Entrevista de emprego: 10 dicas para o recrutador

Imagem de capa do post Entrevista de emprego: 10 dicas para o recrutador
Imagem conheça o Compleo

A entrevista de emprego é uma das mais importantes etapas do processo seletivo. É o momento em que recrutador e candidato podem ficar cara a cara, tirar suas principais dúvidas e avaliar se há alinhamento para a contratação. Logo, trata-se de uma etapa que precisa ser bem preparada.

Muitas táticas ajudam a criar uma boa entrevista, como avaliar as competências comportamentais dos candidatos, envolver o líder imediato no processo e elaborar um bom roteiro de entrevista. Todas podem ser aplicadas com certa facilidade.

Nos próximos tópicos, nós esclarecemos essas e outras dicas. Vamos mostrar o que é como fazer uma entrevista de emprego bem-sucedida. Continue a leitura!

1. Defina as competências básicas para o cargo

Primeiro, é necessário conhecer as competências básicas que o candidato deverá apresentar. Em outras palavras, qual conjunto dos conhecimentos, habilidades e atitudes é necessário para que ele realize as tarefas diárias com êxito e se adéque ao time?

O mais comum é que o selecionador faça esse levantamento ainda nas primeiras etapas do recrutamento, por meio da análise do cargo. Além disso, é muito importante que ele o tenha em mãos ao longo das entrevistas, para avaliar se o candidato está realmente preparado para assumir a vaga.

Se você prefere definir as competências-chave um pouco antes da entrevista, também não há problemas. Sente-se com o superior imediato para avaliar quais são as competências mais básicas que o novo contratado deverá apresentar. Por exemplo, proatividade e criatividade.

2. Respeite os dias e horários da entrevista

Se a primeira impressão é a que fica, é preciso caprichar no momento da entrevista. Afinal, trata-se do primeiro contato profundo do candidato com a empresa, quando ele poderá conhecer seu provável superior imediato e o local de trabalho. Portanto, tenha muita atenção.

Alguns aspectos básicos podem fazer toda a diferença. O primeiro — e mais importante — é respeitar rigorosamente data e horários. Alguns entrevistadores reagendam o encontro muitas vezes ou fazem o candidato esperar por várias horas, atitudes tidas como desrespeitosas.

Ao fazer o candidato esperar demais, ele está passando algumas péssimas mensagens — como “tenho coisas mais importantes para fazer” ou “hoje não me organizei bem”. Isso afeta negativamente a imagem da empresa e pode afastar os talentos, logo antes da entrevista.

Uma boa maneira de evitar consequências desse tipo é prestar atenção ao horário agendado e já estar a postos na frente do computador ou com o celular em mãos com cinco minutos de antecedência, pelo menos. Caso contrário, você correrá o risco de chegar ofegante ao compromisso — uma situação um tanto embaraçosa e desagradável.

3. Crie um ambiente de confiança

Muitos candidatos ficam nervosos e não conseguem se expressar adequadamente — um problema recorrente. Isso deixa certas competências ocultas, atrapalha o processo da entrevista de emprego e faz com que o selecionador elimine os verdadeiros talentos.

Para mudar esse cenário, é preciso criar um ambiente de muita confiança. A ideia é que o candidato se sinta seguro na empresa, assim ele poderá mostrar quem realmente é e melhorar sua performance durante a entrevista. Essa técnica também é chamada de rapport, palavra francesa que significa “criar uma relação”.

Nesse caso, pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. Receber o candidato com um sorriso, contar uma história para descontrair o momento, ouvir mais e falar menos e respeitar o tempo do candidato são ações que funcionam bem. Até mesmo perguntas triviais sobre o tempo ou o trânsito são capazes de quebrar o gelo e diminuir a pressão. Enfim, existem muitas intervenções que servem para gerar confiança.

4. Fale menos e ouça muito mais

Alguns recrutadores gostam de falar bastante e contar suas histórias. Não há nada de errado com isso, porém, há o momento certo. Vale destacar que a entrevista de emprego não é sobre o recrutador, é sobre o candidato e sua jornada profissional. Então, mantenha o foco no candidato, sempre.

Em vários casos, o recrutador ou superior imediato gasta mais tempo falando do que ouvindo os candidatos. É preciso agir de maneira oposta, ou seja, falar menos e ouvir bastante. Desse modo, é possível conhecer melhor o candidato e sustentar as prioridades certas.

Para tanto, há duas dicas importantes: a primeira é controlar e monitorar o seu tempo de fala. Nunca fale mais que alguns minutos seguidos. A segunda é fazer perguntas abertas que exijam uma resposta mais longa e bem pensada por parte do candidato.

5. Avalie a aderência do candidato à cultura da empresa

Muitos candidatos não têm uma boa aderência ao time de trabalho. Isso significa que eles não compartilham das mesmas crenças e valores, logo se sentirão deslocados dentro da empresa. Além de gerar conflitos, esse problema eleva o turnover de recém-contratados.

Justamente por essa razão, é preciso avaliar as competências comportamentais dos candidatos. Será que eles apresentam um perfil alinhado à cultura da empresa e ao time de trabalho? Nesse caso, não basta olhar as competências técnicas e o desempenho do candidato.

Há muitas maneiras de diagnosticar se realmente há aderência. Na entrevista, tenha em mãos um relatório de perfil comportamental e avalie os pontos de convergência. Aproveite para envolver o superior imediato na entrevista, ele saberá mais facilmente quem se adéqua ao time.

6. Elabore um ótimo roteiro de entrevista

Alguns selecionadores apostam na entrevista não estruturada, isto é, sem questões previamente elaboradas. A não ser que a pessoa tenha muita experiência, essa não é a melhor opção. Nesse sentido, o mais recomendado é contar com questões estruturadas com antecedência.

Nesse caso, formule um conjunto de perguntas que revelem se o profissional é ou não uma boa opção para contratação. Não escolha questões fechadas, que podem ser respondidas com um simples “sim” ou “não”, mas questões abertas, que exijam respostas mais elaboradas e completas.

A ideia é criar uma entrevista semiestruturada. Assim, a primeira parte deve conter questões estruturadas, previamente planejadas, e a segunda perguntas que surgem na hora, de acordo com o andamento da conversa com cada candidato. Dessa forma, o recrutador terá boas chances de conhecer melhor os profissionais.

7. Procure lacunas nos currículos dos candidatos

Uma boa dica é identificar as lacunas entre os empregos anteriores do entrevistado. Para tanto, peça a ele que fale mais sobre seu currículo. Enquanto ele explica, procure por alguma dessas janelas e pergunte sobre ela.

Caso você obtenha explicações vagas, não se contente com isso e solicite informações mais específicas. Afinal, o que as pessoas fazem durante os intervalos entre uma ocupação e outra e o porquê dessas ocorrências pode ser revelador.

Por exemplo, se a justificativa das lacunas frequentes estiver ligada a viagens, isso pode ser um indício de que o verdadeiro interesse do candidato está em ganhar o suficiente para viajar novamente. No entanto, muitos profissionais têm lacunas legítimas em seus currículos, mas, obviamente, é sempre bom e prudente investigar.

8. Seja consistente e flexível

Até mesmo para ter coerência, a dica é perguntar sempre as mesmas questões a cada candidato. Dessa forma, sua entrevista de emprego será mais consistente e fornecerá uma base mais sólida na hora de comparar os candidatos.

No mesmo sentido, faça apenas uma pergunta de cada vez, sempre procurando recorrer a questões abertas a fim de encorajar e estimular o entrevistado a se abrir. Além disso, evite questionamentos fechados ou capciosos.

Por fim, procure ser flexível e, caso a conversa fuja do rumo, não pare. Entretanto, é fundamental conduzir o processo de maneira que as distrações não permitam mudar muito a direção e o foco da entrevista.

9. Desperte no candidato a curiosidade sobre sua empresa

Para fazer com que a pessoa fique curiosa sobre a empresa, basta fornecer informações como posição de mercado, índices de satisfação dos funcionários, valorização do capital humano, entre outras do tipo.

Essa estratégia serve para criar uma boa impressão, além de encorajar o candidato a incentivar seus familiares, conhecidos e amigos a também participarem de futuros processos seletivos. Afinal, tudo aquilo que desperta curiosidade torna-se mais interessante e incita o desejo de pertencer.

10. Use a tecnologia em seu benefício

A tecnologia é uma das mais importantes aliadas para que uma entrevista de emprego seja bem-sucedida. Ela oferece uma série de soluções capazes de tornar todo o processo mais ágil, confortável e acertado. Por essa razão, muitos profissionais de RH já contam com sua ajuda.

Ao longo da seleção, por exemplo, é possível utilizar softwares de entrevista por vídeo. Com essa ferramenta, as perguntas são enviadas e as respostas gravadas em vídeo, depois analisadas pelo recrutador. Logo, há flexibilidade, redução de custos e ganho de eficiência no processo seletivo.

Sistemas de entrevista por vídeo contam também com inteligência artificial, capaz de fazer a leitura das expressões dos candidatos e indicar quais emoções eles estão sentindo naquela hora. Assim, é possível saber quais pretendentes à vaga estão mais felizes, nervosos ou desconfortáveis.

Como você pode ver, há muitas possibilidades, mas a verdade é que a entrevista de emprego deve ser pensada com antecedência para garantir a triagem dos profissionais mais talentosos. Assim, contratar as pessoas certas e formar equipes de alta performance fica mais fácil.

Agora que você está por dentro do tema, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e divulgar essas 10 valiosas dicas de entrevista de emprego para seus amigos colegas!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados