Conheça as vantagens de usar o controle de ponto Digital

Empresas que atuam com tecnologia conseguem ter resultados mais precisos, tomar decisões com base em dados e entender melhor o mercado para ter condições de competir. 

Importante tecnologia, utilizada especificamente pela área de Recursos Humanos, o controle de ponto digital é fundamental para resguardar a gestão da jornada dos funcionários e entregar informações valiosas para as empresas.

Ao optar por utilizar o controle de ponto digital,  as organizações garantem mais segurança, praticidade, agilidade e veracidade das informações de horários registradas pelos funcionários.

Neste artigo, o Tangerino – controle de ponto digital traz as principais informações sobre esse modelo de gestão de jornada de trabalho, como conceito, legislação e vantagens e benefícios da solução.  

Entenda o que é o controle de ponto e sua importância

Considerada uma importante rotina empresarial, o controle de ponto auxilia as empresas na gestão de jornada de trabalho e entrega informações muito importantes, como faltas, atrasos e horas extras, por exemplo.

Assim, é possível realizar o correto pagamento do salário e benefícios dos funcionários e realizar os devidos descontos na folha de pagamento.  

Além disso, por meio dessas informações, os gestores conseguem avaliar questões como produtividade, que afetam diretamente os resultados da empresa.

A Lei n° 13.874/2019, também conhecida como Lei da Liberdade Econômica, determina que apenas empresas com 20 funcionários ou mais são obrigadas a adotar um sistema de controle de ponto. 

Organizações que possuem um número abaixo de 20 colaboradores e, portanto, não são obrigadas a fazer esse controle, podem optar por incluir essa rotina, já que ela entrega tantas informações valiosas para os gestores. Nesse caso, torna-se uma decisão estratégica.

Do ponto manual, passando pelo relógio de ponto, chegando ao ponto eletrônico e, até mais recentemente, com o controle de ponto digital, tem sido cada vez mais importante adotar esse modelo no dia a dia das empresas.

O registro de ponto foi autorizado pela lei n° 7.855, de 1989, e, apesar de serem muito importantes, os primeiros modelos causaram muitas polêmicas, devido às chances de erros e manipulações.

Ao longo dos anos, o controle de ponto passou por importantes evoluções, principalmente com o surgimento de tecnologias, que tornaram essa rotina mais ágil, segura e cada vez mais precisa, com menos chances de erros.

Assim, houve a publicação das portarias 1.510 e 373, do Ministério do Trabalho e Emprego, que regularizaram, respectivamente, o Registrador Eletrônico de Ponto – REP e os controles de ponto alternativos, como é o caso do controle de ponto digital.

Saiba o que diz a lei sobre o controle de ponto digital

Com o objetivo de reduzir e até acabar com os riscos de fraudes e resguardar empresa e trabalhadores, foi criado o Registrador Eletrônico de Ponto, regulamentado pela Portaria 1.510, que possui uma série de exigências.

É o caso do relógio eletrônico, cujo acionamento é feito pelo crachá ou pela identificação biométrica do colaborador. Assim, após o registro, ele gera um comprovante para que o trabalhador acompanhe seus horários de entrada e saída.

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A publicação dessa portaria foi fundamental para a legalização dos controles de pontos alternativos, dentre eles, o controle de ponto digital, regulamentado pela Portaria 373, que é uma evolução da Portaria 1.510, e possui algumas exigências:

  • o sistema alternativo deve estar disponível no local de trabalho;
  • o app de controle digital deve autorizar a identificação do empregador e dos funcionários;
  • o sistema deve possibilitar o acesso eletrônico e impresso dos registros de ponto, sem qualquer alteração;
  • o sistema não pode admitir restrições e nem sofrer qualquer tipo de alteração às marcações de ponto;
  • os registros de marcação gerados por meio dos sistemas alternativos não podem sofrer qualquer tipo de adulteração;
  • o app não pode exigir que haja autorização prévia para a marcação de horas extras.

De maneira geral, o sistema de ponto digital funciona como um ponto eletrônico que tem armazenamento em nuvem e é instalado em um dispositivo móvel. 

É o caso de soluções como o Tangerino, um aplicativo que pode ser instalado em computador, tablet ou smartphone do funcionário, permitindo que ele registre o ponto do seu aparelho.

Ao realizar a marcação do ponto, o dado é enviado automaticamente e fica disponível para consulta pelo RH e até pelos trabalhadores, para verificação dos registros.

Dessa forma, toda a gestão da jornada do funcionário é feita por um sistema que não permite adulterações, garantindo mais transparência e segurança nos registros.

Conheça 6 vantagens e benefícios ao se adotar o controle de ponto digital 

É legal

Como já mostrado, o controle de ponto digital está respaldado pela legislação trabalhista, sendo, assim, um modelo que pode ser usado pela empresa sem receios.

Reduz os custos para a empresa

Dois aspectos dessa vantagem podem ser citados:

  • o controle de ponto digital entrega informações em tempo real que são fundamentais para a empresa, como a questão da produtividade, excesso de formação de banco de horas ou horas extras, que podem significar falta de gestão de tempo ou até mesmo necessidade de novas contratações;
  • além disso, ele ajuda a empresa a evitar fraudes e, consequentemente, reduz as chances de passar por processos trabalhistas devido à falta de pagamentos ou direitos dos trabalhadores.

Aumenta a transparência

As informações sobre a jornada de trabalho dos funcionários devem ficar à disposição tanto da empresa quanto do colaborador.

É direito dele acompanhar suas horas trabalhadas, inclusive para verificar grande volume de horas extras e até mesmo se está devendo horas. Com o controle de ponto digital, o acesso a essas informações é feito de forma prática e rápida, por meio do aplicativo. 

Oferece praticidade no registro

Uma das vantagens mais interessantes do controle de ponto digital é permitir que até mesmo a gestão de ponto de funcionários em serviços externos ou de colaboradores que estejam atuando em home office possa ser feita.

No caso daqueles que atuam externamente, como, por exemplo, instaladores de TV a cabo ou entregadores, a solução permite o uso do recurso de geolocalização, que mostra o horário e o local onde foi feito o registro, permitindo uma gestão mais precisa. 

Evita fraudes nos registros de ponto

Sem dúvidas, um dos maiores problemas com os modelos de pontos tradicionais é a possibilidade de adulteração, erros e até mesmo perda dos registros.

Com o controle de ponto digital, além das informações serem enviadas diretamente para a gestão de pessoas, todos podem acessar os dados e, se houver alguma inconsistência ou dúvida, consultar sua chefia para solução. 

Otimização da rotina do departamento pessoal

Um dos fatores que impulsionou o RH estratégico foi o surgimento da tecnologia. Antes considerado um setor apenas burocrático e operacional, o RH tornou-se uma área estratégica e que participa diretamente das decisões dos negócios. 

Trabalhar com pessoas e tomar decisões com base em dados são características do RH de hoje e poder contar com o controle de ponto digital, que entrega informações reais, que podem ser consultadas por categorias, além da emissão de relatórios, reforça ainda mais essa realidade do setor. 

A tecnologia surgiu para facilitar a vida da humanidade, permitindo, nesse caso, que as empresas tenham condições de pensar cada vez mais estrategicamente e de forma humanizada. Ao contar com o controle de ponto digital, a gestão de pessoas torna-se mais segura, precisa, transparente e eficaz, favorecendo a relação entre colaborador e empresa. 


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