O que fazer para manter os funcionários motivados em meio à pandemia?

A pandemia causada pelo coronavírus trouxe muitos desafios, principalmente para as empresas e seus funcionários. A preocupação com a saúde e com as finanças está presente no dia a dia de muitos profissionais. Dessa forma, é valioso saber como  manter os funcionários motivados, mesmo em meio à crise.

Essa motivação se dá por sensações e ou emoções internas dos funcionários e também de eventuais desmotivações com as demandas de trabalho.

Por conta disso, separamos algumas medidas que podem ajudar a todos: empresários e colaboradores. Confira!

Home Office: Como mudou as relações de trabalho?

Vale a pena ressaltar a importância do home office nesses tempos, antes mesmo de saber quais são as medidas efetivas para o dia a dia dos funcionários,

A pandemia, sem dúvidas, fez com que as pessoas precisassem ter muito mais cuidados com a saúde individual e coletiva. 

Assim, ao invés de sair para trabalhar, pegar transporte público e, consequentemente, se expor mais ao vírus, o home office se tornou a melhor saída. 

Afinal, em casa, os colaboradores têm mais segurança, além de conforto e qualidade de vida. 

Ao mesmo tempo, os empresários podem economizar com aluguel de escritório, gastos com manutenção do ambiente de trabalho e pagamento de vale-transporte. 

Aliás, para fazer o pagamento dos funcionários e de outros custos da empresa, existe a possibilidade das empresas abrirem uma conta digital: uma verdadeira revolução dos últimos tempos!

Por que é importante manter os funcionários motivados?

Saber como motivar os funcionários traz benefícios para todos, não importando o seu cargo dentro da empresa. Acima de tudo, os colaboradores são pessoas e as pessoas gostam de se sentir valorizadas. 

Dentre os benefícios, primeiramente, os colaboradores se sentem realmente importantes e valorizados na empresa. 

Isso acaba aumentando, também, o engajamento da equipe em todas as tarefas diárias.

Além disso, permite que todos os profissionais e times possam crescer cada vez mais e a empresa passar a investir cada vez mais na gestão de pessoas.  

Logo, os bons frutos também são colhidos pela empresa, que passa a ter colaboradores muito mais satisfeitos e, consequentemente, mais produtivos. 

Com ações corretas pelos funcionários, o líder de um determinado setor consegue passar para a diretoria os bons desempenhos da área e por consequência, o sucesso de atingir os objetivos macros da empresa.

Impacto do acolhimento aos funcionários

Um outro ponto a se destacar é que, desde o início da pandemia da Covid-19, é comum encontrar muitos funcionários se sentindo solitários.

E a liderança tem um papel importante para motivar e fazer uma ponte importante na busca por esse bem-estar do colaborador e de identificar esses potenciais sentimentos.

As preocupações com a saúde e com a vida econômica mexeram bastante com a estrutura emocional das pessoas, e também, não teria como ser diferente. 

Sem contar no caso daqueles que já não vêm a família com frequência e que moram sozinhos. Nessas situações, a sensação de solidão, insegurança e despertencimento são maiores ainda. 

4 dicas para motivar os funcionários

A boa notícia é que a empresa sempre pode fazer mais para melhorar a vida dos funcionários. Adotar ações de motivação e também apostar na criação de um workflow criativo e eficiente, pode trazer bons retornos no cotidiano dos colaboradores.

Confira, a seguir, quatro dicas que podem ajudar todo mundo: 

1 Reajuste dos objetivos

É normal que, diante de uma crise sem tempo certo para acabar, a empresa precise reavaliar a própria situação e, além disso, reajustar os objetivos. 

E para tornar todas as tarefas e resultados a se obter mais claros, vale usar o OKR – Objectives and Key Results ou Objetivos e Resultados-chave. 

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Trata-se de uma gestão de metas que ajuda os empresários e gestores a definirem os objetivos dos negócios com clareza. 

O interessante é que essa definição também dá mais compreensão aos funcionários e assim, torna o trabalho das equipes mais alinhado e focado nas metas, além de despertar o interesse dos colaboradores. 

2 Reconhecimento aos funcionários

Impossível falar sobre como motivar os funcionários sem citar o reconhecimento. 

No dia a dia, é importante observar com bastante atenção as tarefas dos times e, sempre que uma ou mais pessoas conseguirem bons resultados, dê o devido valor a isso. 

Mostre que os resultados foram positivos e, mais do que isso, extremamente necessários para os negócios continuarem crescendo. 

Tudo isso faz com que os colaboradores se sintam verdadeiramente importantes e motivados para conquistar mais e mais. 

3 Adote estratégias de comunicação com a equipe

A comunicação é uma peça-chave quando falamos de trabalho e sucesso em equipe. Inclusive, é importante ter também boas práticas de comunicação em processos seletivos.

E não dá para manter os funcionários motivados, se a gestão e a diretoria não mantêm contato frequente com todos. 

Sendo assim, foque na comunicação eficiente. 

Esse passo pode ser feito por meio de canais internos para a troca de informações, por exemplo, uma ferramenta para conversas virtuais, criação de um jornal online da própria empresa, laboratórios e workshops para a troca de conhecimentos e muito mais. 

Mais do que isso, deixe bem claro que todos têm voz na empresa, que a opinião de cada colaborador é realmente imprescindível para a empresa seguir crescendo. 

Se achar interessante, coloque este aspecto da comunicação eficiente na cultura da empresa. Assim, o cuidado de dialogar fica ainda mais claro e evidente a todos e desde os primeiros contatos com a instituição. 

4 Dê feedbacks constantes

A quarta e última dica é sobre os feedbacks constantes. 

Separe um momento do mês para conversar com cada funcionário, avaliar como foram os últimos 30 dias de produção dele, quais foram as vitórias e quais são os próximos desafios. 

Ao mesmo tempo, também pergunte quais são as impressões e opiniões da outra pessoa. É importante deixar o espaço aberto para que os funcionários se expressem e dê novas ideias. 

Muitos insights bem significativos podem sair dessa troca. Por exemplo, pode-se identificar nesses feedbacks alguns gaps de competências. E ao reavaliar o funcionário, é possível reter talentos e impulsionar o desenvolvimento profissional daquele colaborador. 

Além disso, é possível resolver problemas e conflitos de maneira mais cuidadosa. 

Não tenha dúvidas de que a conversa franca realmente é sempre o melhor caminho. 

Depois de conhecer essas quatro dicas, fica mais fácil motivar os funcionários em meio à pandemia. 

Agora é com você: coloque os passos em prática e não se esqueça de sempre buscar a opinião e feedbacks das equipes. 

Os comentários e sugestões de todos podem ajudar a aperfeiçoar os objetivos da empresa. Aproveite tudo! 


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