Descubra agora como reduzir o lead time de contratação no seu RH

Quer saber como reduzir o lead time de contratação e tornar o seu RH ainda mais eficiente? Para isso, é fundamental mapear e otimizar os processos, além de investir em tecnologia específica para o setor.

Neste artigo, explicamos o que é esse lead time, por que é importante diminuí-lo e como o software Compleo pode ajudar nessa missão. Convidamos Alexandre Bronze, Analista de Recrutamento e Seleção na Emphasys IT Services, para falar mais sobre isso. Continue a leitura e confira!

 O que é lead time?

Lead time é o termo usado para se referir a um prazo de entrega. Ele é muito usado nas empresas para definir o ciclo de vida de um produto, desde o momento em que se inicia a produção até a venda para o cliente final.

O termo também é muito comum em processos logísticos. Nesse caso, ele diz respeito ao tempo total do processo de entrega. Ele se inicia no instante em que a empresa recebe e separa o pedido e só finaliza quando o cliente recebe os produtos em mãos.

Todavia, também é possível acompanhar o lead time de contratação no RH. Nesse caso, estamos falando do tempo total de um processo seletivo. Isso significa que ele tem início quando o setor recebe uma solicitação para o preenchimento de uma vaga e se encerra quando o profissional com o perfil mais adequado é, de fato, contratado pela empresa.

Como se pode imaginar, trata-se de um fluxo que passa por diversas etapas até ser concluído. São elas:

  • alinhamento dos processos;
  • abertura das vagas;
  • divulgação das vagas em aberto, o que pode ser feito em vários meios;
  • utilização da tecnologia como suporte e automatização de algumas tarefas;
  • realização das entrevistas finais.

Dessa forma, é possível ver que tudo começa quando o gestor de determinada área informa o RH sobre a necessidade de contratação de um profissional para certa vaga até o momento em que os papéis são assinados.

Como calcular o lead time?

Alexandre afirma que “não existe um método padronizado para calcular o lead time. Tudo depende do cargo e das características do profissional que se busca para preencher a vaga. Então, pode ser que esse período demore poucos dias, como também pode durar semanas”.

Porém, para entender melhor como chegar a esse resultado, pode-se fazer um somatório das horas gastas em todas as etapas envolvidas no processo de contratação. A partir disso, converte-se o resultado em dias.

Um exemplo de como isso pode funcionar na prática:

  • um dia para detalhar as características e necessidades da vaga;
  • três dias para a divulgação do processo;
  • três dias para o recrutamento;
  • três dias para a realização de entrevistas coletivas e individuais;
  • dois dias considerando um final de semana;
  • uma hora para a realização de entrevistas com o gestor imediato da área.

Ao todo, esse processo levou 12 dias e uma hora para ser finalizado na empresa.

“Cada seleção exige um tempo diferente para se encontrar o candidato ideal. No caso das vagas operacionais, o lead time de contratação costuma ser menor. Entretanto, para ocupações mais estratégicas, o período necessário para encontrar o perfil desejado para a ocupação” explica Alexandre.

gestão de talentos na TIPowered by Rock Convert

Como e por que é importante diminuir o lead time?

Considerando a importância que o processo de contratação tem e todos os custos que ele gera para a organização, é fundamental encontrar formas de reduzir o lead time. A ideia é tornar o fluxo de trabalho mais dinâmico e acertado para o setor e todos os envolvidos nele.

Quanto mais eficiente e rápido for o processo de seleção, maiores são as chances de tornar a empresa competitiva e fazê-la se destacar no mercado de atuação. Isso porque as pessoas são responsáveis por criar esses diferenciais.

“São elas que desenvolvem e aplicam as estratégias, definem as metas, motivam as equipes, supervisionam os trabalhos e tomam decisões que norteiam os negócios no mercado. Tudo isso em curto, médio e longo prazo”, afirma o analista.

Ter um processo de recrutamento e seleção mais eficaz é um trabalho que só pode ser feito após o levantamento das especificações das vagas e a identificação do perfil profissional que a empresa precisa encontrar.

Alexandre continua explicando que “se essa fase for planejada e executada de forma adequada, a procura se torna ainda mais precisa. A definição de parâmetros mais direcionados contribui para que o processo não dure mais tempo que o necessário”.

Em resumo, quanto antes e mais precisa for a definição das exigências da vaga, mais fácil será para encontrar o profissional que a empresa busca. Dessa forma, cada uma das etapas que formam o processo de contratação se torna ainda mais clara para todos os envolvidos.

Do ponto de vista do RH, isso é ainda mais importante, uma vez que os profissionais responsáveis pelo recrutamento saberão qual é o perfil exato de profissional que precisa ser encontrado para a vaga em questão.

Como a solução da Compleo pode ajudar?

Investir em um software para a gestão de recrutamento e seleção é uma das formas de otimizar os processos. Então, se você quer saber como reduzir o lead time de contratação, precisa entender que a tecnologia tem um papel fundamental na organização e na melhoria dos fluxos de trabalho.

O Compleo oferece uma série de funcionalidades que vão contribuir para otimizar as etapas de contratação, como é o caso do recurso de vídeo.

“No caso do recurso de vídeo, por exemplo, o processo se torna mais rápido e eficiente. Com isso, a equipe do RH se torna mais produtiva e tem mais tempo disponível para dedicar às outras atividades”, detalha Alexandre.

Saber como reduzir o lead time de contratação é um ótimo caminho para tornar os processos mais eficientes e, consequentemente, diminuir os custos envolvidos em todo o processo. Nesse sentido, podemos dizer que a tecnologia tem um excelente custo-benefício, uma vez que a automação de algumas tarefas contribui para otimizar ainda mais o fluxo de trabalho.

Que tal conhecer o Compleo mais de perto e entender todas as vantagens que ele pode proporcionar para a sua empresa? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas com um de nossos especialistas!


About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment