Comunicação Corporativa: a importância da comunicação entre líderes e liderados

O relacionamento entre líderes e liderados é a chave da produtividade e do bom funcionamento de seu negócio. Mas você sabe como aplicar uma comunicação potencializadora entre os ambos os lados? Confira neste artigo.

As pessoas tendem a se sentir mais confortáveis em ambientes onde são valorizadas e onde as suas demandas são atendidas ou ouvidas. Isso vale para todo o tipo de relacionamento, seja pessoal ou profissional. 

Quando estamos em um lugar em que sabemos que as chances de nossas ideias serem seguidas, ou melhor que isso, respeitadas, sentimos que temos um dever a ser cumprido com esse lugar, algo como “não posso deixar na mão”. 

Imagina isso na esfera corporativa. Quando as demandas dos colaboradores são observadas, levadas em consideração e postas em prática, mesmo que seja em pequena escala ou com alguma alteração, isso aumenta a produtividade do colaborador e melhora o relacionamento de toda a equipe. 

A comunicação entre líderes e liderados, nesse aspecto, se torna fundamental. 

Mas, o que de fato é essa comunicação?

O bom relacionamento dentro das empresas se deve muito ao trabalho de uma boa comunicação corporativa. 

Essa comunicação significa poder expressar pensamentos, ideias e sentimentos que possam de fato serem compreendidas e até mesmo desenvolvidas por outras pessoas. 

Sem uma comunicação unilateral, que chegue a todos de dentro da empresa de forma coesa, se torna difícil falar em bom relacionamento dos colaboradores com seus líderes. 

Por quê? Veja bem: Se eu, como funcionário, não consigo falar para meu líder o que me aflige dentro da empresa ou da equipe, se há algo que me impede de fazer isso, tudo a minha volta também entrará em conflito. 

Não há produtividade que aumente quando o colaborador está insatisfeito com algum aspecto dentro da equipe e não consegue ser ouvido por isso.  É aí que entra a importância da comunicação. 

Um bom líder, que sabe ouvir e valorizar as ideias e sentimentos de sua equipe, permite alterar a satisfação dos colaboradores com a empresa e até mesmo o contentamento dos clientes externos. 

A postura de um bom líder diante dessa comunicação, também envolve esclarecer dúvidas de colaboradores, estar presente para sanar conflitos internos de sua equipe, e se dispor a  resolver problemas de compreensão entre o colaborador e a sua função.

Métodos a serem aplicados

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Para que a comunicação entre os líderes e seus liderados seja de fato eficaz para a produtividade e para o relacionamento da equipe, existem alguns métodos que facilitam essa troca. 

  • Conheça sua equipe. Conhecer as pessoas que trabalham com você é essencial para que você compreenda os sentimentos e as demandas de cada um. Conhecer não significa apenas saber o nome de cada funcionário e a função dentro da empresa. Entenda como cada colaborador se comporta, o jeito como se expressa e resolve problemas. Assim, sabendo de que forma seu funcionário age perante algumas situações, você consegue traçar o melhor caminho para se comunicar com ele e ouvi-lo. 
  • Utilize meios de comunicação adequados para você e sua equipe. Não adianta falar em comunicação se você não sabe como chegar até seus funcionários. Avalie qual meio é mais fácil,  prático e ideal para cada situação, a fim de ocorrer essa troca de informações da melhor forma possível. Um aviso pode ser dado por e-mail, mas um feedback é melhor quando for pessoalmente. Entenda qual mensagem você irá transmitir ou qual conteúdo seu funcionário quer abordar ao falar com você. 
  • Saiba qual linguagem mais adequada utilizar. Quando você sabe qual é o perfil da sua equipe, os gostos pessoais, os jeitos de se expressar, automaticamente você define um tipo de linguagem mais eficaz para chegar até eles. Se seus liderados são jovens, há realmente a necessidade de ser muito formal? Em certas situações sim, mas na maioria das vezes, o resultado da mensagem será muito mais eficaz se você falar a mesma linguagem que eles: jovial e descontraída. 
  • Aprenda a ouvir e seja empático. Entenda que não há pergunta “idiota”. Se o seu funcionário está com dúvida, tente saná-la da melhor forma possível. Aprenda a ouvir sem deboches e sem diminuir ninguém. Ouça sugestões, críticas e elogios da melhor forma possível e mostre o que pode ou não ser implementado na empresa.

A comunicação corporativa na prática

Como colocar esses métodos em prática? É muito mais fácil falar do que agir. No dia a dia, ouvir as demandas e sanar as dúvidas dos colaboradores é muito mais complicado do que se imagina, principalmente quando se lida com empresas multi ou transnacionais e com equipes de colaboradores com perfis diversos.

Por exemplo, os líderes de uma empresa do setor de odontologia precisam sanar todas as dúvidas de seus colaboradores quanto às termos técnicos utilizados. 

Se um cliente pergunta sobre clareamento dentário ou clareamento dental com moldeira  e o funcionário não consegue responder por falta de explicação de seu superior, já temos uma lacuna de comunicação entre os líderes e liderados desta empresa. 

Portanto, alguns treinamentos ou conversas sobre o funcionamento da empresa são fundamentais já no início da contratação. 

Aplicar tais treinamentos ou estar disposto a sanar dúvidas através de conversas a qualquer momento, tira do funcionário o medo do serviço e  o receio de errar e ser punido. 

Por exemplo, um consultório odontológico que possui um sistema para verificar valores de seus serviços, precisa deixar os funcionários completamente sanados de dúvidas sobre como usar tal sistema, a ponto do funcionário pesquisar sobre implante dentário ou implante dentário preço e conseguir apresentar para o cliente o resultado, sem nenhum estresse. 

Como a comunicação altera o clima da empresa

Por que é importante ouvir as dúvidas do colaborador, sejam quais forem, e deixá-lo o mais confortável possível para falar suas demandas?! Porque isso reflete diretamente no clima da empresa e no relacionamento externo com o cliente. 

Se o colaborador consegue entender sua função, conversar com seu líder e resolver o problema do cliente sem precisar passar por situações vexaminosas ou situações difíceis por falta de comunicação, ele produz melhor e gera mais resultados. 

E resultados é o que toda empresa quer, não é mesmo?!  

Além do mais, o ambiente de trabalho se torna muito mais saudável com uma boa relação entre líder e liderados, muito mais proveitoso tanto para chefe quanto para colaborador e consequentemente para os clientes que só tem a ganhar com essa boa relação findada. 

Conteúdo produzido por Beatriz Estima, redatora na empresa Vue Odonto


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