem pelo o que sua empresa de RH tem, como por exemplo, consultoria, preços mais atrativos e a indicação de candidatos mais preparados para as vagas propostas.

Conheça sua concorrência

Estar de olho na concorrência também é importante, pois existem milhares de empresas de RH no país e para sobressair frente a tantas famosas, é preciso ter um diferencial. Invista em benefícios a seus clientes, como por exemplo, a melhor retenção de candidatos ou uma consultoria em RH ampla e com um relacionamento mais estreito.

Ofereça algo a mais também aos candidatos que buscam as vagas que você oferece como, por exemplo, cursos de capacitação e qualificação profissional e a retenção de currículos. Não esqueça também de ter sua empresa em todos os veículos possíveis como a internet e em mídias pagas.

Tenha estrutura para iniciar seu negócio de RH

Invista em equipamentos de informática de qualidade e tecnologias como SaaS, em funcionários que façam um bom atendimento e ofereça um local confortável e convidativo para seus clientes. Busque um endereço em uma região estratégica e bem procurada. Por fim, esteja próximo tanto das empresas como dos candidatos.

Desafios do recrutamento como negócio

A partir daí é colocar as mãos na massa e trabalhar! Mas os desafios do mercado do RH no momento não são nada fáceis. O Brasil passa por um período de crise financeira e como consequência, o número de vagas de emprego caiu bastante.

Nessa hora, é preciso ter sangue frio e manter um relacionamento estreito e incentivar as empresas de seu rol de clientes a continuar contratando e buscando através de seu negócio, novos candidatos.

Além disso, outro grande desafio está com os próprios candidatos, que diante de uma geração mais prática e tecnológica, porém mais emotiva e ansiosa, está em busca de empresas mais flexíveis e salários mais altos, mas em contrapartida, as empresas esperam que sejam mais qualificados e preparados.

São muitos os desafios do recrutamento como negócio e você como gestor, precisa estar empenhado em entender isso, sanar os problemas e trazer soluções para seus clientes, e fazer assim, com que sua empresa esteja no topo e entre as mais reconhecidas do mercado.

Gostou de nossas dicas? Confira mais posts como esse em nosso blog, pois sempre temos novidades para você ler! 

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados