Como otimizar o lead time na contratação de funcionários?

Imagem de capa do post Como otimizar o lead time na contratação de funcionários?
Imagem conheça o Compleo

Partindo do princípio de que o foco de toda organização é o sucesso e sua permanência no mercado, as empresas estão cada vez mais dando importância ao processo seletivo de profissionais. Atualmente é possível identificar que saber lidar com as pessoas deixou de ser um desafio e calhou de ser uma vantagem competitiva para as organizações bem-sucedidas.

O processo de contratação de funcionários possui grande influência nos resultados das operações da organização. Fica mais claro entender o conceito desta operação no momento em que percebemos que, quanto melhor for esta contratação e avaliação de candidatos, melhores também serão os resultados da empresa em médio e longo prazo.

No entanto, diferente do que se espera, o processo de contratação de funcionários não precisa ser necessariamente longo e maçante. Você e sua equipe responsável por estes processos podem optar por medidas práticas e atuais que lhe ajudarão a acelerar cada etapa e ainda a não perder o foco na qualidade dos candidatos selecionados.

Neste artigo daremos 4 dicas para otimizar o lead time (período entre o início e o fim do processo seletivo) e torná-lo mais eficiente. Confira!

Divulgue as áreas de forma eficiente

Analisar as características do profissional que se encaixa na vaga disponível dará indicações de onde é possível encontrá-lo. Deste modo, é provável identificar em quais meios esse profissional se comunica e busca informações. Por exemplo: se você busca um profissional jovem para a área de TI, você terá mais chances de encontrá-lo se fizer a divulgação em redes sociais, grupos online etc.

Além disso, é extremamente importante que a descrição do cargo esteja clara para reduzir o tempo de perguntas supérfluas durante o processo de contratação de funcionários. Assim, você também consegue distinguir quem de fato tem interesse na área ofertada daqueles que tinham expectativas não condizentes com ela.

Uma divulgação de forma eficiente não depende exclusivamente do orçamento da empresa, mas da atenção dada ao perfil e às possibilidades de comunicação existentes.

Envolva o líder no processo seletivo

Apesar de, na maioria das vezes, a contratação de funcionários ficar apenas nas mãos do pessoal de Recursos Humanos, é fundamental que os profissionais que ocupam cargos de liderança se incluam no processo de escolha das pessoas que trabalharão em suas equipes, pois suas intuições e experiências podem trazer ainda mais facilidade para identificar o candidato mais adequado ao seu departamento.

Aliás, é importante que a palavra final sobre o candidato selecionado seja dos próprios líderes, assim o gestor se sente responsável pelo sucesso do profissional na empresa, diferencialmente da situação em que são contratados apenas pela equipe de Recursos Humanos, pois desta forma os líderes tendem a não se importar tanto com o desempenho dos seus liderados.

Para a efetivação deste método, escolha os 3 melhores candidatos e encaminhe para o gestor do setor. Mas lembre-se de demonstrar que está disponível caso o mesmo tenha alguma dificuldade no processo.

Mantenha um banco de dados para potenciais candidatos

Após a finalização do processo de contratação de funcionários, é comum muitos profissionais de Recursos Humanos, eliminarem informações referente aos candidatos que não foram selecionados. Esta é simplesmente uma atitude equivocada.

É muito habitual que alguns recém-contratados não se adaptem ao serviço na empresa durante o período de experiência e por isso é importante manter um banco de dados com os potenciais candidatos que também se destacaram, pois simplificará o novo processo para ocupação deste cargo.

Outra forma de reduzir o tempo no processo de recrutamento e seleção é por meio do recrutamento interno. Para isso é importante que o departamento de Recursos Humanos tenha mapeado e compilado as características dos funcionários de sua organização em um banco de dados.

O banco de dados é conhecido como um agrupamento de elementos integrados entre si ou uma coleção de informações inter-relacionadas que se associam de forma lógica.

Para as empresas, um sistema de gerenciamento de bando de dados eficaz é essencial para o bom prosseguimento da sequência das operações. Com ele, é viável conservar informações de empregados de forma organizada, folhas de pagamentos, avaliações de desempenho, administração de treinamento, avaliações de pesquisa, entre outros.

Integre processos e pessoas à tecnologia

Apesar de ser o último tópico, a utilização da tecnologia é o método mais prático e que pode otimizar da melhor forma o lead time na contratação de funcionários para sua empresa.

A competitividade entre as empresas sustenta que as pessoas devem ser cada vez mais fontes de vantagens para essas disputas internas, e a área de Recursos Humanos tem que ser, por si só, uma equipe que integre valor ao grupo organizacional. Atualmente esta área é vista como um parceiro de negócio, mas para isso a equipe precisa se manter cada vez mais atualizada, buscando mecanismos que ofereçam um serviço eficiente, com rapidez nos processos e de alta produtividade.

O uso da tecnologia na administração dos recursos humanos é um requisito indispensável para as organizações que pretendem competir em uma economia globalizada.

É imprescindível possuir um software de gestão que possa ser acessado tanto por um dispositivo móvel quanto pelo computador e que possibilite a troca de informações entre os colegas de trabalho e gerencie os processos de seleção, além de oferecer chamadas de vídeo, que podem ser utilizadas como uma ferramenta de pré-seleção dos candidatos ao proporcionar a comodidade de minimizar custos e agilizar os processos.

Este contato inicial tem sido usado no processo de recrutamento e seleção para verificar o nível do cargo que o candidato tem em mente, qual é o salário pretendido e também para esclarecer dúvidas que o recrutador teve ao ler as informações sobre a carreira do mesmo.

Como vimos, atualmente é primordial utilizar a tecnologia para inovar no processo de contratação de funcionários e otimizar o lead time. Entre em contato com o Compleo e conheça a plataforma desenvolvida para solucionar os problemas de recrutamento e seleção da forma mais eficiente possível!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Cover Image for Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público
Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público

O profissional de atendimento ao público desempenha um papel crucial em estabelecer a imagem e a reputação de uma empresa.  Essa posição reque...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados