Por que substituir entrevista por telefone por entrevista por vídeo?

Muitos responsáveis pelo setor de recrutamento e seleção de empresas, a fim de otimizar os processos e filtrar mais rapidamente os candidatos nas primeiras etapas de um processo seletivo, recorrem a entrevistas por telefone. Isso porque elas podem ser úteis para confirmar qualificações e pré-requisitos antes de um encontro presencial, por exemplo.

A verdade é que, de fato, esse método tem sido bastante utilizado pelos RHs porque faz a organização ganhar tempo na hora da escolha, mas, definitivamente, não é a melhor opção.

Explicaremos o porquê neste post, apresentando as vantagens da entrevista por vídeo como alternativa para substituir a entrevista por telefone, bem como as desvantagens dessas ligações. Continue a leitura e confira!

Vantagens da entrevista por vídeo

Como o próprio nome diz, a entrevista por vídeo ou vídeo-entrevista é uma conversa realizada de modo virtual, entre duas ou mais pessoas, podendo ocorrer com transferência de som e imagem em tempo real e é cada vez mais adotada no ambiente corporativo.

Ela também pode acontecer simulando um processo de seleção convencional, por meio de vídeos gravados com perguntas e respostas. Em seguida, mostraremos os benefícios que a empresa obtém ao adotar esse tipo de entrevista. Acompanhe!

Facilita a triagem com economia de tempo e dinheiro

Um dos maiores desafios em um processo seletivo é o longo tempo empregado durante a fase de entrevistas com os candidatos. Especialmente porque cerca de 82% dos profissionais que se candidatam para as vagas não têm o perfil desejado pelas empresas.

Nesse cenário, aliado à rotina das pessoas cada vez mais corrida e sempre muito complicada, organizar entrevistas por telefone e, até mesmo, presenciais, além de sair caro, dá muito mais trabalho. Veja algumas das dificuldades que podem surgir nesse momento:

  • disponibilidade nas agendas tanto dos candidatos quanto dos recrutadores;
  • tempo e custo do trajeto até o local da entrevista;
  • reserva de sala de reunião, entre outras.

Portanto, se a ideia é deixar o processo mais rápido, por meio da utilização de vídeo-entrevistas, tudo fica melhor para o time de RH, que não precisa concentrar todos no mesmo local, assim como para os candidatos, que não precisam se deslocar até o lugar marcado para a entrevista.

Melhora o contato com o candidato

Engana-se quem pensa que não há competitividade entre as empresas na área de RH — existe sim, e muita. Afinal, todas elas devem conquistar e reter talentos da maneira mais eficiente possível para que as escolhas sejam de sucesso.

Ao optar pelas entrevistas on-line, a empresa melhora o contato com o candidato, mostrando flexibilidade e adesão às inovações e às novas tecnologias, pontos bastante valorizados pelos bons profissionais do mercado.

Torna o processo de recrutamento e seleção mais produtivo

A entrevista por vídeo também serve como um meio de aprimorar ainda mais a triagem de candidatos. Isso porque essa solução possibilita que o gestor avalie pontos fundamentais logo no primeiro contato e convide apenas aqueles participantes que realmente cumprem com os pré-requisitos, antes de prosseguir para a fase presencial.

Por exemplo, se um pretendente ao emprego alega ter fluência em um idioma, e isso é pré-requisito para o preenchimento da vaga, essa avaliação pode ser feita durante a vídeo-entrevista. Isso aumenta a eficácia das contratações, uma vez que o processo seletivo torna-se mais produtivo.

Desvantagens da entrevista por telefone

Geralmente, a entrevista por telefone é utilizada apenas para o primeiro contato com o candidato, no intuito de coletar informações básicas que, por alguma razão, não constaram ou não ficaram claras no currículo da pessoa. No entanto, trata-se de um método que não é tão eficaz quanto parece, e, por isso, apresentaremos suas desvantagens a seguir.

Tem custos altos

De fato, em um processo seletivo, ter muitos candidatos inscritos pode até ser algo bom, mas ter candidatos em excesso não. Nesse sentido, aquilo que é visto como uma vantagem do recrutamento on-line, em pouco tempo, pode se tornar uma desvantagem em relação aos custos da entrevista por telefone.

Além de inúmeras ligações, que aumentam sobremaneira o valor das despesas com telefonia, um número descabido de candidatos pode ser uma verdadeira dor de cabeça para os responsáveis pelo recrutamento e pela seleção, uma vez que o trabalho com a triagem será enorme.

É um método ultrapassado e impessoal

Atualmente, são raras as pessoas que se sentem confortáveis em uma conversa pelo telefone. Vivemos na era da transformação digital, em que os meios de comunicação estão muito mais ágeis e dinâmicos. Entretanto, em um processo de recrutamento e seleção, algumas vezes, é natural que, devido à distância, as empresas optem por conduzir as entrevistas por telefone.

No entanto, nesse tipo de circunstância, os responsáveis podem não ser capazes de fazer uma boa leitura do perfil profissional do candidato, em termos de postura ou personalidade — algo que só seria possível por meio de uma entrevista pessoal ou, até mesmo, em uma vídeo-entrevista.

Há inviabilidade de compartilhamento com outros membros

Todo mundo sabe que, em uma ligação, ao desligar o telefone, acabou — na maioria das vezes, aquela conversa não fica gravada e muito menos poderá ser compartilhada com outras pessoas.

É importante destacar que, no caso da vídeo-entrevista, a inovação ajuda a equipe de RH na hora de compartilhar tanto as informações quanto o perfil dos candidatos. Além disso, gestores e recrutadores não precisam realizar a entrevista juntos e tampouco estar no mesmo local. Dessa forma, podem compartilhar os vídeos entre si para avaliação individual.

Sem dúvidas, o recrutamento por meio de vídeo-entrevistas tem claras vantagens em relação a processos mais ultrapassados e, certamente, também traz respostas mais efetivas frente à voracidade do mercado de trabalho nos dias de hoje.

Por fim, é interessante que a sua empresa use métodos mais modernos do que a entrevista por telefone para conhecer melhor os candidatos e ganhar tempo com isso. Para tanto, considere o uso de um software especializado que facilitará ainda mais o contato.

Se você gostou deste post comparando os tipos de entrevistas, entenda como fica a experiência do usuário em entrevista por vídeo com o apoio de um software de recrutamento e seleção!

onboarding online


About

Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment