Entrevista por vídeo: conheça a nova tendência na gestão de RH

Imagem de capa do post Entrevista por vídeo: conheça a nova tendência na gestão de RH
Imagem conheça o Compleo

A tecnologia revolucionou uma série de questões, desde a comunicação até as metodologias organizacionais. Com ela, é possível otimizar os processos, administrar melhor o tempo e maximizar os resultados. Não à toa, as empresas investem cada vez mais em ferramentas exclusivas como a “entrevista por vídeo”, que são capazes de aprimorar os mecanismos internos.

Os setores de RH, por exemplo, têm notado o potencial da tecnologia no processo de seleção, tornando-os mais práticos e ágeis. Desde aplicativos até softwares, fato é que, atualmente, certos aparatos deixaram de ser um diferencial e tornaram-se pré-requisito para as instituições que buscam alcançar lugares privilegiados no mercado.

É nesse cenário que surgiu um grande aliado dos profissionais de Recursos Humanos: a entrevista por vídeo.

Interessou-se pelo assunto e quer esclarecer algumas dúvidas sobre essa ferramenta poderosa? Então continue a leitura!

O que é a entrevista por vídeo?

Como o próprio nome sugere, a entrevista por vídeo nada mais é do que uma conversa realizada com um candidato por meio da transmissão de vídeos. O recurso também é chamado como videoconferência e entrevista remota ou virtual.

O surgimento de ferramentas com essa proposta, como o Skype, já chegou há algum tempo no país. Contudo, a sua utilização pelo setor de RH é relativamente recente. Até então, o processo de seleção acontecia — quase que exclusivamente — pelo avaliação dos dados e experiências do candidato e também por conversas presenciais.

Porém, com a complexidade do mundo contemporâneo e com uma rotina cada vez mais turbulenta, as organizações entenderam a importância de encontrar um mecanismo para simplificar o processo de recrutamento e seleção, facilitando, assim, tanto a vida do candidato quanto dos profissionais de RH.

Vale destacar que o olho no olho continua sendo vital para a contratação — até porque conhecer o candidato pessoalmente, sentindo a sua energia, disposição e interesse pelo trabalho, ajuda a fazer uma escolha mais acertada. Mas existem certos momentos que podem, sem sombras de dúvida, serem substituídos pelo contato virtual.

Como funciona?

Não basta saber o que é a entrevista por vídeo: é preciso entender como utilizá-la no processo de seleção, tendo sempre em mente que essa metodologia é indicada para as etapas iniciais, não descartando, assim, as demais fases do processo de recrutamento.

Para começar, saiba que existe a possibilidade de fazer a entrevista por gravação ou ao vivo. No primeiro caso, elabore bem as perguntas e estimule o prazo de resposta para cada questão. Depois, é só encaminhar o conteúdo para os possíveis candidatos.

Já na segunda situação, a entrevista acontecerá em tempo real, ou seja, está sujeita a imprevistos. Nesse sentido, é importante escolher um local adequado, evitando interrupções — seja por barulhos, seja por causa da lentidão da internet.

Independentemente da opção adotada, lembre-se ainda de definir o tempo mínimo e máximo de cada questão. Como o intuito, aqui, é conhecer melhor o profissional, certifique-se de que os questionamentos realmente são os mais adequados. Somente assim será possível ter uma visão mais clara do candidato.

Além do mais, não se esqueça que algumas pessoas são excelente profissionais, mas não se expressam tão bem diante da câmera. Então é preciso ter cuidado redobrado no momento da decisão.

Entrevista física ou vídeo

Quais são os benefícios dessa metodologia?

Não são raros os casos em que os profissionais — das mais variadas áreas — afirmam que o dia precisaria ter pelo menos 30 horas para conseguir realizar em tempo hábil todas as atividades. Afinal, são tantas obrigações diárias que o tempo parece não ser o suficiente.

Diante desse cenário, nada mais sábio do que utilizar os benefícios da tecnologia em prol da otimização das tarefas. A implementação da vídeo conferência, por exemplo, possibilita que a entrevista seja realizada a qualquer momento e em qualquer lugar. Basta ter acesso ao aparelho eletrônico e a internet.

Mas não é só isso. Veja outros benefícios dessa metodologia:

Reduz os custos operacionais

Além de automatizar e agilizar o processo de recrutamento, a questão dos custos é outro ponto a favor da entrevista por vídeo. Com uma excelente relação de custo-benefício, existem recursos próprios para a realização dessa atividade, que vão proporcionar segurança, comodidade e economia para a empresa.

Importante ressaltar que o candidato também será beneficiado com essa estratégia, uma vez que ele não precisará gastar com transporte e nem ficar horas preso no trânsito, visto que a entrevista por vídeo pode ser realizada de qualquer ambiente.

Aumenta o rendimento da equipe

Essa definitivamente é uma vantagem e tanto das entrevistas por vídeo. Pense só: como a entrevista, nesse momento, acontecerá especificamente pelo computador, o recrutador conseguirá acelerar todo o processo, o que vai aumentar a produtividade dos colaboradores.

No casos das perguntas gravadas, por exemplo, é possível usar o mesmo material para vários candidatos. Tal característica proporciona mais praticidade, de forma que o profissional de RH pode usar o seu tempo para realizar outras tarefas.

Tenha em mente, nesse aspecto, que ele aumentará a performance, o que contribui também com a maximização dos resultados.

Quais ferramentas usar durante a entrevista por vídeo?

São várias as possibilidade, desde recursos tradicionais, como Hangout e Skype, até ferramentas exclusivas, como Compleo Vídeo. Com funcionalidades especiais, ele permite que o recrutador crie roteiros de entrevistas e consiga avança ou retroceder o vídeo para os momentos que julgar pertinentes.

Além do mais, o dispositivo pode ser usado pelos candidatos por meio de computadores e também por tabletes e smartphones que tenham o sistema operacional IOS ou Android. Outro ponto de destaque desse recurso é a possibilidade de o recrutador avaliar cada vídeo e também compartilhar o material com as pessoas envolvidas nos processos.

A entrevista por vídeo é uma tendência no mundo corporativo, uma vez que é um recurso extremamente eficaz para a equipe de RH. Nesse sentido, procure empresas especializadas, que são capazes de desenvolver softwares próprios, que vão de fato atender as necessidades da organização.

Quer saber mais sobre essa ferramenta? Então, leia na íntegra o nosso artigo sobre o Compleo Vídeo! Assim, você vai entender tudo sobre esse potente software, que ajudará a sua empresa a ter melhores resultados nos processos de recrutamento e seleção!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados