Entenda a importância da integração de setor na empresa

Imagem de capa do post Entenda a importância da integração de setor na empresa
Imagem conheça o Compleo

A falta de integração de setores em uma empresa pode causar pequenos problemas que se estendem para outros departamentos e comprometem todo o resultado do negócio. Embora uma boa comunicação interna contribua para aumentar a produtividade, isso por si só não é o suficiente.

Se a ideia é garantir a otimização de processos e o máximo de eficiência, promover a integração de setores é algo indispensável. Por isso, neste artigo mostraremos a importância desse processo tão fundamental para as empresas, seus benefícios e como isso deve ser feito. Continue a leitura e confira!

O que é a estratégia de integração de setores?

Trata-se de um conjunto de ações planejadas com o objetivo de fomentar uma cultura organizacional altamente produtiva, além de favorecer um ambiente de trabalho mais equilibrado.

Qual a sua importância?

Os dados de uma organização com setores integrados são mais facilmente transformados em informações relevantes, e isso auxilia na hora da tomada de decisões. A partir do momento em que esse valor se une aos sistemas — ágeis na disponibilização dessas informações e sólidos no controle do negócio —, a empresa passa a contar com um grande diferencial competitivo.

Além disso, se não há diálogo entre os setores, pode ser que eles ajam de maneira contraproducente, perdendo sinergia, não agregando valor no atendimento ao cliente final, e assim, desperdiçando a chance do aprendizado inerente à integração.

Quais são os benefícios da integração de setores para a empresa?

Agora que você já sabe o conceito e a importância da integração de setores, apresentaremos, a seguir, os principais benefícios de adotar essa estratégia.

Melhoria do clima organizacional

O clima organizacional depende diretamente da comunicação interna. Quando não há integração entre os setores, resta um frequente desentendimento entre os colaboradores ou com o gestor, devido a ruídos na comunicação. Assim sendo, o ambiente não é propício nem agradável para uma boa convivência.

Além disso, frequentemente, em muitas empresas outros departamentos entram em conflito com o setor financeiro. Isso acontece porque os gestores de recursos julgam algumas atividades como investimentos que não dão retorno.

Nesse sentido, as ações que amparam o alinhamento entre os líderes dos setores tanto tornam as relações mais profissionais, quanto deixam o ambiente de trabalho mais agradável. A partir do momento em que os profissionais que gerenciam as verbas sentem-se verdadeiramente incluídos nos projetos, passam a ter mais controle da situação e sabem o que a liderança espera daquele investimento.

No entanto, não é só o departamento financeiro que enfrenta esse tipo de desafio. Para que realmente haja engajamento, o ideal é realizar reuniões periódicas entre os gestores de todas as áreas.

Otimização de tempo

Com setores devidamente integrados, reduz-se o tempo gasto para a realização de demandas internas. Vamos imaginar as áreas financeiras e de RH trabalhando juntas, por exemplo. A princípio, parece que esses departamentos não têm ligação alguma, certo? Porém, como seria possível recrutar novos talentos se a receita anual da organização não dispõe de verba?

Justamente por isso, antes de abrir um processo seletivo, o RH deve estar conectado com o financeiro, obrigatoriamente. Dessa forma, há uma percepção não só do limite de gastos permitidos durante as etapas de um processo seletivo, como também sobre a quantidade de profissionais que podem ser admitidos.

Agir assim previne a perda de tempo com atividades que não seriam sustentadas pelos recursos internos da empresa e que, fatalmente, acabariam interrompidas.

Maior comprometimento dos funcionários

De tempos em tempos, os diretores fazem o planejamento estratégico da empresa e traçam alguns objetivos que devem ser alcançados por meio de metas. Na maioria das vezes, os gestores ficam a par desses objetivos, mas os colaboradores, em geral, não.

Nesse cenário, sem saber exatamente o que a organização pretende, cada setor atua de maneira autônoma em relação a processos, gastos, contratações, demissões etc. Isso significa que poucos ou até mesmo ninguém se preocupa em realmente ajudar a empresa a chegar onde ela deseja.

Por outro lado, onde há uma integração de setores, existe também maior comprometimento e responsabilidade com os objetivos e metas, na medida em que todos são igualmente cobrados por suas entregas e resultados.

Em outras palavras, uma área estando ciente do compromisso de outra, de certa forma, ela cobra e fiscaliza, e isso aumenta o nível de comprometimento de todos para cumprir as propostas organizacionais.

Facilitação do trabalho do setor de RH

Considerando que a área de Recursos Humanos lida diretamente com os colaboradores e que o seu desempenho afeta diretamente o nível de produtividade, podemos afirmar que a otimização dos resultados do RH por meio da integração de setores tende a beneficiar também todos os outros departamentos de uma empresa.

Aqui vale destacar que as inovações tecnológicas contribuem para que o setor de RH se torne ainda mais eficiente. Afinal, com a tecnologia, as organizações conseguem integrar sistemas que, por sua vez, promovem a união de setores internos.

Por fim, a ideia da integração entre o setor de RH e o de Tecnologia, por exemplo, é disponibilizar ferramentas aos colaboradores para que eles sejam capazes de otimizar a execução de suas ações do dia a dia.

Como isso deve ser feito?

Um dos principais requisitos para obter, de fato, a integração de setores em uma organização é alinhar a estrutura, a cultura, a estratégia, as habilidades das equipes, o estilo de gestão e a tecnologia com os objetivos do negócio.

Além da educação das partes interessadas, isso requer certificar-se de que cada departamento e que cada colaborador entendam a relevância de um envolvimento maior entre as áreas. Dito isso, apresentaremos abaixo algumas dicas e ações sobre como implementar essa vantajosa estratégia em um negócio:

  • cuide de perto da socialização de novos colaboradores;
  • desenvolva processos intersetoriais;
  • crie projetos conjuntos entre as áreas;
  • promova confraternizações;
  • invista em ferramentas de comunicação;
  • fomente a automação de processos;
  • analise indicadores de desempenho;
  • execute uma boa gestão de mudança ao integrar setores.

Diante de tudo isso, podemos afirmar que a integração de setores trata-se de uma solução utilizada por organizações que querem se fortalecer no mercado em que atuam e permanecer assim por muitos anos. Afinal, uma empresa integrada e bem alinhada é capaz de atingir resultados surpreendentes.

Se este artigo contribuiu para aprimorar ainda mais o seu aprendizado, conheça também o impacto da liderança 4.0 na empresa!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados