O seu melhor Candidato pode surgir de dentro de casa

Imagem de capa do post O seu melhor Candidato pode surgir de dentro de casa
Imagem conheça o Compleo

Já pensou em reduzir seus esforços externos relacionados a anúncios de vagas e outras ações de recrutamento? Pois é, fique sabendo que isso é possível com o Recrutamento Social. Nele vamos falar de uma tática ainda pouco utilizada, mas que pode trazer grandes resultados para sua empresa.

Continue a leitura e descubra porque seu melhor candidato pode surgir de dentro de casa a partir de indicações!

Mais resultados com referências e indicações

A indicação é uma prática muito eficiente na hora de identificar determinados candidatos para vagas de emprego. Isso tem sido comprovado em algumas empresas do setor de RH. Para aumentar a eficiência dos processos seletivos com esta abordagem de Recrutamento Social, os responsáveis têm contado coma ajuda dos próprios colaboradores, o que garante maior assertividade, mais economia e menos esforço.

As referências feitas por funcionários podem mesmo ser consideradas um trunfo valioso, principalmente quando quem indica é mais experiente e conhece do que o candidato é capaz, o que já realizou como profissional e se seu perfil bate com o da empresa. Por isso, o popular “QI” (quem indicou) pode ser um aspecto relevante no seu processo de seleção.

Recrutamento Social através do programa de indicações

Algumas organizações e profissionais acabam sendo radicais ao dizerem que não aceitam indicações. Outros, porém, aceitam e fazem desta prática um banco de currículos bastante variado e extenso. A questão não está no fazer ou não, mas no como fazer.

Se a busca por uma indicação for feita com comprometimento de quem a fez, o desempenho do candidato e futuro colaborador pode ser avaliado também pela pessoa que indicou. Nesse caso, ela se torna co-autora e co-responsável pelos atos do profissional contratado, o que pode ser feito ainda em fase de teste.

Esta é uma forma de minimizar as falhas de uma indicação nesse tipo de recrutamento. Indo por esse caminho, as chances de um candidato ideal surgir de dentro de casa, ou seja, dentro da sua empresa, é bastante considerável.

Apostando na premiação

Premiar os funcionários pelas indicações também é uma prática que você pode adotar. Esse tipo de ato tende a gerar bastante engajamento por parte dos funcionários, e fazer com que eles fiquem atentos e se empenhem e identificar supostos candidatos para a vaga a ser preenchida.

De acordo com um estudo divulgado pela Remunerar, empresa de consultoria, realizado com cerca de 338 empresas de todos os tamanhos e segmentos, 22,8% delas praticam a política de premiação com que indica bons candidatos.

Essa é uma ação simples e econômica que pode fazer com que seus processos e indicações acelerem em até 75% em comparação a quando não há indicações. Nosso conselho é que você teste isso, se quiser descobrir bons candidatos “sem sair de casa”.

Vale pensar que sua empresa deve ter uma política de recrutamento bem definida e gerida. Isso fará com que você não cometa injustiças na hora de selecionar. Promoções e adaptações também devem ser consideradas antes até mesmo das indicações. E para fechar, saiba que há no mercado softwares baseados em ATS voltados para o Recrutamento Social, como o Compleo ATS, que permitem fazer a gestão completa de um programa de indicações e referências facilitando a vida do RH e principalmente ajudando a alcançar o objetivo maior de fechar uma posição estratégica para a empresa. Pense nisso!

E você, está pronto para aplicar a política de indicações em sua empresa? Conte para gente!

e-book: Os 4 pilares do Recrutamento Social

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Cover Image for Como aplicar a inteligência artificial no RH?
Como aplicar a inteligência artificial no RH?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas e sistemas simulem o raciocínio humano e realizem tarefas complexas de for...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados