Como escolher um software de recrutamento e seleção? Saiba o que considerar!

Trazer os talentos certos para a empresa é essencial para o RH e saber como escolher software de recrutamento e seleção ajuda nessa atividade tão importante para um negócio. Afinal, se você não tiver um bom software, pode fazer a sua equipe perder tempo com atividades manuais desnecessárias e deixar de se concentrar nas atividades principais que a área de recrutamento e seleção realmente deve focar.

Em outras palavras, além de ajudar na avaliação, um bom software é fundamental para auxiliar desde a abertura da vaga até o seu fechamento.

Seja em testes, seja na triagem dos candidatos, de modo a fazer com que o RH possa focar o que ele sabe executar melhor, isto é, as entrevistas, a avaliação correta de pessoas e a minimização ou diminuição do tempo gasto com atividades desnecessárias — tanto do RH quanto do candidato, por fazê-lo perder tempo com uma vaga que não é adequada para o seu perfil.

Por isso, neste post, apresentaremos de maneira simples as melhores dicas para saber como escolher um software de recrutamento e seleção. Continue a leitura e confira!

Observe as funcionalidades que um bom software de recrutamento e seleção deve ter

Atualmente, o RH tem que lidar com uma quantidade muito grande de profissionais que se candidatam às vagas. Isso é algo comum, ou seja, dependendo do tipo de vaga, há um número muito grande de candidaturas. Muitas vezes, se o processo seletivo não tiver a assessoria de uma ferramenta, ele tende a ser manual, então, em muitos casos, não é possível avaliar todos os recursos, todos os currículos que chegam e nem todos os profissionais.

Com isso, por não ter uma ferramenta, a empresa acaba deixando de lado alguns talentos interessantes, que seriam importantes. Além disso, ela gasta um tempo muito grande dos recrutadores e dos gerentes em atividades extremamente manuais.

Nesse sentido, um bom software de recrutamento e seleção deve ajudar na automatização do processo e possibilitar que a área consiga avaliar um número maior de pessoas do que se o processo fosse feito manualmente.

Priorize a integração com outros softwares

A integração é importante porque ela permite extrair o melhor de cada ferramenta. Então, há algumas que trabalham melhor a divulgação de vagas e outras que atendem melhor a um nicho de profissionais, enquanto há aquelas que o fazem com outro nicho, ou seja, cada uma tem um resultado diferente com um segmento.

Quando ficamos presos em uma ferramenta só, não conseguimos extrair o melhor de cada uma. Por exemplo, ao criar uma vaga e conseguir divulgá-la em vários canais que estão integrados, é possível que a empresa possa selecionar os candidatos de acordo com o perfil da vaga, ou até mesmo comparar os canais.

No mesmo sentido, também é importante que os outros softwares sejam abertos à integração, como o caso de uma API que o software tem disponível, algo que facilita para que não haja trabalho duplicado.

Vamos imaginar que um candidato foi aprovado em um processo seletivo. Em vez de levá-lo para o software de gestão de pessoas, você pode automaticamente buscar essa informação por meio de uma API, que é uma interface de integração. Isso amplia a taxa de sucesso e dá mais flexibilidade para as empresas, para elas conseguirem extrair o melhor de cada ferramenta.

contratando durante a quarentenaPowered by Rock Convert

Fique de olho nos benefícios

Já citamos algumas vantagens de saber como escolher um software de recrutamento e seleção, mas, para ajudar ainda mais nessa missão, também vale listar:

  • redução no tempo de contratação, entre abertura e fechamento da vaga;
  • escolha dos candidatos com mais chances de acerto para um determinado processo;
  • RH focado em atividades mais estratégicas em vez de realização de atividades manuais;
  • possibilidade de agir em frentes que antes não eram possíveis, por exemplo, enviar um e-mail para 2 mil candidatos que se candidataram para a vaga, dando uma devolutiva já padronizada, com um texto definido;
  • outras situações que, muitas vezes, também envolvem o volume de candidatos;
  • obtenção de uma gestão de talentos com um banco de currículos, ou seja, não sendo necessário partir do zero em cada vaga que for publicada. Isso significa que a empresa pode olhar esse banco, avaliar os candidatos que já foram entrevistados ou que não foram cogitados para outra vaga;
  • possibilidade de se comunicar facilmente com os candidatos, ver se eles têm interesse em um novo processo seletivo;
  • uso da tecnologia para facilitar o processo, por meio de perguntas de triagem no momento da candidatura, de modo a classificar ou desclassificar automaticamente;
  • fluxo de contratação que permite gerenciar todos os candidatos que estão sendo avaliados;
  • testes que antigamente eram feitos manualmente e, hoje, podem ser feitos com o apoio da tecnologia;
  • uso de entrevistas por vídeos, gravadas, que possibilitam avaliar imagens e ter mais informações do que um currículo pode dar. Isso contribui para decidir se o candidato será ou não chamado para uma entrevista presencial.

Atente aos pontos que devem ser considerados

Além de avaliar e entender quais são os softwares disponíveis no mercado para solucionar as principais dificuldades, o principal é a empresa ter o processo dela mapeado para entender exatamente quais são essas dificuldades que ela enfrenta hoje no processo seletivo. Enxergar e entender os gargalos do processo ajuda para que uma consultoria escolha o melhor software de recrutamento e seleção.

Algo muito importante é conversar com as empresas, testar os softwares, rodar um processo-teste, ver como ele se comporta e notar se tudo o que a solução promete é realmente atendido. Dessa forma, faça esse mesmo processo com outros softwares diferentes para poder escolher a melhor solução para o caso da sua empresa, lembrando que diferentes produtos podem atender a diferentes necessidades.

A verdade é que não existe uma solução específica e melhor que atenda a todos os casos, por isso que é interessante testar, rodar e trabalhar com a sua equipe para definir o melhor produto.

Conheça os diferenciais do Compleo

O Compleo é um software maduro, que já está há quase seis anos no mercado e tem uma grande possibilidade de personalização e de customização. Isso facilita muito para que a empresa possa montar o seu processo, como o fluxo de contratação, os campos personalizados e uma série de outras funcionalidades para aderir à forma como ela costuma trabalhar no dia a dia.

Além das funcionalidades específicas para uma consultoria de RH, existe a possibilidade de montar um currículo personalizado, com a identidade visual de sua consultoria para que o seu cliente receba esse currículo já com os dados com a sua interface, automaticamente. Outro grande diferencial é um módulo para o cliente acompanhar as vagas, com opções de compartilhamento de informações do candidato.

Além disso, existe o produto por vídeo apenas de entrevistas gravadas quanto a solução de vídeo integrada ao ATS Compleo. Em alguns casos, a empresa tem interesse somente no produto de entrevistas por vídeo, uma solução específica para esse objetivo que é o Compleo Vídeo.

Por sua vez, a segunda opção facilita bastante para que a empresa de recrutamento tenha uma ferramenta para mandar convites para os candidatos gravarem os vídeos em um aplicativo exclusivo. Depois, também é possível assistir a esses vídeos, compará-los e compartilhá-los com o cliente.

Por fim, para saber como escolher software de recrutamento e seleção, é preciso ter em mente que tudo isso facilita e torna o processo de RH bem mais ágil e com muito mais chances de acerto, além de melhorar a marca da empresa e fazer com que o RH consiga trazer o melhor recurso no menor tempo possível.

Se você gostou dessas dicas sobre as soluções do Compleo e quer saber mais a respeito, entre em contato conosco agora mesmo!


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment