Entrevista por vídeo e entrevista física: quando escolher cada uma?

Imagem de capa do post Entrevista por vídeo e entrevista física: quando escolher cada uma?
Imagem conheça o Compleo

Para acompanhar o dinamismo do mercado, desenvolver processos seletivos arrojados e que otimizem a busca por talentos tornou-se uma premissa fundamental para as empresas da atualidade. Nesse sentido, o uso de tecnologias é condição sine qua non para sua organização atingir os resultados desejados nas diversas etapas de recrutamento.

Entre as formas de avaliar os candidatos estão as entrevistas online, ferramenta já adotada por grandes corporações ao redor do mundo, a fim de facilitar a participação de talentos em potencial geograficamente distantes e agilizar a triagem. Mas qual é o melhor momento para adotar a entrevista por vídeo e entrevista física?

Para ajudar você a entender os benefícios da entrevista por vídeo, este post explica como essa ferramenta funciona e aborda as melhores maneiras de incluí-la nos seus processos seletivos. Além disso, trazemos 5 razões para adotar esse recurso, contudo, sem excluir os encontros presenciais. Acompanhe as próximas linhas!

Qual é a diferença entre entrevista por vídeo e entrevista física?

Ao longo de sua trajetória, você provavelmente já utilizou entrevistas físicas inúmeras vezes nos processos de recrutamento e seleção de sua empresa.

Tradicionalmente presente como ferramenta de RH, a entrevista física é um recurso bem conhecido. Nela, o candidato é sabatinado com o intuito de ser avaliado do ponto de vista comportamental e técnico.

Esses encontros, inclusive, podem integrar uma série de desafios, como dinâmicas de grupo, apresentação de projetos e performances em condições de pressão.

Trata-se de um evento que demanda despender diferentes tipos de recursos (humanos, estruturais, materiais, financeiros e de tempo) para conseguir eficácia na realização. Algo bastante oneroso, conforme a estratégia, e demorado, especialmente se a lista de candidatos for extensa.

Por isso, com a sofisticação dos softwares de recrutamento e seleção, as entrevistas online, por meio de plataformas de videoconferência, estão se tornando muito populares.

Além de permitirem que os candidatos participem das etapas de qualquer localidade, entrevistas por vídeo possibilitam não apenas que os encontros aconteçam ao vivo, mas também por meio de gravações contendo respostas específicas, as quais podem ser avaliadas posteriormente.

Ao utilizar o recurso da entrevista por vídeo, sua empresa também consegue observar características individuais do candidato, como expressão oral, desenvoltura, habilidades técnicas e até seu comportamento, contudo, preservando sua individualidade e garantindo melhor experiência no contato com a organização.

Como efeito, há melhor gestão do tempo, minimização de custos e sua empresa consegue investigar os potenciais talentos com maior eficácia. Ademais, essa triagem evita desgastes para os candidatos dispensados.

A necessidade do recrutamento online

Além da otimização dos processos seletivos, utilizar o recurso da videoconferência (como também é chamada a entrevista por vídeo) vai ao encontro da era digital.

Ao passo que as tecnologias estão exigindo uma transformação nos meios de produção das organizações, os processos seletivos também precisam passar por modernização, a fim de acompanhar a nova geração de profissionais ― os Millennials ―, altamente familiarizada com o universo digital.

Recursos mais tradicionais (Skype e Google Hangouts) atendem razoavelmente bem a possibilidades oferecidas pela entrevista por vídeo. Porém, sua empresa pode contar também com ferramentas exclusivas e funcionalidades específicas.

Tudo dependerá das vantagens que se deseja obter e do investimento a ser feito. É bastante válido procurar empresas especializadas, de forma que os softwares sejam desenvolvidos para atender bem às necessidades da corporação.

A vantagem é tanta que softwares como o Compleo Video, integrante do Compleo ATS, já são considerados um exemplo bem-sucedido de funcionalidade e estão ganhando cada vez mais a preferência de gestores de RH, uma vez que seus recursos estão proporcionando maior produtividade às entrevistas graças à integração do recurso de vídeo.

Quando utilizar o vídeo ou o encontro presencial?

Deve-se entender que a entrevista por vídeo não aparece como uma opção para substituir, de uma vez por todas, a entrevista física. Todavia, ela entra no cenário de recrutamento e seleção como uma maneira de complementar e simplificar o processo de triagem.

Funciona como uma espécie muito eficiente de “peneira”, eliminando imediatamente as pessoas que não exibem as características necessárias para o cargo oferecido. Dessa forma, a necessidade da entrevista presencial se estabelece apenas para os candidatos que correspondem ao perfil exato que a empresa busca.

Isso evita a morosidade dos “pentes finos” das etapas presenciais, com um grande volume de candidatos dentro da organização, melhorando, inclusive, a experiência dos candidatos com a empresa.

Em um exemplo prático, se sua empresa está acostumada a utilizar meios mecânicos para filtrar um grande número de candidatos, como mini entrevistas por telefone, o recurso do vídeo substitui essa etapa. Além disso, os recrutadores já partem para a entrevista física com uma ideia em construção sobre os profissionais que conhecerão pessoalmente.

Sendo assim, a entrevista física ainda é essencial. Ela pode ser usada nas etapas mais avançadas, já com um número mais reduzido de candidatos, com o intuito de abordagens mais específicas para o cargo aspirado.

Uma das grandes vantagens do método presencial é o fato de o recrutador sentir a energia do candidato, seu interesse e disposição para a função, o que é fundamental para que a escolha mais apropriada aconteça.

Entrevista online X Entrevista gravada

Ao optar por fazer uma entrevista por vídeo, você ainda precisa se atentar aos possíveis modelos. São duas opções: a entrevista online e a gravada. Elas podem parecer a mesma coisa e são até semelhantes, mas existem diferenças entre elas.

A entrevista online é feita por um sistema de videoconferência e é o modelo que mais se assemelha às entrevistas físicas, ou seja, é uma reunião online. Ambos os participantes estão online ao mesmo tempo e a entrevista funciona como uma conversa. Por conta disso, permite explorar melhor comentários que o entrevistado fez, por exemplo.

Já a entrevista gravada, como o nome indica, é quando o candidato envia um vídeo para os recrutadores, a partir de perguntas que são enviadas previamente. É muito comum na primeira parte do processo seletivo, quando você quer conhecer melhor o candidato ou avaliar seu inglês, por exemplo.

Como se preparar para uma entrevista por vídeo?

Para uma entrevista por vídeo perfeita você precisa ter o mesmo cuidado do que com uma entrevista física. Para se preparar você precisa, antes de mais nada, preparar o candidato. Pode ser que ele nunca tenha feito uma entrevista dessas. Então, no e-mail de confirmação da entrevista você já deixa bem claro o que é esperado dele nesse momento.

Você também deve se preparar para cada candidato. Ao procurar conhecer um pouco sobre ele, pense em perguntas específicas, que estão de acordo com sua experiência profissional mais pessoal e como isso se aplica na sua empresa.

A preparação para a entrevista também envolve o horário marcado. Organize sua agenda para que não haja conflitos e observe a pontualidade do candidato. Também é importante evitar distrações no momento da entrevista, como outra demanda da empresa. Deixe claro que esse momento é para focar totalmente no candidato.

Os cuidados necessários na hora de fazer uma entrevista por vídeo

Grande parte dos cuidados no momento de fazer entrevistas por vídeos é em relação à tecnologia. Antes das entrevistas, garanta que todo o aparato técnico está funcionando perfeitamente. Teste todos os equipamentos, como a câmera e o microfone, além da conexão com internet.

Também é importante tomar cuidado com o local em que a entrevista é feita. O ideal é escolher um local tranquilo, onde as interrupções são mínimas. Se você quiser, pode escolher uma sala que tenha a empresa no fundo, para dar uma ideia para o candidato de como é o ambiente de trabalho. O único cuidado é para não ter muita distração.

Por fim, existem cuidados em relação ao próprio candidato. Procure saber se ele fez o dever de casa e pesquisou bem sobre a empresa. Você pode perceber sinais da sua motivação e engajamento, pela forma como ele responde. Respostas monossilábicas demonstram falta de interesse.

Outro cuidado em relação aos candidatos é se atentar ao nervosismo. As entrevistas são, naturalmente, uma situação que leva a ansiedade, especialmente se eles realmente querem o emprego. Se perceber que o candidato está nervoso, comece conversando sobre ele. para que se sinta à vontade.

Quais são os benefícios e facilidades da entrevista por vídeo?

Você já percebeu que a entrevista por vídeo tem uma série de vantagens e que chega com o intuito de complementar as etapas presenciais do processo de seleção.

Dessa forma, apostar no uso da tecnologia nos processos de recrutamento e seleção é um caminho indispensável à sua constante otimização. Sem os recursos digitais, a morosidade dos processos tradicionais pode afastar talentos importantes, que serão levados para empresas com uma seleção mais dinâmica.

Sendo assim, entenda nestas 5 razões por que a entrevista com o uso de vídeo é mais do que uma tendência e apresenta diversos benefícios para quem utiliza essa opção.

Agilidade do processo

Receber vídeos dos candidatos no processo de triagem agiliza essa etapa. A triagem pode ser feita sem que o recrutador saia da empresa e dispensa a necessidade de uma estrutura maior, por exemplo.

Além disso, talentos que já estão empregados podem participar da seleção sem prejudicar seus horários de trabalho. Afinal, os vídeos podem ser gravados fora dos horários convencionais e depois enviados para o recrutador.

É possível também que o recrutador forneça as perguntas previamente para o candidato, que utiliza o vídeo para respondê-las. O ideal é definir o tempo mínimo e máximo para cada questão. Isso tornará o processo ainda mais produtivo e objetivo, possibilitando que um número maior de candidatos seja entrevistado.

Otimização de tempo

Quando falamos em entrevista por vídeo, uma das principais vantagens é a utilização eficiente do tempo. Isso porque o agendamento de encontros presenciais ocasiona uma operação logística, tanto por parte dos candidatos quanto dos recrutadores, que está sujeita a falhas decorrentes de condições adversas.

Principalmente em cidades populosas, o nível de organização para uma entrevista física demanda um tempo maior de preparo, especialmente porque pelo menos uma das partes dependerá do trânsito.

Fatores climáticos e até desconhecimento da região onde será a entrevista podem ser complicadores que acarretam atrasos e até mesmo abstenções, problemas prejudiciais ao dia de seleção.

Com a entrevista por vídeo, esses problemas são drasticamente reduzidos. O principal é que os recrutadores não precisam destinar seu tempo exclusivamente para receber os candidatos, tampouco se deslocar.

Redução de custos

Quanto mais você otimiza seu tempo, mais economiza com os processos seletivos. Como dissemos, a utilização de plataformas online apresenta diversas funcionalidades que agilizam as contratações, evitando gastos desnecessários.

Isso porque a triagem, quando feita dessa forma, elimina etapas como as ligações telefônicas e os vários encontros presenciais. Além disso, são feitas economias com as possíveis horas extras dos profissionais envolvidos e também serviços de terceiros.

Vale lembrar ainda que a tecnologia em questão tem custos muito mais estáveis e não se desgasta com o uso. Ou seja, o investimento nela pode ser reaproveitado de forma contínua.

Além disso, com tecnologias como o armazenamento em nuvem (cloud computing), os vídeos e outros dados dos candidatos podem ser guardados a um custo muito baixo, em comparação com os montantes investidos na estrutura das etapas presenciais de um recrutamento.

Registro permanente

Como todo o histórico dos candidatos fica permanentemente registrado, a análise desse material pode acontecer de forma atemporal. Isso é bem vantajoso, tanto porque independe do imediatismo quanto porque a empresa consegue traçar o perfil dos talentos com os quais teve contato, o que permite manter um banco de profissionais interessantes atualizado.

Ainda que um candidato, porventura, não tenha sido escolhido para dar continuidade à seleção naquele momento, se suas informações estão guardadas em um banco, os recrutadores têm condições de resgatar esses registros e, quem sabe, promover a contratação desse profissional em um momento posterior.

Maior eficácia nas escolhas

Outro benefício das entrevistas por vídeo é a possibilidade de analisar os materiais com maior profundidade.

Enquanto em uma entrevista física as impressões são construídas com base no que se observa momentaneamente e as conclusões são fruto, principalmente, de apontamentos e da memória, as entrevistas por vídeo possibilitam uma análise mais calma e criteriosa.

Além de ser possível assistir aos materiais diversas vezes, os recrutadores também conseguem rever pontualmente as imagens de cada candidato e comparar as respostas para perguntas cruciais. Ainda, se persistir dúvidas em relação a um perfil comportamental, cruzar essas informações facilita uma escolha mais certeira e eficiente.

Conheça o sistema Compleo Vídeo

Se você busca um software de recrutamento, o Compleo Vídeo é uma referência de mercado para a área de RH. São diversas funcionalidades no sistema para complementar suas entrevistas por vídeo. Por exemplo, ele permite integração com o aplicativo, além de organizar as respostas dos candidatos.

Como você percebeu, entrevista por vídeo e entrevista física são dois recursos indispensáveis em um processo de recrutamento e seleção mais eficiente. Sabendo como utilizá-los da maneira correta, seus resultados certamente serão melhores e você correrá menos riscos de perder talentos importantes para organizações concorrentes. E com a ferramenta adequada, você consegue tornar o processo ainda melhor.

Gostou do post? Quer mais dicas de como otimizar os processos de seleção na sua empresa? Então, confira o e-Book modelo de e-mails para recrutamento e seleção.

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados