RH Pós-Pandemia: 5 tendências para se preparar no setor

Todos sabemos que a quarentena causada pela Covid-19 gerou grande impacto e mudança em todos os setores, como Educação, Saúde e muitos outros. O setor de Recursos Humanos (RH) também foi um deles. 

Todos os processos precisaram ser adaptados, especialmente para aquelas empresas que não utilizam os recursos online a seu favor.

A relação entre a liderança remota e seus times também passou a ser uma preocupação e prioridade. Isso porque muitas mudanças pessoais e psicológicas aconteceram, e com ele a empatia e compreensão se tornaram imprescindíveis.

O RH pós-pandemia ainda causa muitas dúvidas, assim como muitas outras áreas, que ainda estão cheias de incertezas. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo que preparamos!

RH Pós-Pandemia: O que esperar?

Com a onda de desemprego e a nova realidade do país e da economia, o RH teve que entender o que estava acontecendo na área para poder reformular toda a sua forma de enxergar os seus processos.

A saúde mental dos colaboradores tornou-se um ponto forte a ser analisado para que mesmo com todos os transtornos causados pela doença, todos pudessem se sentir bem no ambiente de trabalho, sem afetar a produtividade.

Assim será por muito tempo. Mesmo com o avanço das vacinas, a própria área, assim como muitas outras, irão levar sequelas do coronavírus em diversos sentidos.

Transformação digital do RH

Entre as alterações na forma de trabalhar geradas pela doença está o trabalho remoto. O home office ganhou destaque na quarentena e passou a ser adotado permanentemente em muitas empresas. Dependendo do tipo de atividade exercida, a modalidade se encaixa perfeitamente. 

Com ele, a comunicação interna também precisou ser mudada, para que se tornasse mais assertiva, afinal, existem muitos ruídos na comunicação online e elas geralmente são mais fáceis de serem resolvidas pessoalmente. 

A comunicação foi uma ótima aliada durante o período difícil de 2020 e primeiro semestre de 2021, que deixou milhões de brasileiros desempregados. 

Valorização do capital humano

Com a pandemia, o lado humano ganhou mais atenção. Esse tópico sempre foi foco no RH, mas durante o pós-pandemia, está ainda mais em evidência.

Isso porque muitas pessoas perderam amigos e parentes, então, o psicológico pode estar bastante afetado, o que pode atrapalhar até mesmo na produtividade

Esses profissionais trabalham em equipe para que tudo ocorra bem e a empresa não seja prejudicada de forma indireta pela doença.

Redefinir estratégias para balancear trabalho e vida

Após duas ondas de uma pandemia, é normal que a vida esteja bastante conturbada. Seja por conta de um parente próximo ou amigo, ou apenas por empatia, todos acabaram ficando afetados de alguma forma pela Covid-19.

Nesta nova etapa de vacinação, cabe a cada trabalhador, especialmente do RH, procurar mostrar o caminho a ser seguido, de forma saudável, dentro da empresa em questão.

indicadores de RHPowered by Rock Convert

Pensar em  formas melhores de produtividade que deixam tudo sob controle na vida pessoal e profissional são de suma importância.

5 tendências do RH Pós-Pandemia

Como já foi dito, existem determinadas tendências que vieram para ficar no pós-pandemia.

Confira 5 delas e veja como atrair talentos:

Home Office: 

A flexibilização do trabalho presencial se torna cada vez mais realidade com o passar do tempo. Muitas empresas viram que o home office funciona.

Além disso, pode ser trabalhado de forma adaptada para as diferentes áreas, como a de Recursos Humanos.

Outra inclinação que as empresas têm adotado é o modelo de trabalho híbrido. Assim, pode-se unir as duas oportunidades e oferecer bons resultados para empresa e equipe.

Novas medidas de comunicação interna

Como a comunicação será somente de forma virtual, é preciso que um sistema próprio para os funcionários conversarem entre si, seja adotado. Afinal, redes sociais podem ser distrações e atrapalhar a produtividade do trabalhador.

Análises preditivas

Essa técnica permite que o profissional do RH entenda o mercado e consiga ver o que irá acontecer, preparando a empresa para qualquer mudança.

Isso é uma marca estratégica para as empresas que desejam captar bons talentos e até mesmo reter os funcionários engajados;

Lifelong Learning

Fazer com que o funcionário da empresa entenda que ele está em constante evolução, é uma forma de incentivá-lo a crescer constantemente.

E com esse crescimento pessoal o funcionário pode crescer dentro da empresa e atingir cargos altos e níveis de sucesso.

Esse processo de valorização e de aprendizado constrói marcas e relações fortes entre empresa e funcionário;

Atração de talentos

Ressaltar ao funcionário a capacidade e suas competências de continuar trabalhando na empresa são essenciais para a continuidade do fluxo de produção.

Evoluções constantes no RH

O novo normal já é uma realidade mundial. As empresas precisam se adaptar a ele e estudar novas formas de melhorar a sua marca durante esse período.

A tecnologia é a principal chave para abrir a porta a novas oportunidades, clientes e missões profissionais.

O 100% tradicional já não tem mais espaço no mercado e deve estar sempre se atualizando para aprender sobre inovações que surgem a cada ano.

Só dessa forma, o crescimento da instituição ou marca estará certo. Além disso, também tem como descobrir o que é gestão comportamental e como ela impacta a empresa. Afinal, as organizações são feitas por pessoas e para pessoas.

Quer ler mais artigos como esse? Assine nossa newsletter e receba conteúdos em primeira mão!

About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.