Lead time de processos seletivos X êxito da empresa: qual a relação?

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O termo lead time de processos seletivos diz respeito ao tempo decorrente da chegada da solicitação para preenchimento de um vaga até o fechamento do processo, ou seja, quando o profissional com perfil mais aderente for contratado.

Por isso, o lead time de processos seletivos tem importância significativa para o bom andamento dos processos dentro das organizações, já que um processo seletivo bem executado traz resultados positivos para a empresa, com contratações precisas, rápidas e com menores custos.

Quer saber mais sobre lead time de processo seletivo? Então confira os motivos pelos quais é importante usá-lo no processo seletivo.

O mercado requer ações rápidas

Quanto mais ágil e eficiente for seu processo de contratação, mais competitiva a sua empresa será em seu mercado de atuação. Isso porque, as pessoas são as responsáveis por gerir os diferenciais competitivos dos negócios, e são elas que norteiam as estratégias, supervisionam e motivam as equipes, estabelecem os objetivos e tomam as decisões que direcionam as organizações a curto, médio e longo prazo.

Sendo assim, quando o candidato certo é selecionado, essa pessoa poderá contribuir de forma mais rápida para o sucesso da organização, pois tende a se adaptar mais facilmente aos processos do negócio.

Portanto, o processo de contratação de funcionários possui grande influência nos resultados das operações de uma empresa. Quanto melhor for a contratação e avaliação dos profissionais que pleiteiam a vaga, mais eficientes serão os resultados que eles gerarão para a organização no futuro.

As mudanças precisam ser acompanhadas

As mudanças tecnológicas e a globalização dos mercados impõem às organizações uma busca contínua por desenvolvimento e qualidade. Nesse contexto, o setor de RH atua como peça importante para adotar medidas organizacionais que atendam às crescentes demandas de agilidade e competitividade dos mercados, sendo o lead time de processos seletivos fundamental para a competitividade do negócio, pois influencia diretamente na produtividade. Essa produtividade, considerando fatores quantitativos e qualitativos, é resultado da alocação de profissionais mais aderentes a cada vaga.

Feitas essas considerações preliminares, separamos para você 4 ações para obter um lead time de processos seletivos ideal. Acompanhe!

1. Alinhe os processos

Um processo seletivo bem feito requer planejamento. O primeiro passo é identificar as atuais necessidades da organização e qual o perfil do profissional que o negócio procura.

É importante levantar também quais habilidades e competências o candidato precisa ter. Traçar o perfil da vaga é fundamental para atrair os candidatos que contribuirão de fato com o futuro do negócio.

2. Faça a divulgação da vaga em aberto

Após esse primeiro levantamento, chegou o momento de divulgar o perfil da vaga e buscar os novos talentos no mercado. É importante fazer a triagem procurando por candidatos que se encaixem no perfil definido na primeira fase.

3. Conte com a tecnologia

O uso da tecnologia na administração dos recursos humanos é um requisito importantíssimo para o lead time de processos seletivos. Por isso, faça uso das plataformas online para agilizar os processos de recrutamento e seleção. Use os recursos de filtro para selecionar o perfil ideal e faça entrevista por vídeo para otimizar tempo.

Dessa forma, você já avalia os candidatos e seleciona os melhores para as entrevistas presenciais. Lembre-se que os recursos para entrevista por vídeo possibilitam conectar candidatos de várias partes do país e do mundo. Assim, você já pode fazer as primeiras avaliações e até mesmo aplicar alguns testes.

4. Faça as entrevistas finais

Depois de entrevistar os candidatos por vídeo, você pode chamar aqueles mais aderentes ao perfil da vaga para as entrevistas finais. Escolha aqueles que serão encaminhados à gerência responsável. Escolhido o candidato, parta para a contratação e finalize o processo.

E lembre-se: durante todo o processo é preciso ter claras as características da equipe interna e procurar alinhar o candidato com as exigências e cultura da empresa. Somente assim o negócio terá êxito e ganhará em competitividade no mercado.

Lead time de processos seletivos x êxito da empresa

Encontrar o profissional ideal para ajudar as empresas a acompanhar a rapidez das mudanças de mercado requer uma visão estratégica dos profissionais de recrutamento e seleção.

Eles precisam estar atualizados com as principais tendências de mercado para serem capazes de conectar o momento do negócio com a necessidade competitiva da empresa e o perfil do candidato.

Além disso, um lead time de processos seletivos ajuda o RH a atingir seus objetivos, gerando engajamento para as equipes.

RH atua como elo entre colaboradores e empresa

Para uma empresa é muito importante que o processo seletivo aconteça de forma satisfatória e é um grande equívoco de algumas organizações associar o RH somente a questões burocráticas. Na verdade, o departamento de recursos humanos atua estrategicamente como o responsável pelo relacionamento entre empresa e seus colaboradores.

Além de ser o grande responsável por todo o processo de recrutamento e seleção de novos profissionais, o setor de Recursos Humanos também oferece treinamentos, faz análise da remuneração, reestruturação do trabalho e relações trabalhistas.

Dessa forma, é função do RH contribuir para o sucesso do negócio, e para isso monitora comportamentos e processos internos para alinhá-los às políticas da organização, promovendo incentivos que contribuam de forma efetiva para o bom andamento das atividades na empresa.

RH e tecnologias disruptivas

O profissional de recrutamento e seleção também deve ficar atento às inovações disruptivas para manter a empresa competitiva. Essas inovações estão alterando mercados antes consolidados.

Inovações disruptivas partem da criação de um novo mercado de serviços ou produtos que desestabiliza as marcas que antes dominavam, trazendo soluções mais econômicas, o que possibilita atender até um público que antes não tinha acesso ao mercado. São exemplos de inovações disruptivas ferramentas de recrutamento online, que permitem agilizar os processos e reduzir custos.

Como vimos ao longo deste post, analisar o prazo empregado no processo de admissão de novos colaboradores significa reduzir o tempo de contratação, o que diminui a ociosidade de ativos e investimentos realizados pela empresa, já que o funcionário contratado num tempo considerado ideal estará apto para assumir mais rapidamente as suas funções, contribuindo assim, para o êxito do negócio.

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