Employee Value Proposition: entenda o conceito e aplicação do EVP

Em um mercado acirrado, em que a competição entre as empresas se torna mais intensa a cada dia, o acesso a profissionais altamente capacitados e engajados, com a cultura organizacional da empresa, pode ser visto como uma verdadeira vantagem competitiva. Nesse contexto, o employee value proposition (EVP) se apresenta como uma ferramenta útil.

Por meio dela, uma empresa é capaz de se destacar, atraindo para si um número maior de candidatos a colaborador. Ela também tem o potencial de reter seus funcionários atuais, oferecendo para eles condições que dificilmente poderiam ser encontradas em outras empresas.

Você gostaria de manter, e de elevar gradualmente, a performance da sua empresa? Leia o artigo e descubra como o employee value proposition pode ajudar nessa tarefa!

Conceito de employee value proposition

Conforme a qualidade de vida de um indivíduo aumenta, seus padrões tendem a acompanhar esse desenvolvimento, se tornando mais elevados. Impulsionado por esse fenômeno, o número de colaboradores que decide trocar de emprego em busca de melhores condições tem aumentado ano a ano. Uma mudança que, obviamente, chamou a atenção das empresas.

Para reter talentos em seu quadro de funcionários e atrair novos, as companhias começaram a elaborar estratégias para identificar o que os colaboradores estão procurando, oferecendo a eles uma verdadeira proposta de valor.

De um modo mais simples, podemos dizer que essa proposta, capaz de captar e manter profissionais qualificados, mantendo seu engajamento, descreve o conceito de employee value proposition.

Não são poucos os colaboradores que trocam um trabalho por outro no qual a remuneração é menor, mas que a proposta atende melhor a suas perspectivas. Assim, é importante deixar claro que o EVP vai muito além de oferecer pagamentos generosos e bonificações.

Para ser bem-sucedida, uma estratégia de employee value proposition deve estar intrinsecamente ligada aos valores, princípios e cultura da empresa. Apenas desse modo a oferta elaborada pela empresa será capaz de criar para o colaborador um ambiente que ele dificilmente encontrará em outro lugar.

Benefícios do EVP

Uma estratégia bem elaborada de employee value proposition, quando aplicada de forma correta, entrega aos colaboradores de uma empresa as ferramentas que eles precisam para desempenhar suas funções da melhor maneira possível. Mas para que, de fato, a estratégia seja bem-sucedida, ela precisa ir muito mais fundo e adotar medidas que inspirem seus funcionários.

Uma vez que o colaborador tem à sua disposição tudo o que precisa para desempenhar suas funções, ele é capaz de entregar mais resultados. A inspiração, somada a esse aumento de potencial, acaba funcionando como uma espécie de combustível, levando-o a se dedicar com um empenho ainda maior as suas tarefas.

Com esses fatos em mente é possível chegar à conclusão de que um dos principais benefícios do EVP é aumentar a produtividade de uma empresa.

Além disso, é observado que, quando um colaborador está verdadeiramente satisfeito com seu ambiente de trabalho, ele tende a transmitir essa mensagem de forma clara, o que funciona como uma ferramenta altamente eficaz para a captação de novos talentos.

Também é válido ressaltar que, se o funcionário está satisfeito, as chances de que ele deixe o emprego são drasticamente reduzidas. Portanto, o EVP atua tanto na captação quanto na retenção de profissionais qualificados.

Implementação do employee value proposition

Como já foi citado neste artigo, implementar uma estratégia de employee value proposition vai muito além do que simplesmente oferecer aos funcionários pagamentos elevados e alguns benefícios. Afinal, essas políticas podem ser copiadas com muita facilidade por outras empresas.

O EVP precisa estar diretamente conectado aos valores de uma empresa, à forma como ela atua e às suas crenças. É necessário que a proposta ofertada pela companhia de fato seja capaz de inspirar seus colaboradores, o que não é exatamente uma tarefa simples. Alguns pontos, porém, quando considerados, tendem a servir como uma espécie de guia. Continue a leitura e descubra alguns deles.

Posicionamento

Conforme a troca de informações se torna mais rápida e simples, as pessoas tendem a adquirir uma melhor compreensão a respeito dos diversos problemas que assolam nossa sociedade. Nesse contexto, o posicionamento da empresa em favor de políticas que apresentem soluções para esses problemas é encarado de modo positivo, tanto por seus funcionários quanto pelos candidatos a colaboradores.

Portanto, ao apoiar diretamente uma causa social, a empresa contribui para a sociedade como um todo e ainda melhora sua imagem frente aos talentos que pretende captar e reter. É válido ressaltar que esta atitude pode apresentar reflexos positivos até mesmo na relação com os clientes.

Interação positiva

Outro ponto fundamental que deve ser levado em consideração em uma estratégia de employee value proposition é a interação entre os colaboradores durante o trabalho. Afinal, ninguém se sente confortável em passar várias horas, todos os dias, em um ambiente onde as relações são complexas.

Embora a empresa não seja capaz de moldar o comportamento de um colaborador, ela pode adotar algumas atitudes que têm o potencial de reduzir atritos. Uma delas é estabelecer metas por times, e não de forma individual, priorizando o trabalho em equipe e a interação positiva. Além disso, a implementação de políticas de conscientização a respeito da importância da boa convivência entre colegas é bem-vinda.

Reconhecimento

Quando uma pessoa desempenha bem o seu papel, é natural que ela busque ser reconhecida por isso. Por este motivo, é importante que a estratégia de EVP estabeleça meios de congratular o funcionário quando ele cumpre seus deveres de forma adequada. A definição de um processo de promoções claro, que coloque os méritos como o requisito principal para a progressão de carreira, é uma boa política inicial.

Nesse contexto, o feedback positivo se mostra uma importante ferramenta, tanto para parabenizar um colaborador, quando ele apresenta um bom desempenho, quanto para lhe orientar, de maneira educada e respeitosa, quando cometer algum erro.

Por fim, é válido ressaltar que a implementação do EVP é um processo lento, que deve ser executado com o cuidado necessário. Afinal, embora uma proposta de valor, de fato, seja capaz de reter e atrair talentos, uma falsa proposta, ou uma proposta inadequada, tem o potencial de acarretar o resultado oposto, ferindo a imagem da empresa.

Uma proposta de valor que se ajuste a uma estratégia de employee value proposition precisa compreender os anseios dos colaboradores. Para facilitar este processo, descubra os melhores benefícios para os funcionários!

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