O que devemos esperar para o futuro do trabalho nos próximos anos

Imagem de capa do post O que devemos esperar para o futuro do trabalho nos próximos anos
Imagem conheça o Compleo

Em meio ao novo cenário em que vivemos, onde as inovações tecnológicas mudam com frequência o modo como o mercado atua, gestores e empresários precisam ficar atentos a elas. Nesse contexto, um dos pontos mais críticos é o futuro do trabalho e o impacto que a tecnologia tem sobre ele.

Isso ocorre porque, conforme ferramentas de operação e gestão mais avançadas surgem, o modo como os colaboradores desempenham suas tarefas precisa evoluir para acompanhar a tendência. Em um mercado altamente competitivo, empresas que não tomam esse cuidado tendem a ficar para trás, perdendo espaço para companhias mais preparadas.

Considerando esse fato, desenvolvemos um conteúdo com informações a respeito das principais mudanças que estão por vir no mercado de trabalho. Leia o artigo e se informe melhor a respeito!

Conceito de 4ª Revolução Industrial

Não é preciso ir muito longe para verificar as mudanças que a tecnologia vem causando em nosso modo de vida. Há poucos anos atrás, uma pessoa interessada em captar novos conhecimentos ou realizar trabalhos acadêmicos, por exemplo, precisava ir até uma biblioteca. Hoje em dia, uma vasta gama de informações está disponível na internet e pode ser acessada por meio de um simples dispositivo móvel.

Quando analisamos o impacto de tais inovações no universo corporativo, podemos observar evoluções ainda mais impactantes. Por meio de softwares especializados, o time de gestão é capaz de controlar, em tempo real, todas as etapas produtivas da companhia. Além disso, ao fazer uso de uma combinação de softwares e robôs, indústrias se tornam capazes de automatizar parte de sua operação, reduzindo assim custos e aumentando a produção.

Este conjunto de inovações, que aumenta a produtividade dos processos produtivos ao mesmo tempo que reduz seus custos, tem sido visto como a 4ª Revolução Industrial, ou Indústria 4.0.

Tecnologias que mais impactam o mercado

Podemos dizer que uma série de fatores contribuem para mudar o modo como empresas administram sua operação, o que obviamente se reflete no futuro no trabalho. Algumas ferramentas, porém, tem um papel mais relevante nesse processo. Dentre elas, podemos citar as seguintes:

Internet

Embora a Internet, como a conhecemos hoje, possa ser considerada uma invenção recente, é difícil imaginar a manutenção de nosso cotidiano sem ela. No mercado de trabalho, ela não apenas abre portas para que empresas sejam capazes de alcançar um número maior de clientes e para a captação de talentos, mas também permite que os colaboradores se capacitem com maior facilidade.

Além disso, a ferramenta viabiliza o trabalho remoto, pois, por meio dela, o colaborador é capaz de se comunicar em tempo real com seus gestores diretos e de ter acesso às informações que precisa para realizar suas atividades, inclusive de forma remota, isso em qualquer parte do mundo que conte com uma transmissão de dados de qualidade.

Essa nova forma de trabalho está diretamente atrelada ao bem-estar do colaborador, pois lhe permite desempenhar suas funções em um ambiente mais confortável e ainda torna desnecessária a locomoção até a empresa, o que causaria custos e estresse, principalmente em grandes cidades.

É válido ressaltar que essa inovação no trabalho também beneficia a empresa. Afinal, ela reduz o investimento necessário em espaços físicos e em todos os fatores relacionados à sua manutenção. Além disso, se bem gerenciado, o trabalho remoto tende a ser mais produtivo.

Big data

De um modo simples e resumido, podemos descrever o Big Data como um enorme conjunto de dados captados e registrados em tempo real, durante a execução de uma tarefa ou acontecimento de um evento. Esse conceito pode ser aplicado nas mais diversas operações, desde o monitoramento do tráfego em uma avenida ao funcionamento diário de uma empresa.

A finalidade do Big Data é armazenar um grande volume de informações, o que permite que o analista identifique padrões e encontre oportunidades. Por meio da tecnologia, uma companhia pode realizar tarefas como:

  • identificar tendências do mercado e se antecipar a elas;
  • descobrir erros e falhas em sua operação;
  • melhorar a relação com clientes e fornecedores;
  • aprofundar a relação com colaboradores para reter talentos e elevar sua produtividade.

Computação em nuvem

Embora o Big Data seja de extrema utilidade, armazenar tantos dados em servidores próprios não é uma tarefa barata. Nesse contexto, a computação em nuvem surge como uma solução adequada. Essa tecnologia permite que uma pessoa, empresa ou instituição guarde seus dados em um servidor externo, administrado por uma companhia especializada.

Um fato interessante sobre o serviço é que ele pode ser contratado de modo escalar, ou seja, a empresa paga apenas pelo espaço digital que utiliza. Além disso, as companhias responsáveis pelo armazenamento em nuvem contam com protocolos muito avançados para a proteção de dados, o que eleva a segurança de informações críticas.

Inteligência artificial e automação

A inteligência artificial, por sua vez, pode ser descrita como um conceito projetado para que softwares sejam capazes de aprender por conta própria, captando dados e executando tarefas, o que lhes permite realizar determinadas funções de forma autônoma. Como um exemplo dessa aplicação podemos citar os chatbots usados por muitas centrais de atendimento.

Quando combinamos um software capaz de aprender e se aprimorar sozinho a robótica, a realização de diversas atividades pode ser feita sem a intervenção direta de um humano, abrindo assim espaço para as chamadas fábricas inteligentes.

Impactos da tecnologia no mercado de trabalho

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que conceitos como a inteligência artificial e a automação tendem se tornar cada vez mais frequentes, de modo que, com o tempo, atividades simples e repetitivas serão realizadas por softwares e robôs. É necessário ressaltar, porém, que, por mais inteligente que seja o sistema, ele ainda precisa ser monitorado por seres humanos.

Além disso, tarefas mais específicas, principalmente aquelas que exigem criatividade, continuarão sendo executadas por colaboradores humanos. Mas o modo como esse serviço é prestado também deve sofrer grandes mudanças.

Com o avanço do trabalho remoto e da automação, a tendência é que, no futuro do trabalho, os colaboradores desempenhem suas atividades laborais em casa, por meio da internet. Um arranjo que lhes permitirá trabalhar com um número maior de empresas, em um regime semelhante ao praticado por freelancers atualmente.

Papel do RH no futuro do trabalho

Mesmo que o avanço da tecnologia beneficie tanto as empresas quanto os colaboradores, a adoção das novas práticas tende a ser uma tarefa complexa. Isso ocorre porque, como toda a mudança, a implementação das atualizações na política de trabalho pode causar algum desconforto, enquanto o processo é realizado.

Levando esse fato em consideração, é interessante que a mudança seja feita de modo gradual, para que o time de Recursos Humanos seja capaz de acompanhar seus resultados de perto e assim implementar soluções, frente a problemas que tendem a surgir.

Como um exemplo dessa evolução gradual, podemos citar o trabalho em home office. A empresa pode permitir que alguns colaboradores comecem a desempenhar suas atividades laborais em casa e, depois de observar seus resultados, estender esse benefício a um número maior de funcionários.

Por fim, é válido ressaltar que as inovações tecnológicas têm o potencial de otimizar todas as etapas e procedimentos em uma empresa, o que obviamente inclui os processos seletivos. Por meio de um software especializado, por exemplo, o recrutador é capaz de compreender mais a fundo o perfil do candidato, o que aumenta a eficiência do recrutamento.

Agora que você entende melhor como será o futuro do trabalho, gostaria de contar com uma ferramenta avançada para captar novos talentos de uma forma mais eficiente? Entre em contato conosco e conheça a plataforma do Compleo!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Cover Image for Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público
Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público

O profissional de atendimento ao público desempenha um papel crucial em estabelecer a imagem e a reputação de uma empresa.  Essa posição reque...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados