Endomarketing: Se inspire nesses 3 exemplos de ações

Você conhece o conceito de endomarketing? É fundamental que você entenda o que é essa estratégia para que consiga os melhores resultados possíveis dentro da sua empresa! 

O maior recurso que uma empresa possui são os seus colaboradores. O ativo humano é a principal força de uma organização e é o que a mantém viva. É preciso que as equipes estejam motivadas, engajadas com o trabalho e se sintam realmente fazendo parte daquele ambiente. No entanto, nem sempre isso é possível dentro das empresas. O ambiente de trabalho pode ser desgastante para os colaboradores e o rendimento pode estar sendo afetado.

O endomarketing pode ajudar a resolver essas questões e transformar de maneira definitiva o sistema de comunicação de uma empresa, funcionando tanto para os colaboradores que ali trabalham, quanto para os parceiros diretos da empresa.

Hoje, iremos te mostrar o que é, quais os benefícios e dar alguns exemplos sobre o endomarketing.

O que é o Endomarketing?

O endomarketing engloba um conjunto de técnicas aplicadas dentro do marketing interno de uma empresa com a intenção de estabelecer as novas metas para os colaboradores, conscientizar a respeito de novos termos, reafirmar a cultura organizacional, integrar novos colaboradores, descentralizar a comunicação e mais.

O endomarketing também é conhecido como marketing interno e é uma das novas vertentes dentro da área de RH, assim como o inbound marketing nas empresas ou o marketing digital para recursos humanos. Seu maior objetivo é a construção de uma imagem sólida, tanto para os colaboradores quanto para os parceiros.

Engana-se quem acredita que o termo marketing serve apenas para as atividades que são focadas no consumidor final das empresas. É também um trabalho de comunicação institucional que entrega bons resultados em curto prazo.

Quais são os benefícios do Endomarketing?

Você pode estar se perguntando “por que trabalhar o endomarketing?”. Bom, há uma série de benefícios que poderão ser percebidos pela sua empresa após o início das atividades de comunicação interna. Vamos dar uma olhada neles?

Com o endomarketing, a produtividade aumentará

Através do trabalho realizado pela equipe de endomarketing, os colaboradores se sentirão mais motivados, o que fortalecerá o vínculo que eles possuem com a empresa, aumentando a produtividade e tornando possível a entrega de resultados cada vez melhores para a empresa.

Além disso, uma comunicação mais assertiva torna os colaboradores mais independentes e fortalece o senso de tomada de decisão deles.

Ambiente de trabalho mais construtivo

Um dos piores cenários possíveis é aquele onde seus colaboradores se sentem excluídos do ambiente de trabalho e não conseguem desenvolver nenhum tipo de relação dentro da empresa.

Equipes desconexas se tornam esgotadas com mais facilidade, o que contribui para problemas futuros e pode comprometer a vida útil das equipes ativas.

Com uma boa comunicação interna, os colaboradores terão canais para se conectar uns aos outros com maior facilidade e o trabalho fluirá com mais facilidade pelo fato de as equipes possuírem um espaço maior para se desenvolver como um time de verdade.

Queda nas taxas de turnover

O turnover alto é um dos maiores terrores para qualquer profissional da área de recrutamento e seleção.

Contratações que não se sustentam acabam dando prejuízo para a empresa, além de prejudicar os planejamentos que dependerão dos novos funcionários. A rotatividade de profissionais pode ser evitada através de campanhas de integração, realizadas pelas equipes internas de comunicação.

Muitas vezes, a falta de identificação com a empresa, motivo que acaba levando ao turnover, é fruto de uma má ambientação/apresentação dos valores no dia a dia dos colaboradores.

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Exemplos de ações de Endomarketing

Agora que você já entendeu do que se trata o endomarketing, é hora de planejar junto dos times de RH e de comunicação interna quais serão as ações desenvolvidas pela empresa para que esses resultados possam aparecer.

Para que você tenha no que se inspirar, resolvemos trazer 3 exemplos de ações de endomarketing que podem ajudar a desenvolver a sua equipe:

Palestras e Workshops

Oferecer palestras pontualmente é uma maneira bastante eficaz de transformar o ambiente organizacional. O conteúdo das palestras é o ponto chave para o sucesso dessa estratégia.

Traga convidados que possam agregar na experiência de seus colaboradores e invista em temas que sejam pertinentes não somente para a vida profissional dos integrantes da equipe, mas que também possam ser úteis em outros momentos de crescimento pessoal.

Os Workshops funcionam de maneira parecida, mas possuem uma pegada mais prática. Existe alguma tendência nova que está ganhando corpo na área de atuação da sua empresa? Invista em Workshops para familiarizar suas equipes e elas entenderão que a empresa se preocupa com o desenvolvimento profissional de cada um.

Criação de uma Newsletter

Possui uma equipe grande e descentralizada? Fazer com que todos acompanhem os indicadores da empresa e o desenvolvimento dos trabalhos é uma tarefa bastante complicada.

Nesses casos, uma das ações que podem resolver o vazio comunicacional que existe entre as equipes é a criação de uma newsletter periódica.

Se você não possui ainda uma newsletter interna, é a hora de começar a desenvolver uma! Reúna os endereços de e-mail de seus colaboradores e converse com a equipe de comunicação interna da sua empresa.

A utilização de uma linguagem objetiva, uma boa call to action e imagens sobre as novidades podem aproximar os colaboradores dos novos projetos e das conquistas da empresa!

Entregue isso dentro de um cronograma fixo e você conseguirá manter todos os níveis informados igualmente dentro da sua organização.

Campanhas de incentivo

Sua empresa precisa entregar resultados periodicamente para os clientes? Crie programas de recompensa para os colaboradores que atingirem todas as metas (e extrapolarem elas também).

Fazer um investimento nesse tipo de campanha garante que as equipes trabalhem mais motivadas, pois todos os colaboradores trabalharão cientes dos bônus que terão ao superarem seu progresso atual.

Isso faz com que todos se sintam valorizados e renovem as energias para executar as tarefas rotineiras.

Esperamos que com essas dicas a sua empresa consiga desenvolver uma estratégia de endomarketing eficiente e observar a melhora cada vez maior nos indicadores de sucesso. Nos conte depois como foi essa experiência!

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Rodrigo Gomes: Especialista em marketing digital e CEO da Tupiniquim – agência com mais de 10 anos de experiência em marketing digital, criação de sites e performance.


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