Gestão de RH: como a tecnologia pode otimizar os processos seletivos

Imagem de capa do post Gestão de RH: como a tecnologia pode otimizar os processos seletivos
Imagem conheça o Compleo

Gerenciar o pessoal é da empresa é uma grande responsabilidade para o setor de RH. Além de habilidades pessoais de comunicação e conhecimentos específicos na área, para uma gestão de RH efetiva, o gestor de recursos humanos precisa do apoio tecnológico.

Não é possível fechar os olhos à importância da tecnologia para todas as empresas. Ela otimiza os processos, garantindo mais rapidez e aumentando a produtividade e o potencial competitivo do negócio.

Veja como a gestão de RH pode se beneficiar com a tecnologia!

A seleção de talentos por meio da tecnologia

Para o RH, o recrutamento e a seleção de talentos é uma importante etapa, pois a empresa necessita de funcionários competentes, que apresentem qualificações para desenvolver suas funções e estejam estimulados para trabalhar. Um funcionário moroso e desestimulado pode afetar a produtividade e transforma-se em um custo oneroso para a empresa, em um investimento mal aplicado.

Por esse motivo, o gestor de RH procura selecionar com eficiência os candidatos aos cargos ofertados. Com a tecnologia avançada da atualidade já é possível realizar essa seleção com o máximo de cuidado e de forma a captar, efetivamente, aqueles funcionários que a empresa precisa, que ajudarão a gerar lucros e a expandir o negócio.

Veja a seguir alguns exemplos de como a tecnologia certamente otimizará a gestão de RH.

Os diversos recursos da tecnologia

Veja algumas ferramentas tecnológicas que serão úteis para recrutar e selecionar pessoas para ocupar cargos dentro da empresa.

Internet

A internet é um exemplo bem claro de como a tecnologia pode favorecer a gestão do setor de RH. Ela facilita o acesso de candidatos que revelam, de fato, interesse pelo cargo ou função em disponibilidade. Também favorece um conhecimento mais aprofundado desse setor sobre os participantes, especialmente por meio das redes sociais destinadas especificamente ao trabalho (como LinkedIn).

Jogos virtuais

Os jogos virtuais, mais conhecidos como games, estão em alta nos processos seletivos. Notícia publicada na Folha de São Paulo revelou que grandes nomes do mercado estão fazendo uso desse recurso a fim de ter uma noção melhor sobre o potencial administrativo dos candidatos e da forma como eles se apresentam para o cargo.

Skype

É possível até realizar entrevistas por meio do Skype e de outras ferramentas que fazem uso da webcam. É mais cômodo para a equipe de RH e para cada candidato. E essa estratégia não compromete, na maioria das vezes, a qualidade dos bons resultados.

Big Data

O Big Data, indiscutivelmente, tem contribuído para otimizar os processos na gestão de RH. Sua capacidade de processar e armazenar uma grande quantidade de dados, oriundos de diferentes fontes (principalmente, das redes sociais) e em diferentes formatos (como áudios, vídeos, e-mails, posts, transações financeiras) permite ao gestor recolher informações valiosas para selecionar os candidatos. Aliado a uma solução de BI (Inteligência de Negócios), os resultados serão ainda mais precisos.

Softwares e aplicativos

Existem ainda os ERPs (gestão corporativa) e muitos aplicativos de uso simples, mas que podem facilitar consultas, o acesso dos candidatos e melhorar o relacionamento entre a empresa e os potenciais funcionários.

Entre os softwares, destaca-se aquele que realiza o mapeamento de perfil comportamental de cada candidato, permitindo também monitorar o desenvolvimento deles. Por meio desse software, é possível identificar rapidamente os candidatos que mais se ajustam à cultura organizacional da empresa, aos seus valores e à sua missão.

Cada uma dessas pessoas poderá, portanto, ser direcionada para a função que mais se adéqua ao seu perfil, ajudando a aprimorar os trabalhos, gerando atividade mais produtivas e funcionários mais estimulados, já que trabalham com o que gostam e com o que compreendem.

Com o mapeamento de perfil comportamental, consegue-se economizar nos processos de recrutamento e seleção, bem como se despende menos tempo com ele, já que existe mais objetividade na escolha e direcionamento dos futuros funcionários.

Cloud computing

A tecnologia cloud computing (na nuvem) também vem inovando a gestão de RH. Os dados ficam armazenados em um servidor online, fora da empresa, dispensando custos e espaço com infraestrutura.

Esses dados podem ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet. Primam por sua segurança (backups, antivírus, criptografia) e tendem a custar menos que comprar a licença de um software.

A gestão de RH e a divulgação dos cargos

A antiga forma (embora ainda seja utilizada) de convidar trabalhadores colocando placas de “Precisa-se” nas fachadas das empresas não é mais tão necessária. Os anúncios em classificados tornaram-se bem menos eficientes do que as novas tecnologias, no que se refere à divulgação de cargos a serem ocupados nas empresas.

Há portais de recrutamento/seleção, redes sociais, softwares que permite encontrar talentos em tempo muito rápido. Por exemplo, o cadastro de um candidato em determinado sistema facilita a identificação do cargo/função que mais se adéqua a ele. Esses softwares permitem uma gestão de RH e um processo seletivo mais unificado.

Existem softwares que se integram às redes sociais (Facebook, LinkedIn, Twitter), postando anúncios que alcançam milhares de pessoas. Por meio do YouTube também é permitido realizar anúncios abrangentes. Nas redes sociais, as opções de compartilhamento promovem uma divulgação que praticamente não tem nenhum custo extra para a empresa.

A redução da distância nos processos seletivos

A tecnologia serve ainda para aproximar a empresa de todos os candidatos, independentemente de onde eles morem, seja em outra cidade, outro estado, outra região ou, até mesmo, outra nação.

O processo de recrutamento e seleção, que pode ser dividido em muitas etapas, pode se realizar à distância, usando videoconferências. Esse recurso contribuí para fazer entrevistas e observações totalmente online.

As outras vantagens da tecnologia na gestão de RH

Vamos tentar resumir alguns benefícios que a tecnologia propicia à gestão de RH no que se refere ao trabalho de recrutamento e seleção, aproveitando os recurso citados mais acima:

  • automação das atividades;
  • agendamento online;
  • aprimoramento na captação de talentos;
  • administração otimizada do processo de recrutamento;
  • melhor organização no processo seletivo;
  • redução de custos no setor de RH;
  • praticidade na realização de entrevistas:
  • otimização de tempo;
  • aumento da qualidade na capacitação profissional;
  • melhoria na eficiência;
  • mais agilidade nos processos (desde o início até os resultados finais);
  • simplificação das operações;
  • redução de erros e retrabalhos;
  • mensuração dos resultados.

Já usa tecnologia em sua gestão de RH? Aproveite para interagir com o Compleo, uma plataforma que oferece um sistema completo para gerenciamento do setor de Recursos Humanos. Estamos nas redes sociais — Facebook, Twitter e LinkedIn!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados