Gestão de Pessoas: O que é, qual é a sua importância e seus pilares

Os colaboradores representam uma das partes mais valiosas de uma organização. Por isso, é importante realizar uma boa gestão de pessoas para reter esses profissionais.

Por meio de uma gestão eficiente de pessoal, a empresa conseguirá inspirar e engajar os colaboradores para se mobilizar em prol dos objetivos da companhia. Essa é uma grande vantagem competitiva no mercado!

Continue a leitura do artigo para entender mais sobre o assunto!

O que é Gestão de Pessoas?

A gestão de pessoas é uma estratégia que visa selecionar, treinar e motivar os colaboradores para otimizar a produtividade do ambiente de trabalho e promover o crescimento profissional de cada indivíduo. 

Os líderes e gestores são responsáveis por aplicar essa estratégia, que pode ser bastante desafiadora.

Esses profissionais devem liderar, motivar, treinar, inspirar e encorajar seus subordinados. Porém, ao mesmo tempo, também precisam demitir, disciplinar e avaliar. 

Essa é a tarefa mais importante de um líder e representa a chave para o sucesso de qualquer negócio. E em tempos de pandemia, a gestão de pessoas online também se torna crucial e possível de ser feita. 

Qual é a importância da Gestão de Pessoas nas empresas?

A gestão de pessoas é fundamental para qualquer negócio, já que ajuda a estreitar os laços entre a empresa e os colaboradores, além de colocar valores e objetivos em sintonia!

Desta forma, é possível promover o crescimento mútuo. Os profissionais estarão bem treinados e engajados, dispostos a se dedicar à empresa para fazê-la crescer enquanto avançam em suas carreiras.

Os dados provam o quanto adotar essa estratégia é benéfica para as empresas. Segundo pesquisas da Gallup e Queen’s University, empresas com profissionais engajados conquistam:

  • 15% mais produtividade;
  • 30% mais satisfação ao cliente;
  • 21% mais lucratividade.é 

5 Pilares da Gestão de Pessoas

Se você adotar a gestão estratégica de pessoas em sua empresa para alcançar melhores resultados, é importante se atentar aos cinco pilares da área:

1° Pilar – Motivação

A motivação incentiva os profissionais a se superarem e alcançarem os melhores resultados. Por isso, esse é um dos pilares mais importantes da gestão de pessoas.

indicadores de RHPowered by Rock Convert

Há várias maneiras de engajar a equipe. Por meio de feedback de reconhecimento, seleção de funcionário do mês, pagamento de bônus em dinheiro por metas batidas, envio de brindes promocionais em datas comemorativas, como uma caneta personalizada, etc.

2° Pilar – Processo de Comunicação

A comunicação é uma parte essencial de uma gestão eficiente. Ela deve ser clara e bilateral para permitir que todos membros da equipe trabalhem juntos em prol de um objetivo comum. Ou seja, tanto líderes quanto os funcionários devem estar abertos a ouvir.

3° Pilar – Trabalho em Equipe

Uma empresa é composta por diferentes áreas e pessoas que dependem uma das outras durante a execução das atividades. 

Por meio de um ambiente que incentiva a colaboração e que utiliza ferramentas para que diferentes colaboradores atinjam juntos as metas da empresa é possível conquistar resultados melhores. 

Vale ainda incentivar momentos de interação fora da empresa, como festas corporativas e confraternizações.

4° Pilar – Liderança

O líder é a peça-chave para a gestão estratégica de pessoas, pois é o responsável por inspirar e gerar motivação nos colaboradores.

Por essa razão, a empresa deve trabalhar para desenvolver as lideranças atuais, como também as futuras, para exercerem seu papel com eficiência.

5° Pilar – Treinamento e Desenvolvimento

Capacitar os colaboradores favorece o desenvolvimento de novas habilidades e gera maior produtividade.

Para que essa tarefa seja bem sucedida, você pode oferecer feedbacks construtivos, incentivar o desenvolvimento de habilidades, estar disponível para treinamentos e dúvidas, além de apoiar em atividades desafiadoras e incentivar as oportunidades de aprendizagem.

Principais objetivos e desafios da Gestão de Pessoas

Por meio desses pilares, é possível alcançar os principais objetivos da gestão de pessoas, que são:

  • desenvolvimento de lideranças e de talentos;
  • alinhamento de metas profissionais dos colaboradores com objetivos da empresa;
  • geração de motivação e engajamento;
  • aumento da produtividade;
  • criação de um ambiente de trabalho mais humanizado;
  • construção de uma cultura organizacional forte;
  • melhora da comunicação interna da empresa;
  • superação de desafios e conflitos.

Porém, a busca por uma gestão eficiente com colaboradores engajados e produtivos traz também alguns desafios aos líderes, como:

  • identificação de talentos: é necessário saber identificar talentos em processos seletivos, como também ao observar a própria equipe;
  • motivação dos funcionários: conseguir motivar os colaboradores e desenvolver proatividade no time exige técnicas, como concessão de benefícios;
  • retenção de talentos: não basta identificar talentos, também é preciso retê-los na empresa com estratégias para cultivar nos colaboradores a lealdade;
  • manutenção do clima organizacional: é necessário manter o ambiente de trabalho agradável e positivo.

Gestão de Pessoas e sua relevância

A gestão de pessoas tem ganhado cada vez mais importância nas empresas devido aos benefícios que proporcionam, tanto para os colaboradores, como também para o sucesso de um negócio.

Porém, para conseguir uma gestão eficiente, é preciso seguir os pilares da área para conquistar seus objetivos e superar os desafios que possam surgir.


About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment