Como estruturar uma boa dinâmica de grupo online?

Imagem de capa do post Como estruturar uma boa dinâmica de grupo online?
Imagem conheça o Compleo

As dinâmicas de grupo online já eram uma tendência antes da pandemia causada pelo novo Coronavírus, e diante dos novos desafios apresentados pela doença, a exemplo do isolamento social, essa prática deve se consolidar no RH das empresas, principalmente para os processos de recrutamento e seleção.

Isso é possível devido aos avanços tecnológicos, que diminuem a distância, reduzem custos e deixam candidatos e recrutadores mais próximos, além de diminuir o tempo do processo de seleção. No entanto, para que a dinâmica de grupo online seja realizada com sucesso, trazendo os resultados almejados pelas companhias, é preciso ficar atento a uma série de questões ligadas à tecnologia.

Para ajudar você, preparamos este artigo sobre como estruturar uma boa dinâmica de grupo online. Acompanhe!

Por que fazer uma dinâmica de grupo online?

Os avanços tecnológicos e a popularização da internet possibilitaram que candidatos e empresas estejam mais próximos. Além disso, com as transformações digitais sendo incorporadas aos processos de RH, fica cada vez mais fácil buscar por novos talentos. Isso proporciona diversos benefícios para as empresas. Os principais são:

  • a internet rompe fronteiras, permitindo que você alcance candidatos além dos limites geográficos;
  • otimização de recursos e mais economia, já que é possível fazer a divulgação da mesma vaga em diversos portais a um custo muito baixo, e isso inclui as redes sociais;
  • recebimento de currículos em tempo real;
  • é possível trabalhar a marca empregadora, atraindo os melhores candidatos.

Como fazer uma boa dinâmica de grupo online?

Agora que você já sabe por que fazer uma dinâmica de grupo online, veja como implantar na sua empresa!

Cheque a conexão com internet

O primeiro passo para começar a fazer uma dinâmica de grupo online é ter uma boa conexão com a internet. Isso porque é preciso garantir uma boa comunicação entre recrutadores e candidatos, e interrupções ou atrasos podem deixar o processo confuso, ou mesmo comprometer os resultados desejados.

Teste a plataforma e os equipamentos

Com uma boa internet, chegou a hora de testar todos os equipamentos para garantir que a comunicação será fluida. Para isso, você pode contar com o apoio do setor de Tecnologia da Informação (TI) da sua empresa.

Escolha as principais dinâmicas online a serem realizadas

Para fazer uma dinâmica de grupo online, além de escolher o tipo de atividade que será aplicada, você precisa estabelecer, de forma prévia, quais serão os aspectos que irá analisar para avaliar o desempenho de cada candidato. Com isso, você pode acompanhar os resultados em tempo real, além de poder avaliar de evitar redundâncias entre os testes já aplicados anteriormente.

Assim, a dinâmica de grupo online é uma realidade que chega às empresas para facilitar os processos de RH. Para que os resultados sejam realmente efetivos, é preciso investir em um software de recrutamento e seleção eficiente.

Nesse cenário, caso a empresa esteja disposta a investir em uma ferramenta de recrutamento e seleção para melhorar o fluxo de trabalho e tornar os processos mais ágeis, as facilidades vão além do anúncio das vagas.

Isso é possível porque as ferramentas especializadas são capazes de fazer a triagem de currículos, podendo enviar informações e as avaliações de perfil comportamental de forma automatizada, o que torna mais simples e eficiente todo o processo, incluindo uma boa comunicação na dinâmica de grupo online.

Se você gostou deste artigo sobre como estruturar uma boa dinâmica de grupo online, entre em contato para conhecer as nossas soluções em recrutamento e seleção!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Cover Image for Como aplicar a inteligência artificial no RH?
Como aplicar a inteligência artificial no RH?

A inteligência artificial (IA) é uma tecnologia que permite que máquinas e sistemas simulem o raciocínio humano e realizem tarefas complexas de for...

Leia Mais »