Como otimizar tempo nos processos de recrutamento?

Imagem de capa do post Como otimizar tempo nos processos de recrutamento?
Imagem conheça o Compleo

Um processo de recrutamento é, sem dúvidas, muito demorado. São muitas horas gastas em ligações, análises de histórico profissional e entrevistas presenciais. A soma de todas essas etapas pode, inclusive, se tornar uma despesa considerável para a empresa que precisa ceder tempo, recursos e colaboradores a fim de cumprir bem a tarefa.

Com isso, gestores e líderes passaram a procurar no mercado algumas alternativas que solucionassem essas questões, sem deixar de apresentar bons resultados. Graças ao avanço da tecnologia, diversos programas e plataformas têm sido desenvolvidos com o intuito de otimizar tempo, tanto no recrutamento quanto nas atividades relacionadas ao processo, trazendo mais economia para a organização, que passa a focar em outras prioridades.

Uma das ferramentas mais poderosas para cumprir essa função são os softwares de vídeo. Rápidos e extremamente simples, eles se destacam como facilitadores internos, mas também não deixam o candidato na mão. Para saber como funcionam e quais são seus vários benefícios, basta acompanhar a leitura deste artigo.

Como funciona o recrutamento por vídeo?

O software de vídeo pode ser desenvolvido de acordo com as necessidades da empresa. Afinal, cada organização tem suas particularidades no que diz respeito ao recrutamento, e todos os detalhes da plataforma digital devem ser adaptados à essa realidade. Em geral, é possível que os interessados se cadastrem para passar por uma triagem inicial.

Em seguida, são convidados para realizarem uma apresentação em vídeo. A gravação pode ser feita de qualquer lugar e em qualquer momento, basta que o candidato tenha uma boa conexão com a internet e uma câmera no computador à disposição. Dentro dessa pré-entrevista, algumas questões de um roteiro previamente preparado pelo setor de Recursos Humanos devem ser respondidas, e uma análise posterior é realizada.

Por vezes, é possível agendar também uma entrevista real, caso seja uma preferência da empresa. De qualquer modo, o conteúdo fica gravado na plataforma e pode ser acessado por outros colaboradores, líderes e gestores, desde que tenham acesso ao software. Dessa forma, fica mais fácil avaliar o perfil do candidato e contar com múltiplas opiniões para confirmar se ele realmente se encaixa no cargo disponível.

Por que ele é utilizado para otimizar tempo?

Assim como os Smartphones e os aplicativos de mensagem instantânea conseguem otimizar tempo de comunicação interna e manter os colaboradores mais conectados, os softwares de vídeo consegue preservar os benefícios, porém voltados para os processos de recrutamento e seleção.

Além de facilitar bastante a disponibilidade dos concorrentes para entrevista, ele torna a avaliação de cada um deles muito mais precisa. Os vídeos podem ser assistidos e compartilhados por várias pessoas ao mesmo tempo, em um momento onde cada responsável observará diferentes detalhes.

Isso faz com que a escolha seja mais adequada e o processo de análise fica muito menos demorado. O tempo dedicado a entrevistas e testes é reduzido e somente encontros presenciais extremamente necessários são agendados, como que para determinar o veredito final a respeito do candidato.

Os que não foram selecionados naquela ocasião podem ter seus vídeos armazenados em um banco de dados para eventuais consultas, já que várias possibilidades podem se abrir na empresa ao longo do tempo. Assim, fica mais fácil também para os recrutadores buscarem interessados à altura, que já tenham um perfil aproximado ao que for exigido em outra situação.

O que pode ser avaliado durante a gravação?

Muitas vezes, entrevistas físicas exigem um alto nível de atenção do recrutador. Ele precisa ficar atento à linguagem, postura, habilidades e desenvoltura do candidato e, com tantos detalhes a serem considerados, muitas vezes algo pode ficar de fora. Além disso, é difícil se manter concentrado em tudo e ainda fazer anotações, e a soma desses fatores faz com que muitas entrevistas sejam extremamente longas e cansativas.

É por isso que uma entrevista em vídeo também consegue otimizar tempo e etapas de seleção: eles permitem que diferentes características sejam avaliadas por vez, seja em uma única gravação ou em várias, de acordo com o que for determinado para o recrutamento online.

Por exemplo, depois da pré-entrevista de apresentação, a empresa pode solicitar ao candidato um vídeo em que a fluência de uma segunda língua seja comprovada. Em outros casos, perguntas técnicas e específicas sobre o cargo podem ser feitas, para testar conhecimentos e demais habilidades. O melhor é que, após a triagem de vídeos recebidos, é mais fácil comparar os candidatos ao assisti-los novamente, sendo muito melhor do que chamando-os presencialmente e ter que lidar com encaixe de horários e mais tempo perdido.

Quais outras ferramentas ajudam a otimizar tempo?

Com os recursos em vídeo, outras ferramentas podem ser utilizadas na busca pela otimização de processos de recrutamento. Existem outros softwares que permitem a análise comportamental de candidatos, que aplicam testes específicos de conhecimento e que podem, até mesmo, fazer uma triagem inicial do histórico profissional do concorrente.

Em um mundo tão ligado à tecnologia, as redes sociais também não devem ficar de fora da análise do processo. Isso não significa que o candidato deve ser analisado por suas preferências de entretenimento e lazer, mas pelo seu comportamento profissional em redes específicas, como o LinkedIn.

Após a aplicação de entrevistas em vídeo e demais opções tecnológicas, será a hora de convidar os candidatos para comparecer à empresa. Sendo assim, para ajudar na eliminação de concorrentes e afunilar ainda mais o perfil desejado, dinâmicas em grupo e testes psicológicos podem ser aplicados como forma de avaliar tanto o desempenho individual quanto a postura em equipe do candidato, itens fundamentais para que qualquer profissional se encaixe bem dentro de um setor.

Considere também que, ao chegar nesse ponto, os candidatos já estarão bem familiarizados com a proposta e com a organização, devido ao seu contato inicial via entrevista em vídeo. Afinal, a ferramenta também pode servir como forma de apresentar a empresa, o setor, o cargo e todos os outros detalhes essenciais de contratação, poupando ainda mais tempo na decisão final.

Agora que você já sabe o quanto otimizar tempo nos processos de recrutamento é uma alternativa acessível, é hora de conhecer melhor o Compleo e descobrir como os nossos softwares podem fazer parte da sua empresa.

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados