Modelo de trabalho híbrido: 5 dicas para implantar na sua empresa

Você já conhece o modelo de trabalho híbrido? Ninguém jamais imaginou que a pandemia do coronavírus mudaria de fato a rotina das pessoas ao redor do mundo. O isolamento social trouxe consigo novos desafios, dentre eles, o modelo de trabalho híbrido, uma modalidade de trabalho muito pouco explorada no ramo corporativo.

Se antes os escritórios cheios eram algo naturalizado, sem nenhum tipo de malefício ou interferência na saúde física e mental dos indivíduos, após março de 2020, esses modelos sofreram fortes abalos em sua estrutura e deram lugar ao revezamento e ao distanciamento social, sendo assim, aos poucos o trabalho remoto foi ocupando um lugar especial na preferência tanto das empresas quanto dos profissionais.

Apesar de haver empresas praticando este modelo há alguns anos, o pós pandemia cada vez mais tem induzido as companhias a buscar esta alternativa. Mas antes de mais nada, é importante analisar o cenário, mesmo sem muita referência desse novo normal, colocar os pés no chão e implementar o modelo de trabalho híbrido de forma progressiva, visando sempre o bem-estar individual, coletivo e respeitando os protocolos sanitários.

Mas como essa nova modalidade pode ser implementada e quais suas características?

O que é modelo de trabalho híbrido e quais suas vantagens

No modelo de trabalho híbrido há uma mescla entre o trabalho remoto e o home office, neste o funcionário pode realizar o trabalho a distância, numa jornada mais flexível, seja de modo integral ou parcial. Entretanto, isso não significa que o comprometimento e as responsabilidades diminuem.

As empresas e os colaboradores que buscam essa mudança na modalidade de trabalho precisam tomar alguns cuidados para que tudo ocorra de forma gradual e efetiva.

Se por um lado a flexibilidade do horário, a economia no tempo e a redução de custos enriquecem a rotina de trabalho e ilustram essa nova modalidade, a desatenção, as falhas na comunicação e o suporte técnico um pouco mais demorado são pontos negativos que devem ser tomados como essenciais na mudança de metodologia da empresa.

Dicas para implantar em sua empresa

Atente-se a todas as dicas de implantação do trabalho híbrido na sua empresa e conquiste todas as vantagens dessa prática. Veja, a seguir!

Dica 1: Revisar o contrato de trabalho

O modelo híbrido ainda não possui uma regulamentação pela Justiça do Trabalho. Já o home office possui, com a publicação da Reforma Trabalhista em 2017 (Lei Nº 13.467, de 2017).

Portanto, em caso de implementação do formato híbrido do contrato de trabalho, sugere-se que o setor jurídico forneça as condições necessárias para dar início à mudança.

Dica 2: Boas condições de trabalho

No caso das ferramentas essenciais para a execução das atividades essenciais e entrega dos resultados esperados, fica a critério da empresa cedê-los ou não.  A empresa pode acordar em dividir ou cobrir gastos dos colaboradores, tais como telefone e materiais de trabalho, tudo isso especificado em contrato, bem como a opção por ceder ou não os dispositivos eletrônicos.

Esses benefícios não só fortalecem a relação de trabalho, como também são um diferencial da empresa na qualidade e no cuidado com seus profissionais.

indicadores de RHPowered by Rock Convert

Dica 3: organizar rodízio

Se a empresa optar pelo modelo de trabalho híbrido, deve-se decidir quais colaboradores irão ou não realizar as atividades presenciais ou home office. Os mais experientes são os mais indicados para iniciar os trabalhos em home office. Também será importante a reorganização do ambiente de trabalho.

As metas devem ser bem definidas, para que as equipes saibam de suas responsabilidades e independentemente do local em que os colaboradores estejam atuando, mantenham o foco e os resultados.

Dica 4: melhoria na comunicação

Os responsáveis pela empresa devem dar a garantia de que as informações sejam compartilhadas com a equipe como um todo, sem perder nenhum conteúdo, isso deve incluir funcionários que não puderem estar presentes no dia da reunião, por exemplo.

Quando as reuniões não puderem ser realizadas presencialmente é importante que a empresa busque outras formas para sua realização, seja virtualmente, em chamadas de vídeo ou plataformas específicas voltadas para a empresa, sempre estimulando a participação entre os colaboradores com a finalidade de construir e fortalecer laços.

Para finalizar essa dica, realizar reuniões para verificar se o modelo híbrido está sendo efetivo e trazendo feedbacks positivos e negativos dos colaboradores pode ser algo construtivo para a evolução e o desenvolvimento desse modelo na empresa.

Dica 5: investir em tecnologia

Investir em modernização e novos métodos de trabalho e tecnologia é um fator primordial nesse modelo híbrido de trabalho. Para não haver prejuízo em relação aos dados sigilosos da empresa ou de algum indivíduo pertencente à mesma, já que todos vão compartilhar dados e informações fora do ambiente empresarial, outro fator essencial é aumentar os investimentos em softwares de proteção e segurança.

Além disso, a empresa deve investir na digitalização de documentos, evitando assim, despesas desnecessárias com papéis e até mesmo economizar com serviços de entregas aos locais desejados.

Devido aos seus inúmeros benefícios, a maior parte dos colaboradores deseja continuar trabalhando em home office mesmo que por alguns dias da semana, o que pode trazer resultados vantajosos para as empresas caso essa decisão não tenha gerado queda de rendimento ou prejuízos para os resultados.

Entre os principais fatores de destaque está uma maior sensação de instabilidade em um momento pós pandemia, como o provocado pela crise, maior flexibilidade, segurança e qualidade de vida, acarretando mais motivação e vontade de permanecer nos quadros da empresa.

Além do mais, os funcionários, principalmente na mudança de gerações, buscam cada vez mais novas oportunidades de uma ter liberdade a respeito do ambiente de trabalho, bem como autonomia e controle para desempenhar suas atividades, o que pode ser alcançado com o modelo de exercício apresentado

Por fim, o que espera-se do futuro é que mesmo no pós pandemia, o desejo dos profissionais de atuarem em um mercado híbrido aumentará, e as empresas que não estiverem capacitadas para essa adequação irão diminuir seus resultados e seus lucros. Então, cabe ao contratante investir em novos caminhos e disponibilizar melhores ferramentas, melhores ambientes, e recursos para trabalhar junto à equipe em prol de grandes resultados e crescimento pessoal e coletivo.

Está em busca de novas informações sobre RH? Acesse nossa Newsletter.

About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.