Gestão de talentos: 5 dicas de ouro para fazer na sua empresa

Imagem de capa do post Gestão de talentos: 5 dicas de ouro para fazer na sua empresa
Imagem conheça o Compleo

Recrutar, treinar e engajar colaboradores nos objetivos organizacionais é o que chamamos de gestão de talentos, sendo esse um dos grandes desafios do setor de Recursos Humanos. Isso porque o trabalho começa ainda na captação dos melhores profissionais do mercado, passa por uma contratação eficiente e em ações após a aquisição, como treinamento e desenvolvimento, gestão de benefícios, a implantação de uma cultura de feedback, entre outras questões.

Assim, a gestão de talentos deve estar entre as pautas mais relevantes da gerência de Recursos Humanos, a fim de otimizar recursos e ainda proporcionar um ambiente favorável ao alto desempenho, seja de forma individual ou em grupo.

Quer saber mais sobre gestão de talentos? Então, confira as dicas que separamos para você implementar na sua empresa!

O que é gestão de talentos e qual a sua importância?

Gestão de talentos são as ações referentes às estratégias para contratar, treinar e reter profissionais de alto rendimento, com a criação e manutenção de um clima organizacional saudável, onde os funcionários são motivados e engajados com os objetivos organizacionais e as metas da empresa.

Todos esses esforços têm por finalidade viabilizar o trabalho das equipes para que elas alcancem resultados cada vez melhores. Nesse cenário, a gestão de talentos também inclui a organização de assuntos operacionais e burocráticos, além da adoção de ações para ajudar no crescimento da carreira dos funcionários.

Vale a pena lembrar que a gestão de talentos faz parte das ações de um RH estratégico, já que se propõe a trabalhar na retenção dos melhores profissionais, e a identificar talentos em potencial, que possam vir a agregar mais resultados ao negócio.

Assim, a importância da gestão de talentos se dá pela necessidade de a corporação formar times de alto rendimento, atrair e reter os melhores talentos, o que é um grande diferencial competitivo para as empresas. Isso acontece porque as pessoas tendem a fazer melhores entregas quando percebem que a instituição para a qual trabalham se importam com elas.

Como fazer a gestão de talentos de forma eficiente na empresa?

Agora que você já sabe o que é gestão de talentos e qual a sua importância, veja a seguir como implantar na sua empresa!

1. Use a tecnologia para recrutar pessoas

Os softwares de Recrutamento e Seleção (R&S) são fortes aliados para otimizar o tempo e encontrar os candidatos com maior afinidade com a vaga de maneira automática.

Utilizar essa ferramenta é importante porque uma eficiente gestão de talentos começa pelo Recrutamento e Seleção dos melhores profissionais do mercado. Assim, é importante investir na boa experiência do candidato e também em sua experiência dentro da organização.

Logo, é fundamental que todo o processo de R&S seja conduzido de forma transparente e direcionado para a cultura organizacional e valores do negócio, a fim de garantir o fit cultural entre empresa e candidato.

O próximo passo é acompanhar e mensurar os resultados. Com essas informações é possível trabalhar em medidas para melhorar as etapas de recrutamento, reduzindo o tempo do processo.

2. Tenha um programa de onboarding

O onboarding começa assim que a vaga é anunciada — transmitindo aos candidatos informações a respeito do cargo e da companhia, à medida que as etapas do processo seletivo vão avançando — e é reforçado com uma recepção de boas-vindas aos colaboradores contratados pela empresa.

É a partir desse processo que os funcionários efetivados passarão a ter uma maior compreensão acerca do funcionamento da companhia, quais são as dinâmicas de trabalho, a rotina, organização dos setores e toda a estrutura organizacional.

Ou seja, fazer a implementação de um bom programa de onboarding ajuda no alinhamento das expectativas, tanto de empresas quanto de novos colaboradores, aumentando as chances de sucesso das contratações.

Assim, o processo de onboarding é o melhor momento para dizer às pessoas quais são os objetivos da corporação e como cada membro dela pode contribuir para o resultado esperado. Logo, o programa de onboarding é ideal para engajar os colaboradores, e em épocas de distanciamento social, como o que estamos vivendo com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, esse processo pode ser feito por meio de plataformas online.

3. Valorize a cultura do feedback

Incentivar a comunicação dentro da empresa e também fomentar uma cultura de feedback é fundamental para a geração de bons resultados. Logo, é preciso desenvolver a cultura do feedback na companhia para revelar às pessoas que fazem parte do negócio o que é esperado delas.

Para isso, é importante incentivar um diálogo saudável e que proporcione o desenvolvimento tanto de pessoas quanto da própria companhia. Para que a cultura do diálogo seja efetiva, é fundamental treinar a liderança e estimular que ela incentive essa prática entre as equipes. O diálogo torna possível a avaliação dos processos organizacionais e seus resultados.

4. Ofereça bons benefícios

Uma boa gestão de talentos também envolve a gestão de benefícios, que são vantagens que vão além da remuneração. Esses benefícios estão muito relacionados ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas, como o oferecimento de planos de saúde, convênios com academias de ginástica, fornecimento de alimentação, convênio com escolas, cursos e faculdades.

Horas de trabalho flexíveis, prêmios e outros incentivos são formas de elevar a satisfação das pessoas, conferindo à companhia uma imagem humanizada, o que colabora de forma direta para a formação de uma marca empregadora forte.

5. Invista em capacitação

Ao investir em capacitação e em outras iniciativas de treinamento e desenvolvimento, além de formar profissionais mais alinhados com as necessidades do negócio, a empresa também suscita o senso de gratidão nos funcionários.

Isso acontece porque eles percebem que a empresa investe nas pessoas e, com isso, tendem a permanecer mais tempo na organização, o que gera bons resultados, como a retenção de talentos e a melhora na performance, tanto em nível individual quanto em grupo.

Como a gestão de talentos pode ser feita à distância?

A pandemia causada pelo novo Coronavírus antecipou a tendência do trabalho home office, e a tecnologia tem sido uma forte aliada para encurtar distâncias, ao mesmo tempo em que reduz custos. Assim, você pode iniciar a gestão de talentos na empresa com a ajuda de ferramentas tecnológicas, como os recursos de Recrutamento e Seleção por vídeo e outras funcionalidades que tornam possível avaliar o candidato de forma eficiente e em menos tempo.

Assim, com um software de Recrutamento e Seleção, você gerencia as etapas do seu processo seletivo em todas as etapas, desde a abertura do cargo até a entrevista final.

Como vimos ao longo desta leitura, uma eficiente gestão de talentos é fundamental para o sucesso de qualquer negócio, e para isso, uma série de ações devem ser pensadas, implementadas e avaliadas, a fim de atrair, engajar, motivar e reter os melhores profissionais do mercado.

Se você gostou deste artigo sobre gestão de talentos, entre em contato para conhecer nossa solução completa de software para R&S!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Cover Image for Como aplicar a inteligência artificial no RH?
Como aplicar a inteligência artificial no RH?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas e sistemas simulem o raciocínio humano e realizem tarefas complexas de for...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados