O que você precisa saber sobre a informatização dos testes para o recrutamento e seleção

Imagem de capa do post O que você precisa saber sobre a informatização dos testes para o recrutamento e seleção
Imagem conheça o Compleo

A tecnologia tem ajudado as empresas a melhorarem seus processos em diversas áreas, e os testes para recrutamento e seleção não ficaram de fora. Hoje, já existe, no mercado, softwares que ajudam as empresas a criarem seus próprios testes e garantem, com isso, resultados muito mais satisfatórios e precisos. Eles oferecem diversos recursos que podem ajudar o recrutador a simplificar e agilizar o processo de contratação de novos funcionários utilizando a automatização.

Neste post, vamos falar sobre os diversos aspectos envolvendo testes para o recrutamento e seleção, e como a tecnologia pode ajudar os seus resultados por meio da utilização de softwares. Acompanhe!

Compreendendo a informatização de testes para o recrutamento e seleção

Os testes automatizados foram criados para auxiliar o trabalho do recrutador nos processos de avaliação para os mais diversos objetivos, principalmente em casos de seleção de pessoal, em que a demanda geralmente é grande e o tempo é limitado. A ideia é facilitar e agilizar as avaliações individuais dos testes de habilidades. Com eles, também é possível realizar avaliações quantitativas, gerando resultados mais rápidos e precisos.

Os testes são aplicados de acordo com as necessidades e características do cargo a ser preenchido. Ele investiga habilidades e conhecimentos específicos, e esses pontos podem ser avaliados por meio de provas situacionais, testes, jogos, vivências, dramatizações, mapeamento, análises e uma série de outros instrumentos.

No Compleo ATS, por exemplo, o recrutador pode aplicar testes de idioma, testes de conhecimentos e habilidades com perguntas e respostas para avaliar o candidato e ainda integrá-lo com as etapas futuras do processo seletivo de acordo com o resultado obtido pelo candidato, tudo de forma automática.

Como a tecnologia pode ajudar na otimização de resultados?

Os softwares desenvolvidos para a gestão de RH tornam possível que as organizações sejam mais eficientes nos processos relacionados à gestão de pessoas, iniciando pelo recrutamento e seleção, e indo até determinadas esferas, como treinamentos e capacitação. A tecnologia em RH também atua na avaliação de competências, na gestão de metas, no plano e gestão de carreira, nas férias, na remuneração, entre tantos outros.

Esses softwares suportam toda a base para que as organizações criem uma gestão estratégica junto ao seu corpo de colaboradores. Existem muitas opções de sistemas de RH no mercado, inclusive, em versões grátis, voltadas para microempresas. À medida que a organização ganha corpo, é preciso investir em sistemas mais completos e que tenham opção de customização para atender as necessidades da empresa.

Quais as vantagens da tecnologia para o setor de recrutamento e seleção?

São inúmeras as vantagens que a tecnologia traz para o RH. Dentre elas, podemos destacar:

Garante mais segurança de dados

Ao automatizar seus processos, os dados ficam salvos em nuvem, garantindo a integridade dos testes para recrutamento e seleção. Dessa forma, não é necessário ficar preocupado com perdas de documentação ou problemas em computadores.

Também é possível escolher quem terá acesso a determinados dados, garantindo o sigilo do seu setor. Com isso, você garante a privacidade do processo seletivo e ainda conquista a confiança dos seus colaboradores.

Reduz os custos

De modo geral, o investimento com a equipe de recrutamento é muito alto, já que o trabalho de receber, qualificar, avaliar, fazer as entrevistas e direcionar os candidatos aderentes aos cargos em aberto exige dedicação e tempo.

Com o uso de um software para testes para recrutamento e seleção, é possível reduzir o tempo dessas etapas e, como consequência, o custo dessas atividades.

Os melhores sistemas são integrados com plataformas de anúncios online. A grande vantagem é que, com isso, você reduz custos, já que não precisará mais investir em divulgações pagas no meio offline (como jornais) e passa a usar o meio digital e online para essa finalidade.

Otimiza o processo

Ao usar um software de RH para testes de recrutamento e seleção, você consegue ter uma visão mais ampla do processo, e também pode definir perfis mais aderentes para cada cargo e posição em aberto.

Assim, fica mais fácil identificar quais os canais mais eficientes para encontrar os profissionais mais qualificados, e quais serão aqueles que conseguirão atrair os melhores colaboradores. Tudo isso utilizando dados de uma ferramenta de testes para recrutamento e seleção, de forma otimizada.

Facilita o acompanhamento de desempenho

Uma ferramenta de testes para recrutamento e seleção facilita a mensuração dos resultados dos seus colaboradores ao longo do tempo.

Isso porque você pode gerar indicadores sobre o impacto que as ações do setor de RH causam na empresa de maneira mais ampla. Com esses dados em mãos, é possível melhorar os processos de recrutamento e seleção, e também elevar o reconhecimento do seu trabalho pelos gestores.

Aumenta a velocidade e eficiência na contratação

Com bons softwares de testes para recrutamento e seleção, é possível garantir maior precisão na aplicação e na correção dos processos seletivos. Algo que chama muito a atenção é a redução de falhas de cálculos, já que um avaliador costuma ficar exausto depois de uma série de atividades do dia a dia.

O programa também armazena e arquiva de forma inteligente os dados coletados, possibilitando o fácil cruzamento para comparações, utilizando algoritmos especializados.

O computador gera novas possibilidades de avaliação, e permite massificar a abrangência. Dessa forma, você pode aplicar um teste em mais pessoas de uma vez.

Melhora a comunicação com a equipe

Caso a organização tenha muitas posições em aberto, fazer a gestão desses processos pode ser uma missão quase impossível, já que as informações provavelmente vão se perder por falhas na comunicação.

Com um software de testes para recrutamento e seleção, esses problemas são resolvidos, já que é possível unificar todas as informações em apenas um local. Essas informações podem ser compartilhadas por e-mail com as lideranças que solicitaram o preenchimento do cargo, e também entre membros da equipe de RH, responsáveis por diferentes etapas do processo seletivo.

Possibilita um RH mais estratégico

Com a diminuição do tempo empregado em tarefas operacionais, a equipe de RH terá mais tempo para pensar na melhoria de processos e também poderá se dedicar com mais afinco às tarefas de gestão de pessoas.

São as tarefas mais estratégicas que poderão trazer mais resultados para a organização, contribuindo para o posicionamento do RH como uma área importante para a empresa.

Garante rapidez no retorno aos candidatos

Em todo processo seletivo, é importante fornecer um feedback para os candidatos que se dispuseram a participar do processo, já que eles também empregaram tempo e energia na busca pelo cargo.

Com um software de RH, é possível dar esse feedback para as pessoas, enviando-lhes uma notificação com o resultado da sua participação no processo seletivo. Outro recurso disponível é o envio de um feedback mais detalhado para o candidato, descrevendo as razões pelas quais não foi chamado para a posição em questão.

Como deve ser feita a escolha de um software de testes para recrutamento e seleção?

É importante priorizar um sistema que permita personalização. Cheque se a plataforma é moderna, com interface amigável e se é possível fazer a divulgação dos cargos em diversos portais. Verifique também se você pode incluir candidatos de forma automática e gerar relatórios customizados para dar suporte às tomadas de decisão.

Escolher o software certo garantirá mais agilidade nos processos seletivos e redução de custos para a empresa, além de ajudar os recrutadores a alcançarem a sua missão: encontrar os melhores talentos.

Quais as desvantagens da informatização dos testes?

Em relação às desvantagens, está a possibilidade de perda de eficiência da avaliação, principalmente quanto à distância. Alguns testes exigem a observação de detalhes, que podem ser perdidos sem a presença atenta do avaliador.

Outros pontos negativos se referem a limitações de uso. Os testes devem estar bem adaptados às plataformas digitais. Se o avaliador usa uma interface confusa, isso, com certeza, vai prejudicar a avaliação. Problemas de usabilidade são comuns, até em softwares renomados.

Quais os critérios de uso?

É importante destacar que, para gerar resultados mais eficientes, as avaliações desses testes devem ser feitas por profissionais bem preparados e com tecnologias apropriadas e adequadas a cada necessidade, de preferência com plataformas integradas.

Quais as vantagens da integração de plataformas?

A integração de plataformas e softwares de testes para recrutamento e seleção é importante para ter os processos concentrados em um só lugar. Além disso, a customização também é relevante, já que as empresas têm questões peculiares ao negócio e, portanto, o sistema deve estar parametrizado para abranger essas especificidades.

Atualmente, o Compleo ATS já tem um módulo em que é possível criar testes de habilidades customizáveis. Ao integrar o Compleo ATS a uma plataforma de testes, a capacidade das empresas de utilizá-los é potencializada. A plataforma, ademais, já oferece diversos testes prontos, fator de grande vantagem para otimizar o trabalho do recrutador.

Com o software adequado de testes para recrutamento e seleção, você garante um processo eficiente e que torne possível encontrar a pessoa certa para cada cargo.

Se você gostou deste post sobre o que precisa saber sobre a informatização dos testes para o recrutamento e seleção, entre em contato com um especialista e agende uma demonstração gratuita do Compleo ATS. 

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Cover Image for Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público
Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público

O profissional de atendimento ao público desempenha um papel crucial em estabelecer a imagem e a reputação de uma empresa.  Essa posição reque...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados