Entenda como montar uma dinâmica de grupo em recrutamento online

A dinâmica de grupo em recrutamento online é uma ferramenta eficiente para a contratação de candidatos mais aderentes ao cargo em aberto e também alinhados ao fit cultural da organização. Além disso, boas contratações contribuem para a retenção de talentos, fator fundamental para a produtividade da empresa.

No entanto, fazer uma dinâmica de grupo em recrutamento online requer muito planejamento para que as ações sejam bem-sucedidas. Veja a seguir!

O que é uma dinâmica de grupo e porque pode ser um desafio fazer isso online

Já sabemos que o recrutamento e seleção fazem parte do processo de adquirir novos colaboradores para a empresa. Para isso, cada empresa utiliza de ferramentas e ações que sejam condizentes com sua cultura e o cargo oferecido. São fases que trazem entrevistas, realização de exames, testes de proficiência, entre outros, que fazem parte do chamado funil de recrutamento.

Assim, após fases de análise de comportamento e entrevista, que compõem o funil que citamos, existem opções que podem ser aplicadas em grupo, ao invés de apenas a um candidato. Diferente de uma entrevista, a dinâmica com outros candidatos ajuda a mostrar habilidades interessantes das pessoas do grupo e ajudar na decisão final.

Podemos avaliar habilidades de liderança, otimismo, trabalho em equipe, ética, resiliência, entre outros, tudo na prática. As dinâmicas trazem ótimos frutos. O grande problema aparece quando sentimos a necessidade de fazer isso, mas precisamos adaptar para o ambiente online.

Algo que parecia impossível pode ser realizado hoje, graças às diversas ferramentas que temos para recrutamento online. Por isso, resolvemos mostrar como essa fase do recrutamento pode ser feita sem deixar a desejar e quais são as ferramentas mais interessantes para tal.

Como fazer uma dinâmica de grupo em recrutamento online?

Depois de selecionar os perfis de candidatos mais aderentes ao cargo, é hora de se preparar para a dinâmica de grupo online. Veja a seguir!

Escolha ferramentas adequadas

Atualmente, existem muitas ferramentas de vídeo disponíveis na internet, inclusive de forma gratuita. No entanto, é importante fazer uma busca detalhada acerca dos recursos disponíveis e mais alinhados com a sua necessidade.

Dê preferência a ferramentas de vídeo que sejam capazes de comportar um maior número de pessoas e que sejam de uso interativo. Com isso, você evita que os participantes tenham dificuldades na hora de manuseá-las.

Oriente os candidatos antes da prática

Vale lembrar que é importante orientar os candidatos antes da prática. Um único participante com uma conexão ruim à internet pode atrasar o rendimento de um grupo inteiro. Analise quais aspectos da dinâmica presencial podem ser mantidos para a análise online.

Caso a sua empresa já utilize as dinâmicas em seus processos seletivos, fica mais fácil analisar as atividades e adequá-las ao cenário remoto. É válido pensar na simulação de atividades do cotidiano para avaliar o nível de interação dos participantes.

Outra forma de adaptar as dinâmicas para o ambiente online é utilizando uma questão que já tenha acontecido na empresa e verificando o que os candidatos fariam para resolver os problemas apresentados.

Escolha os principais testes online a serem feitos

Como você já deve ter percebido, boa parte dos testes aplicados em um processo de recrutamento e seleção pode ser realizada no ambiente online e pode ser viabilizada pelos softwares de recrutamento e seleção. Aqui, você deve avaliar se o sistema é confiável e se oferece uma avaliação fidedigna, com a interpretação das informações feitas por profissionais habilitados.

Na dinâmica de grupo, além de definir que tipo será aplicado, é preciso estabelecer de forma prévia quais serão os aspectos analisados no desempenho de cada candidato.

O objetivo da dinâmica de grupo online é verificar o maior número de competências que for possível durante o processo seletivo. Logo, procure investir em dinâmicas e testes que façam a avaliação de competências e habilidades diversas.

Quais as vantagens do recrutamento online?

Com o avanço tecnológico e a popularização da internet, apostar em uma dinâmica de grupo em recrutamento online traz diversos benefícios para a empresa. Confira a seguir!

Mais flexibilidade

Com a dinâmica de grupo online, tanto profissionais de RH quanto candidatos podem fazer as atividades de qualquer lugar, desde que tenham os dispositivos eletrônicos e um bom acesso à internet. Isso otimiza o tempo de todos, além de evitar estresse com grandes deslocamentos.

Menor custo

Com certeza, a redução de custos é um dos benefícios mais valorizados pelas empresas e também pelos candidatos. As companhias eliminam custos com o aluguel de salas, a contratação de recepcionistas, o consumo de luz e até com o cafezinho. Já os candidatos eliminam os custos com deslocamentos. Assim, os processos online trazem vantagens para ambos os lados.

Avaliação da interação com os candidatos

Com os recursos online, também é possível analisar como o candidato se comporta e se posiciona. Além disso, por estar em uma ferramenta digital, caso ele se mostre bem entrosado com os colegas, isso é ótimo, já que as empresas tendem a adotar, cada vez mais, esse tipo de recurso.

Alcança diversos profissionais

Vamos imaginar que sua empresa está realizando um recrutamento para um cargo em uma filial em outro estado ou mesmo para cargo home office. Abrir a oportunidade para candidatos de diversos locais do país ajuda a alcançar diversos profissionais diferentes, melhorando a qualidade e diversidade dos serviços da sua empresa.

Possibilidade de terceirizar ou fazer o recrutamento com softwares

A opção de recrutar online te dá a chance de deixar esse processo para uma empresa especializada, caso seu RH não esteja ou não possa fazer o processo. Além disso, pode usar softwares que facilitam a filtragem de candidatos com base em diversos dados sobre eles. Assim, nas fases de entrevista e dinâmica, já são escolhidos aqueles que mais se adequam a sua empresa.

Exemplo de dinâmica de grupo para aplicar online

Finalizamos trazendo uma dinâmica que pode ser feita com um grupo online. Uma ideia é trazer um problema comum do cotidiano da empresa e pedir soluções para os candidatos. Após o briefing, que é um conjunto de orientações, o recrutador vai receber o retorno por parte dos candidatos, que podem até trocar informações sobre a proposta.

Há opção para envio antes da reunião em grupo, tanto do briefing quanto das respostas, ou ainda, de solicitar na hora o feeedback dos candidatos. Essa entrega de soluções vai ajudar a entender como os candidatos vão agir no dia a dia, além de ver a interação deles com outras pessoas da reunião.

Para isso é preciso que o recrutador esteja disposto a observar cada um dos profissionais na dinâmica, contando com outros sócios ou gestores para esse momento. Sem dúvidas é um passo que pode ajudar a fazer um filtro daqueles que mais se encaixam ou não nas expectativas da sua empresa para o novo funcionário.

Como vimos ao longo desta leitura, montar uma dinâmica de grupo em recrutamento online é possível, desde que você se planeje e tenha em mente os principais objetivos a serem analisados nos candidatos, além de trazer várias vantagens para ambos os lados.

Se você gostou deste artigo sobre como montar uma dinâmica de grupo em recrutamento online, curta a nossa página no Facebook para acompanhar mais conteúdos como este!

atração de talentosPowered by Rock Convert

About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment