Conheça o RH estratégico e seus benefícios

A diferença entre um RH estratégico e um tradicional está no modo como lida com as pessoas, com os dados que têm à disposição, além da capacidade de integrar toda a empresa.

Com a tecnologia, ser realmente estratégico tem sido algo cada vez mais possível para o setor de RH, que não precisa mais ser apenas burocrático e operacional. 

Neste artigo, o Tangerino – controle de ponto digital explica o conceito de RH estratégico, suas principais características e traz dicas de ferramentas que possibilitam essa realidade. Confira!

O que é o RH estratégico e como se deu seu surgimento 

O conceito de RH estratégico diz respeito a um setor que consegue aproveitar, de forma não apenas operacional, as pessoas que ali trabalham, utilizando dados reais e tecnologia para tomar decisões.

É importante contextualizar o RH tradicional, especialmente aquele que tem uma rotina conduzida com pouca ou nenhuma ajuda da tecnologia, e no qual ainda é comum de ser encontrado em muitas empresas. 

Esse RH trabalha com foco no cumprimento das tarefas do dia a dia, que são administrativas e operacionais, geralmente sem explorar a criatividade.

No contexto das relações humanas, preza pela hierarquia e os líderes tendem a ser mais afastados dos liderados, criando-se uma barreira que acaba afetando negativamente a rotina do RH. Isso faz com que o setor realize apenas tarefas burocráticas e operacionais, sem grandes participações nas decisões estratégicas da empresa, cumprindo apenas o papel esperado.

Já o RH estratégico busca uma visão integrada entre todos os setores da empresa e preza pela comunicação e pela inclusão de todos os colaboradores nos processos. Existe uma hierarquia, mas ela não impede a troca de conhecimento, o desenvolvimento da criatividade e o surgimento de novas ideias.

Antes vistos como processos apenas básicos para o funcionamento da empresa, o fechamento da folha de de ponto, pagamento dos funcionários, controlar faltas e atrasos e realizar processos seletivos passaram a ser enxergados de outras formas  pelo RH estratégico.

Essa visão foi possibilitada, principalmente, com o surgimento da tecnologia, que transformou a visão de todos os setores da empresa, não apenas o RH.

Um dos principais entendimentos que os diretores e coordenadores do setor foram tendo, ao longo dos anos, é que o RH lida, diretamente, com o capital humano, que é o que de mais valioso a empresa tem.

Além disso, durante os processos, é possível acessar informações que dizem muito sobre a eficácia e a agilidade com que a empresa trabalha.

É o caso dos processos de recrutamento e seleção de funcionários. Durante muitos anos, o RH divulgava uma vaga e avaliava apenas os conhecimentos e as habilidades técnicas e operacionais do candidato.

Hoje, especialmente com a disponibilidade de diversos softwares de análise comportamental, os processos seletivos passaram a avaliar questões diretamente ligadas ao perfil da pessoa.

Com isso, foi sendo observado e comprovado que, quanto melhor o conhecimento sobre as capacidades técnicas, bem como o perfil comportamental do candidato, maiores são as chances de se contratar a pessoa certa para a vaga certa.

Nesse contexto, foi se tornando significativa a redução dos índices de turnover e, consequentemente, os gastos com processo seletivo. Além, é claro, de poder contar com um funcionário que se desenvolve e cresce junto à empresa.

Conheça as principais características de um setor de RH estratégico

A importância da transformação do RH, até tornar-se, de fato, estratégico, pode ser vista não apenas do ponto de vista financeiro, mas da melhoria da satisfação dos funcionários e de como ele se enxerga como parte do processo.

Assim, um bom RH estratégico deve buscar incluir em sua rotina alguns hábitos, processos e ferramentas que possibilitam que ele se torne um verdadeiro agente de transformação dentro da empresa. Veja alguns exemplos:

Foco nas pessoas

O próprio nome da área diz tudo. Os recursos humanos são, sem dúvidas, a parte mais importante da empresa e precisam ser constantemente valorizados.

Além de oferecer boas condições de trabalho, com um plano de cargos e salários interessante e benefícios, a empresa deve pensar sempre em como aquele funcionário pode e deve crescer junto com a empresa.

Assim, investir no desenvolvimento profissional e incentivar perfis de liderança é fundamental. Além, é claro, de possibilitar um ambiente de trabalho que desperte a motivação das pessoas em estarem ali. Daí vem a importância de realizar bons processos seletivos e, além de conhecer muito bem a vaga e suas demandas, contar com ferramentas de recrutamento e seleção que entreguem um perfil detalhado daquele candidato.

indicadores de RHPowered by Rock Convert

Visão integrada do negócio

A integração é, sem dúvidas, uma das realidades mais buscadas pelas empresas. Para um funcionamento ideal, os negócios devem funcionar como um cérebro, cujas partes têm funções distintas, mas se conectam para entregar o todo de forma eficiente. 

Quando o setor de RH não conversa com as demais áreas, a estratégia não funciona e o objetivo da empresa não é alcançado. Por lidar com as pessoas, o RH estratégico deve acompanhar de perto as demandas e desafios dos outros departamentos e, junto a ele, traçar formas de melhorar o desempenho das equipes, a produtividade e os resultados.

Ao atuar da forma tradicional, apenas focado em cumprir suas tarefas do dia a dia, sem se envolver com toda a empresa de forma integrada, dificilmente o RH consegue explorar seu verdadeiro potencial e entregar o que a empresa precisa.

Trabalha com dados

Um RH estratégico faz levantamentos e projetos e toma decisões sempre com base em dados e informações coletadas de forma segura e verdadeira.

Hoje com as diversas metodologias ágeis que existem no mercado, como por exemplo, os OKR, que são os objetivos e resultados-chaves das equipes e da empresa, é possível alcançar resultados cada vez mais precisos.

O setor deve trabalhar com métricas que ajudem a solucionar problemas que são recorrentes na empresa, como as taxas de turnover e absenteísmo. Em grandes empresas, especialmente, esses dados mostram realidades muito ligadas ao comportamento das lideranças e ao clima organizacional. Assim, por meio de números e gráficos, é possível buscar melhorias internas e realocações de funcionários, se for o caso. 

Conta com a tecnologia

Já foi dito que o surgimento da tecnologia foi um dos principais fatores que permitiram o desenvolvimento do RH estratégico.

Isso porque ela torna o dia a dia do setor mais ágil e dinâmico para todos os envolvidos, além da redução de chances de erros, que tendem a ser maiores quando os processos são feitos manualmente.

É por meio da tecnologia que os dados são coletados, armazenados e integrados, de forma que um dos ativos mais importantes nos negócios é poupado: o tempo.

Com a agilidade, não perdendo tempo com tarefas burocráticas e operacionais, o RH tem a chance de focar naquilo que importa e tornar-se crucial para a estratégia da empresa. 

Veja estas 4 ferramentas fundamentais para um RH estratégico

A automação dos processos de RH transformou a vida das empresas e hoje diversas ferramentas e softwares estão disponíveis para serem utilizados. Conheça alguns exemplos:

Treinamento com gamificação

A gamificação é uma estratégia que utiliza modelo de jogos e games para diversas funcionalidades, como treinamentos internos e dinâmicas para aumentar a produtividade. A ideia é despertar a motivação e o engajamento dos colaboradores. 

Diversas plataformas estão disponíveis e oferecem games prontos ou que podem ser criados e personalizados para a necessidade da empresa. 

Análise de perfil comportamental

Hoje, diversos sistemas de mapeamento de perfil comportamental permitem conhecer melhor cada profissional da empresa. 

Com isso, a organização tende a traçar melhor qual é o perfil ideal de funcionário que ela procura. A partir desses dados, os processos de admissão tendem a ser cada vez mais assertivos. 

Recrutamento e seleção

Há softwares de recrutamento e seleção que facilitam e muito o dia a dia do RH. Desde a divulgação da vaga, até a seleção do currículo, as marcações de entrevistas e retornos aos candidatos. 

Usando inteligência artificial, esse processo tende a ser muito mais ágil e o contato pessoal, em muitos casos, é realizado somente na última etapa da seleção.

Controle de ponto online

Por fim, as empresas também podem contar com um aplicativo de controle de ponto que permite que os funcionários façam as marcações de ponto de qualquer lugar, inclusive sem acesso à internet, por meio de smartphones e tablets. 

Os registros são automaticamente atualizados e enviados e permitem que o RH e gestores das equipes acompanhem a jornada de trabalho de cada funcionário da empresa, controlando atrasos, faltas, banco de horas ou horas extras.

Além de facilitar e simplificar a rotina do setor, eliminando tarefas demoradas, fornece relatórios com dados importantes para os principais indicadores do RH.

Percebeu como um RH estratégico faz toda a diferença para a empresa e para os funcionários? Com o uso da tecnologia e foco nas pessoas é possível desenvolver uma gestão cada vez mais humanizada, eficiente e ágil com resultados reais e satisfatórios.

Neste mês de maio o Tangerino está completando 8 anos com uma oferta imperdível: controle de ponto digital com até 80% de desconto! Modernize a gestão da jornada de trabalho dos seus colaboradores!


About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment