Gestão de pessoas online: 6 dicas para otimizar esse processo

A gestão de pessoas online se faz indispensável nos dias de hoje, principalmente em virtude do alto índice de adeptos do home office. Por meio dessa gestão, é possível acompanhar os processos da empresa e auxiliar no que for necessário para que o seu time possa executar suas atividades com segurança.

O problema é que muitos gestores acreditam ser impossível gerir uma equipe a distância, pois acham que essa tarefa é ineficiente e muito complexa. No entanto, a verdade é que, com organização e um bom planejamento, é possível obter excelentes resultados com a gestão de pessoas online. Quer saber como?

Neste artigo, apresentamos dicas essenciais para colocar essa estratégia em prática e melhorar a gestão da sua equipe de maneira remota. Acompanhe!

1. Faça um planejamento para o trabalho remoto

Dentro de uma empresa, tudo precisa ser planejado — e quando falamos de gestão de pessoas online, isso é ainda mais essencial. Nesse sentido, você precisa investir seus esforços para definir metas, objetivos e estratégias de acordo com a realidade da sua equipe.

Estabeleça prioridades, a fim de orientar seus colaboradores sobre quais atividades são mais importantes para serem executadas. Os prazos também precisam ser revistos para que a equipe possa trabalhar com mais tranquilidade e sem pressão.

Com as metas bem definidas, as equipes conseguem trabalhar mais alinhadas e, com isso, melhoram a entrega dos seus resultados. O planejamento ajudará o time a se sentir mais confiante para executar suas funções.

Assim, todos saberão o que fazer, independentemente da circunstância — é claro que, se houver algum imprevisto, o gestor ou o líder deverá ser acionado, no entanto, ambos saberão qual caminho seguir, uma vez que o planejamento também facilita a tomada de decisão.

2. Defina a rotina de trabalho para a equipe

Os colaboradores precisam ter uma rotina bem definida para serem produtivos e eficientes, tendo em vista que, em um primeiro momento, é realmente difícil se desligar de algumas coisas que prejudicam a nossa concentração e o nosso foco.

O primeiro passo é estabelecer o horário de início e término do expediente, incluindo pausas para o almoço e descanso. Caso seja necessário, defina um horário para que vocês possam se reunir para conversar sobre os projetos da empresa e tirar dúvidas.

Dessa forma, a equipe consegue produzir melhor e proporcionar os resultados esperados, impedindo, assim, a perda de prazos e quebra de confiança com o seu cliente final. Lembre-se de que, quanto mais organizado for o seu fluxo de trabalho, haverá mais comprometimento com as entregas feitas aos seus clientes por parte de seus colaboradores.

3. Use indicadores de desempenho

O uso de indicadores de desempenho é indispensável para tornar a gestão de pessoas online ainda mais eficiente. Embora você confie no trabalho da sua equipe, é importante monitorar os resultados dela para observar se existem gargalos que comprometem não só a produtividade do time, mas a qualidade dos serviços prestados também.

Por meio dessas ferramentas, é possível identificar quais ajustes precisam ser feitos para evitar prejuízos à empresa. Além, é claro, de identificar oportunidades para o seu negócio.

indicadores de RHPowered by Rock Convert

Os indicadores estratégicos, por exemplo, analisam os cenários internos e externos e outras variáveis que impactam as atividades da empresa. Os indicadores táticos, por sua vez, permitem acompanhar o desempenho das estratégias, questionando o que pode ser feito para melhorar o alcance dos seus objetivos.

4. Reúna a equipe (virtualmente) com uma frequência determinada

As reuniões periódicas ajudam não só a manter a equipe motivada e alinhada, mas também facilitam o gerenciamento dos indicadores de desempenho, os quais são usados para analisar os resultados da empresa.

Nesse sentido, é importante se reunir com o seu time com uma frequência determinada. Escolha um dia da semana para debater assuntos relacionados à empresa, a fim de mostrar para os colaboradores em que eles podem melhorar e tirar eventuais dúvidas que possam ter sobre o processo. Além disso, nessa reunião você pode reconhecer os esforços daqueles que se destacaram durante a semana.

Essa é uma maneira muito eficaz de fortalecer o relacionamento entre líderes e colaboradores e, ao mesmo tempo, manter sua equipe focada para sempre melhorar o seu desempenho.

5. Aperfeiçoe a comunicação

A comunicação interna é essencial para manter as equipes unidas e reduzir ao máximo os problemas de relacionamento entre os colaboradores. Quando falamos de trabalho remoto, ela se faz ainda mais importante. Isso porque, nesse modelo de trabalho, os ruídos na comunicação costumam ser muito frequentes, o que prejudica diretamente o desempenho das equipes.

Nesse sentido, é importante que você aperfeiçoe a comunicação interna do seu negócio. As instruções repassadas aos colaboradores precisam ser ricas em detalhes, a fim de minimizar os equívocos na hora da execução das tarefas.

A adoção de canais que facilitam essa comunicação remota é indispensável. Seja por meio de um software ou de e-mail, é importante que as informações sobre o fluxo de trabalho estejam claras o suficiente para garantir bons resultados.

6. Invista em tecnologia

Quando o assunto é gestão de pessoas online, o uso da tecnologia é indispensável para garantir que a performance da sua equipe seja excelente. Dessa forma, conte com o auxílio de sistemas que ajudam a tornar a sua liderança mais precisa e eficiente, mesmo que a distância.

O ideal é que esse sistema permita que você controle todas as tarefas dos seus colaboradores, a fim de mensurar a produtividade da equipe e até mesmo fazer uma análise para possibilitar a redução de custos e realocar os colaboradores para suprir outras demandas da empresa.

A gestão de pessoas online ajudará não só a monitorar o desempenho da sua equipe, mas também auxiliará na contratação de funcionários. Com um software de confiança, será possível otimizar o gerenciamento de lead-time do seu processo de recrutamento. Com o software do Compleo, por exemplo, o profissional de recrutamento consegue gerenciar os processos de seleção do início ao fim.

Além disso, ele consegue fazer triagem por vídeo, compartilhar informações com seu time e gerenciar atividades do processo seletivo para melhorar a qualidade e rapidez dos seus processos.

Quer ter acesso a esse software na sua empresa? Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como podemos ajudar você!

About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment