Conheça agora as principais ferramentas para gerenciamento operacional do RH!

Imagem de capa do post Conheça agora as principais ferramentas para gerenciamento operacional do RH!
Imagem conheça o Compleo

O RH conta com muitas tarefas. Precisa encontrar e contratar talentos, bem como integrar equipes, treinar e corrigir problemas, entre outras coisas. Para que todos esses trabalhos sejam feitos com êxito, é preciso boas ferramentas para gerenciamento operacional do RH.

Para ficar mais claro, pense nessas ferramentas como tecnologias que facilitam o trabalho diário. O software de recrutamento e seleção, por exemplo, permite que toda a contratação de talentos seja otimizada, sendo que algumas etapas podem até ser automatizadas. Ao fazer isso, além de ganhar mais tempo, o gestor pode focar no que é estratégico à empresa.

Adiante, explicamos os benefícios das ferramentas de gerenciamento operacional do RH, quais são as principais e como você pode aproveitá-las da melhor forma. Acompanhe e tenha uma ótima leitura!

Afinal, quais os benefícios das ferramentas de gerenciamento?

Muitas das tarefas do RH são realmente importantes para o sucesso da empresa. Por exemplo, se o gestor de pessoas falha em contratar talentos, os times de trabalho podem ser fracos e os resultados desejados nunca serão alcançados, o que promove outros problemas.

Felizmente, a tecnologia pode ajudar o RH a obter melhores resultados. Bons softwares garantem que os processos diários sejam bem conduzidos, que o número de erros seja cada vez menor e que os dados sejam transformados em informações estratégicas.

Adiante, explicamos os principais benefícios das ferramentas operacionais de RH. Veja:

  • aumenta a velocidade das tarefas diárias;
  • reduz o número de inconsistências nos processos de RH;
  • facilita a extração e uso de dados volumosos;
  • permite a automação de tarefas mais repetitivas;
  • aumenta o nível de entregas do departamento de RH;
  • otimiza a comunicação interna empresarial.

Todavia, para obter esses benefícios, você precisa contar com as ferramentas certas. Caso contrário, estará somente gastando recursos financeiros com itens triviais. Para entender quais são essas tecnologias, confira o próximo tópico.

Quais as ferramentas para gerenciamento operacional do RH?

Dispor de boas ferramentar para gestão operacional é essencial para qualquer setor de uma empresa. No RH isso não é diferente. Veja agora quais são as principais.

Software de recrutamento e seleção

O processo de recrutamento e seleção provavelmente é o mais importante do RH. Ele permite que profissionais talentosos sejam contratados e equipes de alta performance sejam construídas. Por isso, é importante otimizá-lo com boas tecnologias.

O software de R&S tem muitas funcionalidades. Por exemplo, permite a centralização e o gerenciamento dos anúncios de vagas, a automação da triagem de currículos e o envio de feedbacks massivos para os candidatos. Assim, todo o trabalho torna-se ágil e preciso.

Tecnologia para entrevista em vídeo

Dentro do recrutamento e seleção, outra ferramenta operacional importante é a tecnologia de entrevista em vídeo. Ela flexibiliza o encontro com os candidatos, tornando-os mais fáceis, agradáveis e amistosos. Além disso, permite que o RH tenha algumas vantagens. Por exemplo, o gestor pode ver a entrevista quantas vezes julgar necessário, assim como compartilhá-la com outros líderes.

Tecnologias mais modernas contam com recursos de reconhecimento facial, permitindo uma leitura precisa das emoções dos candidatos com base em suas expressões, o que é praticamente impossível sem o uso da tecnologia.

Dashboard para monitoramento de dados

O dashboard diz respeito a um painel de controle, que sumariza informações importantes de um determinado processo. Com tal tecnologia, o gestor de RH pode ter uma visão geral dos seus resultados de maneira instantânea, o que facilita a tomada de decisões diárias.

Imagine novamente a seleção. O gestor precisa de uma série de informações estratégicas, como o número de candidatos que se inscreveram para a vaga, o tempo médio para seleção e o valor financeiro investido. Com esses e outros dados, além de ficar mais bem-informado, é possível melhorar suas decisões. O dashboard garante que o gestor tenha acesso a tais dados.

Tecnologias de business intelligence

Tecnologias de BI funcionam da seguinte forma: coletam, organizam e analisam grandes volumes de dados sobre empresa ou setor específico (nesse caso, o RH), então transformam esses dados em informações estratégicas e úteis para a tomada de decisões.

Quando o RH utiliza grandes volumes de dados para maximizar seus resultados, isso é chamado de People Analytics. Seus benefícios são muitos, como a otimização da atração e retenção de talentos, a redução do número de erros diários e o maior engajamento das equipes de trabalho. Ou seja, não só o RH, mas toda a empresa passa a ser beneficiada.

Canais de comunicação interpessoal

Por vezes, os sistemas de comunicação interpessoal são desconsiderados. No entanto, eles são realmente importantes, pois reduzem os ruídos na comunicação, facilitam a execução dos processos e reduzem o tempo gasto com erros indesejados.

No processo de contratação de talentos, por exemplo, é preciso estabelecer uma ótima comunicação com os candidatos, enviando e recebendo feedbacks precisos. Se isso não for feito, os talentos podem ter uma péssima experiência e abandonar o processo de seleção.

Como aproveitar essas ferramentas em benefício do RH?

Para encontrar uma boa ferramenta e adotá-la ao setor de RH, é preciso pensar em três coisas: i) a capacidade da ferramenta atender às demandas do RH; ii) a relação entre custo e benefício dessa ferramenta e iii) a qualidade do seu fornecedor.

Entre as principais ferramentas, é possível destacar o software Compleo. Ele é dedicado à melhoria de todo o processo de recrutamento e seleção, tornando-o mais fluido e preciso.

Há o Compleo ATS, dedicado a todo o processo de R&S — do anúncio da vaga, triagem de currículos até a efetivação do talento. Sendo assim, ele cobre praticamente todo o processo de aquisição de talentos, permitindo que os melhores profissionais integrem a empresa.

Uma alternativa é o Compleo Vídeo. Ele é dedicado a entrevistas em vídeo, permitindo que o gestor e o RH utilizem o mundo digital em seu benefício. Entre suas vantagens, está a análise de emoções do entrevistado por meio de inteligência artificial.

Veja, agora você está por dentro do assunto. Lembre-se de que boas ferramentas para gerenciamento operacional do RH não só facilitam o trabalho, mas também permitem o alcance de resultados grandiosos. Felizmente, existem muitos tipos de ferramentas, como softwares de R&S, dashboards e sistemas de BI. O Compleo é uma alternativa poderosa para sua gestão de RH.

E então, gostou do nosso artigo? Está pronto para otimizar seus resultados? Aproveite para entrar em contato conosco, descobrir mais sobre ferramentas de gestão operacional do RH e entender como o Compleo pode beneficiar suas tarefas diárias.

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados