Você sabe o que são gaps de competências? Descubra aqui!

Avaliar a performance dos seus colaboradores é muito importante para saber se eles atendem às necessidades da sua empresa. Entender isso é fundamental para conquistar resultados ainda melhores e, consequentemente, melhorar a satisfação do seu cliente final. Para isso, é importante identificar os gaps de competência de cada colaborador.

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil identificar os pontos fortes e fracos de sua equipe e criar ações eficientes para mantê-la motivada e mais produtiva.

Neste artigo, explicaremos melhor o que são gaps de competência e como você consegue identificá-los. Acompanhe!

O que são gaps de competência?

Gaps de competência referem-se às lacunas entre os talentos que o colaborador tem e o perfil ideal para se encaixar no cargo disponível na empresa.

Essas lacunas podem prejudicar a empresa de diversas maneiras, uma vez que o profissional que não tem as competências necessárias entregará resultados de baixa qualidade e pouco satisfatórios. Esse problema pode interferir até mesmo na produtividade de outros times e, consequentemente, no desempenho do negócio.

Os gaps de competência podem aparecer por diversos motivos, como falta de interesse do colaborador em participar de treinamentos, mas, independentemente da razão, eles não podem ser ignorados, pois tendem a piorar com o passar do tempo.

Como identificá-los?

A seguir, explicamos os principais passos para você conseguir identificar os gaps de competência dos seus colaboradores. Confira!

Mapeie as competências de que a sua empresa precisa

O primeiro passo é identificar as necessidades da sua empresa, a fim de entender se os seus colaboradores estão atendendo às expectativas. Para isso, é de suma importância ter conhecimento dos objetivos da organização. Caso eles ainda não estejam bem definidos, refaça o planejamento estratégico da empresa, considerando sua missão, visão e valores.

Dessa forma, é possível identificar quais são as competências necessárias que ajudarão a empresa a melhorar o seu desenvolvimento no mercado.

Analise a descrição de cargos

Responda à seguinte pergunta: a sua empresa faz uma descrição completa e eficiente dos seus cargos? Se a resposta é não, fica muito mais difícil selecionar pessoas que tenham o conhecimento necessário para executar suas responsabilidades.

Esse é um erro muito comum nas empresas, porém, precisa ser evitado para evitar os gaps de competências. Nesse sentido, é importante que a organização analise detalhadamente suas descrições de cargos e verifique se elas estão de acordo com as competências exigidas para tal.

Se achar necessário, reformule a descrição para alinhar todas as informações e exigências que a empresa precisa de cada colaborador.

Realize avaliações de desempenho

Embora as avaliações de desempenho não identifiquem quais são os gaps de competência do seu colaborador, elas são muito importantes para apontar se há algo de errado ou incomum na performance do funcionário que precisa de uma atenção maior para não prejudicar os resultados da empresa.

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Por meio da avaliação de desempenho, o gestor consegue identificar falhas e verificar quais são as competências faltantes que contribuem para a queda dos resultados. Com isso, pode criar ações para alcançar os objetivos propostos com mais rapidez e eficácia.

É interessante que essas avaliações sejam realizadas de maneira periódica, a fim de evitar que os problemas aumentem e se tornem difíceis de solucionar.

Como resolvê-los?

Embora desligar o colaborador com gaps de competência seja a solução mais rápida, ela não é a mais recomendada, uma vez que nesse processo a empresa perde em produtividade e conhecimento organizacional. Ainda, aumenta seus custos com demissão, recrutamento e contratação. Veja o que é preciso fazer para solucionar esse problema.

Ofereça feedbacks

O feedback é muito importante para conscientizar o colaborador a respeito do impacto que seus gaps de competência estão proporcionando para os resultados da empresa. Além de apontar o problema, é interessante que você ouça seu funcionário para que ele também possa expressar sua opinião sobre o assunto.

Dessa forma, fica muito mais fácil de entender e escolher que tipo de treinamento é mais viável e eficiente para tratar determinados casos.

Feito isso, é de suma importância informar o colaborador sobre a decisão que será tomada a respeito do problema e o porquê. O objetivo aqui é criar uma relação de confiança para não desmotivar o profissional e, com isso, prejudicar a sua produtividade.

Analise os resultados da avaliação

Após realizar a avaliação de desempenho, o gestor precisa analisar os resultados obtidos. Nesse momento, é importante entender o que originou aquele gap de competência, qual processo da empresa sofreu impactos negativos e há quanto tempo ele existe.

Todas essas informações ajudarão a direcionar a tomada de decisão para solucionar os problemas existentes. Ainda, será possível evitar a perda de tempo e recursos em treinamentos que não trarão resultados positivos e muito menos ajudarão a resolver o problema em questão.

O resultado disso é uma tomada de decisão mais eficiente e que ajudará a empresa a se desenvolver cada vez melhor.

Invista em treinamentos

O investimento em treinamentos é uma ótima estratégia para resolver os gaps de competência dos seus funcionários, uma vez que ele contribui para a diminuição da rotatividade de funcionários e mantém em alta a retenção de talentos na empresa.

Nesse caso, é preciso dividir os treinamentos de acordo com as competências que precisam ser desenvolvidas, a fim de evitar treinamentos desnecessários e que não levarão a lugar nenhum.

Nesse sentido, é preciso fazer um planejamento eficiente da trilha de aprendizagem de cada um, tendo como base o perfil ideal de cada cargo. Além disso, lembre-se de definir os métodos e a abordagem para a realização do treinamento.

Os gaps de competências podem fazer com que a empresa perca espaço no mercado, uma vez que terá problemas recorrentes e que podem impactar diretamente a experiência do seu consumidor final. Por isso é tão importante identificar esses gaps e trabalhar para que eles sejam resolvidos o mais rápido possível. Assim, a empresa ganha em produtividade, motivação do colaborador e em melhores resultados.

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