Liderança remota: como gerir equipes à distância

Você já ouviu falar de liderança remota? Esse termo surgiu por conta da necessidade de coordenar a equipe corporativa em um ambiente de trabalho à distância.

Devido a pandemia de Covid-19, muitas corporações tiveram que adaptar suas atividades ao regime home office e com isso surgiu um grande desafio: como gerir equipes em um serviço à distância?

Para responder essa pergunta, separamos ótimas dicas para se tornar um bom líder diante dessa situação. Continue a leitura para ficar por dentro de tudo!

O que é Liderança Remota?

Antes da pandemia do novo coronavírus iniciar, a maior parte das corporações do Brasil realizava suas atividades em regime presencial. Segundo dados, 51% das empresas brasileiras não tinha nenhum departamento que operava de forma remota.

Frente a esse cenário, muitas empresas tiveram que se adaptar ao serviço à distância. Com isso, surgiu o desafio de liderar as equipes corporativas dentro do regime home office, adotado por corporações de diferentes áreas de atuação.

Levando isso em consideração, a liderança remota é uma habilidade essencial para coordenar equipes e motivar os funcionários a prestarem o melhor serviço, mesmo trabalhando à distância.

Porém, assim como acontece no regime presencial, os líderes de equipe enfrentam muitos obstáculos dentro dessa posição. Por conta disso, é muito importante que esses profissionais adotem algumas práticas para que consigam vencer esses desafios do home office.

Para te ajudar nesse processo, separamos algumas dicas para colocar em prática e se tornar um bom líder à distância!

1- Tenha foco na liderança, independentemente do regime

Primeiramente, antes de pensar nos desafios da liderança remota, os profissionais devem pensar nessa habilidade por si só. Isso ajudará a compreender que liderar é uma função que não depende de estar presente de forma física.

Dessa maneira, é possível guiar e orientar a equipe utilizando diferentes ferramentas e adaptando técnicas de engajamento e motivação.

Sabendo as responsabilidades que um bom líder deve tomar, fica mais fácil compreender como se deve usar os recursos disponíveis para executar suas respectivas funções.

2- Treine sua equipe de forma adequada

Todo mundo sabe que profissionais capacitados se sentem mais seguros no momento de realizar suas atividades dentro do trabalho. Sendo assim, para garantir uma boa liderança remota, é essencial que todos os funcionários estejam por dentro de técnicas e uso de materiais que os permitam trabalhar de forma eficaz e benéfica.

Esse processo de treinamento pode ser realizado através de videoconferências, cursos online e compartilhamentos de documentos e ferramentas de estudo.

Confira outras orientações para caprichar neste tópico:

  • Entenda a sua equipe
  • Forneça as ferramentas necessárias
  • Tenha uma visão geral das tarefas
  • Planeje a comunicação entre líder e equipe
  • Invista em gamificação para os funcionários

Os resultados de uma equipe bem treinada e familiarizada com materiais e processos não poderia ser melhor: mesmo trabalhando no regime remoto, o time corporativo consegue exercer sua função com agilidade e eficiência, trazendo muito sucesso para todas as partes.

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3- Invista nas ferramentas tecnológicas

A tecnologia se tornou uma grande aliada dentro do regime home office. Todas as pessoas, mesmo as que não tinham muito contato com esse mundo, tiveram que se adaptar para executar seus serviços de forma remota.

Entretanto, imprevistos podem acontecer até mesmo com ferramentas digitais, e esses problemas podem acabar desmotivando muitos profissionais. Por exemplo, buscar um documento compartilhado que não existe pode ser o suficiente para estragar os planos de uma reunião.

Para não ter que lidar com esse tipo de situação, é importante que a corporação invista em ferramentas digitais eficazes e aparelhos que funcionem bem. Se o funcionário já utilizava um computador no regime presencial, a empresa deve disponibilizar esse material para que ele tenha conforto e trabalhe de maneira eficiente no home office.

Essa é uma ótima dica para manter todos os colaboradores motivados e confiantes dentro do trabalho remoto.

4- Seja otimista

Uma ótima maneira de manter a equipe unida e confiante é ser um líder com espírito otimista, sem parecer artificial. Todos sabem que não estamos em um momento fácil, porém, é essencial que os líderes tenham uma postura positiva e amigável, a fim de passar tranquilidade e segurança.

Dessa maneira, os funcionários conseguem se manter animados para atingir suas metas com confiança. Afinal, num cenário tão delicado, o líder deve ser um exemplo de respeito e carisma.

Entretanto, é fundamental não colocar falsas esperanças na equipe corporativa. Nessa situação, o líder deve manter a responsabilidade e dizer como a corporação irá lidar com os problemas que podem surgir e ser transparente quanto às dificuldades.

5- Adote a flexibilidade

Ainda que o líder estimule os funcionários a criarem um ambiente de trabalho em casa e preservem a sua rotina profissional, é necessário entender que algumas questões pessoais podem mudar.

Dessa maneira, os líderes devem adotar a flexibilidade dentro do regime home office e permitir que sua equipe se adapte ao “novo normal”. Se o time for pequeno, por exemplo, talvez seja possível organizar as reuniões para que se encaixem no cotidiano de todos os funcionários.

6- Estabeleça metas atingíveis

Como estamos passando por um momento delicado, é comum que algumas metas sejam reduzidas ou até freadas dentro de uma corporação. Com isso, é preciso estabelecer metas que sejam possíveis e que sua equipe consiga atingir.

Se você forçar um crescimento “impossível” dentro desse cenário, o time corporativo ficará desmotivado, pois o objetivo nunca será alcançado.

7- Mantenha contato com a equipe

Com o regime remoto, os funcionários não ficam próximos, mas isso não é motivo para se distanciar do time. Manter o contato regular é fundamental para o desenvolvimento e treinamento da equipe.

Afinal, é com esse contato que o líder pode tirar dúvidas e verificar o processo de cada funcionário. Com isso, esse profissional pode organizar o seu próprio trabalho e desenvolver suas soluções para os problemas que podem surgir dentro da equipe.

Agende horários específicos para que essa comunicação aconteça, assim os funcionários podem se organizar e se preparar para a conversa.

A liderança remota é essencial para que a equipe mantenha a qualidade e o equilíbrio do trabalho e alcance as metas estabelecidas pela empresa. Seguindo essas dicas, é possível facilitar o dia a dia de todos os liderados e mantê-los motivados durante esse momento complicado.

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