Como é feito a seleção e recrutamento online?

Não é novidade que as empresas utilizam a internet para divulgar suas ofertas de cargos. E com a era digital, os antigos anúncios de jornal deram lugar a portais online. As redes sociais acabaram se tornando uma ferramenta de busca muito útil. Além disso, as empresas têm implementado bancos de talentos virtuais.

Com isso, a interação entre candidatos e empresas ganhou rapidez, e nada mais justo que os processos de seleção e recrutamento online também ampliem seu espaço, com a utilização de recursos digitais que permitam a realização das seletivas, independentemente da geolocalização dos profissionais.

Por meio dessas ferramentas, o setor de RH pode realizar uma logística muito mais eficiente e menos custosa, além de conseguir integrar todos os recrutadores e promover uma comunicação com menos falhas.

Para que você entenda melhor como funciona o processo de seleção e recrutamento online, preparamos este post especial. Acompanhe as próximas linhas!

Como funciona o recrutamento online?

Entende-se por recrutamento online quando a principal (ou única) forma de contato entre a empresa e os candidatos em um processo seletivo é a internet. Isso acontece desde o anúncio do posto de trabalho até as últimas entrevistas.

Em teoria, todas as etapas do recrutamento online podem ocorrer virtualmente, por meio de plataformas digitais que forneçam acesso ao candidato. A empresa ainda pode implementar avaliações de acordo com seu interesse e automatizar partes do processo seletivo.

Dentre os procedimentos que podem ser realizados online, podemos citar os seguintes como exemplos:

  • testes de personalidade do candidato;
  • avaliações de raciocínio lógico;
  • verificação de conhecimentos em idiomas;
  • verificação de conhecimentos técnicos e teóricos;
  • entrevistas por vídeo.

No entanto, antes de implantar essa mudança no RH da sua empresa, estude as necessidades da organização. Com que frequência novos funcionários são contratados? Como é a rotina da equipe responsável por essa tarefa? Quais são os custos que você precisa reduzir? Sua equipe e os gestores da empresa estão preparados para esse novo estilo de recrutamento?

Em face de tal mudança, é preciso que os profissionais estejam alinhados de maneira que a comunicação torne-se mais eficiente. Nesse sentido, três fatores são primordiais: comunicação adequada, acompanhamento ininterrupto e boas ferramentas digitais de gestão. À medida que todos esses detalhes forem apurados, você conseguirá escolher quais etapas do recrutamento online quer incluir no seu sistema.

Como as plataformas de recrutamento favorecem a criação de processos seletivos personalizados, é possível implantar mecanismos que apontem não apenas os melhores perfis de candidatos, mas também gerem estatísticas a fim de orientar os recrutadores para as melhores tomadas de decisão.

Como ganhar eficiência nessa estratégia?

Para que a implementação de processos de seleção e recrutamento online dê certo, é preciso que você estabeleça uma estratégia que leve em consideração as seguintes premissas:

Planejamento

É necessário que o processo de seleção e recrutamento online ganhe um DNA digital. Isso significa desenhar um planejamento que digitalize todos os critérios de oferecimento dos cargos, workflow de aprovação e, consequentemente, envolva diretamente recrutadores e gestores nesse novo paradigma empresarial.

Atração

Para captar inscritos, sua empresa deve pulverizar os cargos oferecidos em todas as ferramentas digitais possíveis: sites, redes sociais, portal institucional etc.

Seleção

Adote sistemas online e plataformas de recrutamento para a realização de todas as etapas desejadas (sobre as quais falaremos a seguir). Dessa forma, você consegue os resultados desejados e evita falhas que possam prejudicar o andamento da estratégia.

Análise

Com a integração de todos esses dados, a análise das informações, tanto globais quanto individuais, torna-se muito mais acertada e centralizada. Isso facilita a comunicação da equipe gestora do processo e melhora a perspectiva sobre os candidatos.

Gestão

A gestão será responsável por controlar todo o andamento do processo: número de postos abertos, etapas da seleção, performance dos recrutadores, comunicação com os candidatos, prazos etc.

Quais são as etapas da seleção e recrutamento online?

A definição das etapas de seu processo seletivo depende dos quesitos necessários para o preenchimento da oferta. Obviamente, cargos de maior complexidade, que exijam profissionais altamente preparados, devem conter critérios muito mais específicos e talvez um maior número de eliminatórias em relação a postos de base.

Portanto, o planejamento detalhado é essencial. Na hora de definir como esse processo será realizado, você precisa levar em conta alguns aspectos. Primeiramente, avalie a urgência de preenchimento do cargo, trace o perfil do candidato e determine a equipe envolvida na seleção. Depois disso, você deve dar o próximo passo: determinar as etapas de avaliação. Confira a seguir.

Cadastro online de conteúdos profissionais

Muitas empresas optam por uma triagem online de dados e informações como ponto de partida para a seleção. Essa é uma excelente forma de manter dados de candidatos atualizados e eliminar a duplicidade de informações.

Além disso, sua empresa pode segmentar cada perfil profissional de acordo com os nichos de interesse, bem como realizar busca por palavras-chave ou características comuns. Como os dados são preenchidos online, o sistema gera essas informações automaticamente, de acordo com as configurações predeterminadas.

Análise de redes sociais

Hoje em dia, é muito comum que empresas verifiquem os perfis em redes sociais dos participantes de processos seletivos. Como um exemplo, podemos citar o LinkedIn, que é tido como a maior rede social profissional do planeta. A plataforma é uma forma inteligente de verificar as experiências e recomendações dos candidatos. Muitas empresas também acessam perfis em outras redes, como Facebook e Twitter, isso para verificar a postura e os interesses do participante do processo seletivo.

Testes de conhecimento

Sua empresa pode determinar os testes de conhecimento que desejar como caráter eliminatório dos processos seletivos. É muito comum haver desde testes de conhecimento geral e idiomas até mesmo avaliações sobre conhecimentos específicos da área de atuação dentro da empresa e questões institucionais.

Os resultados e notificações de aprovação ou reprovação aos candidatos também podem ser automatizados, o que elimina o tempo destinado à comunicação analógica com cada participante.

Entrevistas por meio de plataformas de vídeo

A entrevista por vídeo é uma das opções mais eficientes disponíveis no mercado para a realização de um processo seletivo de sucesso. Por meio dela, a companhia fica muito mais perto do entrevistado, e se torna capaz de avaliar melhor os critérios. Assim como na entrevista presencial — que não será descartada —, é possível observar detalhes relacionados à comunicação, ao tom de fala e à postura corporal do candidato.

O Skype é uma plataforma muito utilizada, mas já existem muitos outros softwares voltados exatamente para essa tarefa. Por meio deles, a equipe se torna capaz de gravar a entrevista, de modo que os gestores podem fazer uma análise mais detalhada em um momento propício. Além disso, a integração de tal solução junto aos sistemas internos da empresa — como um ERP — é simples e a utilização é muito prática.

Existe ainda a opção de os candidatos gravarem previamente vídeos com respostas a determinados questionamentos. Esses vídeos são postados na plataforma de seleção e podem ser analisados por cada recrutador.

Softwares de análise comportamental

Assim que a entrevista em vídeo termina, é interessante complementar o processo de escolha com um software próprio para a análise comportamental. Essa atitude ajuda a empresa a diminuir custos e prejuízos, evitando contratações equivocadas. Além disso, também auxilia a empresa a reconhecer melhor o perfil de cada candidato.

Após isso, enfim, pode ser agendado um encontro presencial para conhecer pessoalmente o candidato e confirmar as expectativas geradas até então.

Quais são os benefícios desse método?

Tal método abre espaço para que a companhia economize tempo e dinheiro. Termos que podem ser tidos como palavras-chave para pontuar as vantagens de um recrutamento a distância. Com os recursos audiovisuais, a verificação de informações ocorre mais rápido. Afinal, o roteiro é preparado com base em perguntas objetivas.

O uso do telefone não é suficiente para o processo, isso porque ele não viabiliza a visualização do comportamento do candidato. Por essa razão, a opção mais indicada é uma videoconferência.

É normal que as entrevistas presenciais sejam feitas por períodos mais longos. Afinal, sua realização precisa permitir o encontro do entrevistador com o entrevistado. No recrutamento online feito por meio de videoconferência adaptações podem ser feitas com mais facilidade. A tecnologia ainda abre espaço para que o entrevistador converse com um número maior de candidatos.

Ser socialmente responsável tende a ser um diferencial importante para as companhias atualmente. Nesse contexto, a virtualização do processo de seleção reduz o uso de papel, pois evita impressões desnecessárias, de modo que menos lixo seja produzido e descartado.

O RH deve levar em consideração que as informações precisam ser armazenadas de forma segura e sigilosa. Se um candidato não for adequado para um cargo, sua entrevista gravada pode ser arquivada para ser analisada em seleções futuras, quando o perfil do candidato for adequado.

Quais cuidados a empresa deve tomar neste processo?

Para evitar erros no processo de seleção e recrutamento online, você precisa tomar alguns cuidados.

Garanta boa experiência ao candidato

Você deve encarar o candidato como um cliente, afinal de contas, a imagem da sua empresa está em jogo. Sendo assim, proporcione a ele uma boa experiência no processo online.

Uma plataforma complexa, incapaz de gerar feedbacks rápidos, pode reduzir a eficiência do RH. Para evitar esse problema, cada processo precisa ser planejado com o devido cuidado. Além disso, o time de Recursos Humanos deve ter acesso a ferramentas eficazes.

Saiba ler e cruzar dados virtuais

O meio digital fornece uma infinidade de dados importantes para seu processo seletivo. Ao utilizar essas informações de um modo inteligente, você será capaz de ter uma visão mais completa das características de cada candidato, de modo que identificar o mais alinhado à vaga se tornará mais simples.

Automatize o que for possível

Ao fazer uso de recursos digitais, o RH é capaz de automatizar grande parte dos procedimentos do processo seletivo. Com isso, ele deixa de cometer erros básicos de comunicação e de duplicidade de dados, o que reduz as chances de falhas na análise de informações que façam com que os melhores candidatos sejam eliminados.

indicadores de RHPowered by Rock Convert

Tenha uma gestão digital

A gestão da companhia precisa estar antenada às novas tendências do mercado. Isso porque, se os processos seletivos forem executados de modo equivocado, a companhia tende a perder tempo e recursos.

Lembre-se de que os candidatos estão cada vez mais voláteis e disputados pelo mercado. Ganha a empresa que estiver mais bem preparada para recebê-los. Isso também é competitividade.

Quais as diferenças entre seleção e recrutamento online e tradicional?

Por maiores que sejam os benefícios, auferidos pela seleção e recrutamento online, muitas empresas e consultorias de Recursos Humanos ainda se apegam a práticas antigas. À primeira vista, esse fato pode não aparentar ser tão grave, a questão é que, ao deixar de fazer uso das ferramentas mais eficientes, o RH se torna menos produtivo do que deveria ser. Um problema que obviamente se reflete nos resultados da empresa.

Com a finalidade de deixar mais evidente a diferença entre os dois modelos de recrutamento, preparamos uma comparação entre eles.

Fit cultural

De um modo mais simples e resumido, podemos dizer que o fit cultural representa o nível de alinhamento entre o candidato, a vaga e a empresa. Quanto melhor a sinergia entre eles, maiores as chances de entregar resultados positivos.

Infelizmente, o processo mais tradicional de seleção não é tão eficiente em verificar esse fator, o que pode fazer com que pessoas incompatíveis com a cultura organizacional da empresa sejam contratadas.

Tecnologia

Não é nenhuma novidade que funcionalidades, como entrevistas por chamadas de vídeo e softwares de gestão de RH facilitem o dia a dia dos especialistas em Recursos Humanos, de modo que eles possam se focar em suas atribuições.

Ao se apegar a uma atuação analógica, porém, a seleção e recrutamento tradicional deixam de lado esses benefícios, o que eleva a carga de trabalho de seus profissionais de RH, diminuindo assim sua eficiência.

Processos seletivos

As ferramentas tecnológicas tornam a elaboração de um processo seletivo menos complexa, o que permite que o setor de Recursos Humanos tenha facilidade em planejar dinâmicas mais intuitivas humanizadas.

Sem o uso dessas funcionalidades, porém, o processo de recrutamento e seleção tende a ser mais sério e engessado. Uma situação que pode levar os aspirantes à vaga a se sentirem inseguros, prejudicando seu desempenho e impedindo assim que o responsável pelo processo avalie seu verdadeiro potencial.

Qual é a importância do recrutamento online durante a pandemia?

Não é uma novidade que, graças aos impactos causados pela pandemia de covid-19, todas as pessoas são forçadas a viver uma nova realidade. Nesse cenário complexo, atividades que exigem uma proximidade maior entre indivíduos, como métodos de recrutamento tradicionais, não são viáveis.

A grande questão é que, mesmo nesse momento, muitos negócios precisam continuar sua operação. O que tende a demandar a contratação de novos colaboradores.

Felizmente, por meio do recrutamento online, as empresas podem continuar com acesso à mão de obra. Afinal, a maior parte desse processo, quando não a sua totalidade, é feita por meio da internet. O que reduz drasticamente o contato entre indivíduos, contribuindo para o isolamento social, tão necessário neste momento.

Uma vez que uma companhia opta por soluções a distância para recrutamento de talentos, ela reduz a exposição de seu time de recrutadores, e até mesmo dos candidatos do processo seletivo, a situações em que eles podem ser contaminados pelo coronavírus, de modo que, além de mais econômico e eficiente, o processo de seleção online é muito mais seguro.

Como implementar um processo de recrutamento e seleção nesse cenário?

Para que o recrutamento de talentos durante a pandemia seja feito de modo seguro, sem que isso reduza sua eficiência, o RH precisa levar em consideração uma série de fatores.

Dentre esses fatores, podemos dizer que os principais são os seguintes:

Mapeamento de processos

Neste momento atípico, mesmo os processos de recrutamento que antes eram muito eficientes podem apresentar falhas graves, capazes de colocar em risco tanto o recrutador quando o participante do recrutamento.

Para reduzir esse risco, é necessário que time de RH mapeie todos os procedimentos relacionados à seleção de talentos em busca de pontos críticos.

É importante ressaltar que esse cuidado também deve ser tomado em processos de seleção a distância. Afinal, mesmo que as etapas seletivas sejam realizadas por meio da internet, ainda podem existir pontos em que o recrutador é exposto a situações de risco durante o processo.

Elaboração de um plano preciso

Uma vez que cada etapa do processo de recrutamento online é devidamente mapeada, cabe aos profissionais de RH desenvolverem um plano para garantir que todo o processo ocorra de forma segura e eficiente.

Nesse momento, é necessário fazer perguntas como:

  • O candidato deve vir até a empresa em alguma etapa do processo seletivo?
  • Que medidas devem ser implementadas para reduzir a exposição dos candidatos e dos recrutadores se esse deslocamento for necessário?
  • Uma vez contratado, o candidato vai desempenhar suas funções em home office ou nas dependências da empresa?
  • O que fazer para garantir sua segurança nas duas situações?

Embora esse cuidado aparente ser complexo, ele se faz necessário para proteger tanto os colaboradores atuais da companhia quanto aqueles que estão prestes a fazer parte de seu quadro de funcionários.

Escolha de ferramentas adequadas

Por fim, é importante que o time de RH faça uso das ferramentas mais eficientes de seleção a distância, para garantir tanto a segurança de todos os envolvidos no processo seletivo quanto a qualidade do processo em si, o que é fundamental para que colaboradores realmente alinhados ao perfil da empresa sejam selecionados.

Neste contexto, podemos dizer que uma solução em recrutamento que oferece funcionalidades como a triagem por vídeo e viabilize a troca de informações entre os membros do time do RH é a mais indicada.

Panorama para o recrutamento e seleção de talentos pós-pandemia

Durante a pandemia, muitos profissionais se viram forçados a desempenhar suas funções de casa. Essa situação tende a dar ainda mais força ao home office, que já vinha ganhando espaço. Afinal, a nova modalidade de trabalho tem sido amplamente testada e implementada, isso por empresas de todos os portes e áreas de atuação.

Levando esse fato em consideração, é fácil chegar à conclusão de que, mesmo depois que a pandemia terminar, muitas empresas não voltarão ao seu antigo modelo de operação. Por essa razão, os gestores, em conjunto com o time de RH, devem elaborar estratégias para adaptar a companhia a essa nova realidade.

A grande questão é que, caso essa mudança não seja devidamente planejada, a companhia em questão pode se tornar menos produtiva. Uma situação que obviamente deve ser evitada.

Neste contexto, ferramentas de recrutamento online abrem espaço para que a empresa selecione colaboradores alinhados a essa tendência.

Além disso, sistemas de gestão de RH podem otimizar as rotinas dos profissionais de Recursos Humanos, aumentando assim sua eficiência e permitindo que eles gerenciem ainda melhor a interação entre a companhia e seus funcionários.

Quais as principais técnicas de recrutamento?

A finalidade do recrutamento online é facilitar a elaboração de processos seletivos em uma empresa, melhorando seus resultados. Sua implementação, porém, quando combinada a outras técnicas de seleção, tende a se tornar ainda mais eficaz.

Dentre essas técnicas, podemos citar as seguintes.

Big Data e análise de pessoas

Durante sua operação, uma empresa é capaz de apurar um grande número de dados a respeito de diversos fatores, dentre eles, o comportamento humano. Por meio da análise desse tipo de informação, o setor de Recursos Humanos pode identificar padrões comportamentais, negativos e positivos, e assim implementar soluções para lidar com eles.

Os benefícios da apuração do Big Data para o RH são muitos, um dos mais promissores é a redução do turnover e dos custos relacionados a ele.

Inteligência artificial aplicada à gestão de pessoas e ao recrutamento

Não é uma novidade para o gestor de Recursos Humanos que seus colaboradores precisam lidar com uma série de tarefas administrativas, que os impedem de se dedicar a atividades mais estratégicas, reduzindo sua produtividade.

Por meio de soluções em inteligência artificial e machine learning, porém, trabalhos mais relacionados à apuração de dados podem ser automatizados, o que abre espaço para que o time de RH aja de modo mais estratégico.

Neste contexto, o machine learning, que permite que o sistema adotado pela empresa aprenda por conta própria, se tornando assim cada vez mais eficiente, é um grande aliado.

Por fim, é válido ressaltar que um processo seletivo de qualidade é indispensável para que uma empresa seja bem-sucedida. Afinal, por meio dele, a companhia é capaz de captar talentos alinhados ao seu perfil. Felizmente, a tecnologia oferece uma série de ferramentas com o potencial de otimizar esse processo. Dentre elas, a seleção online pode ser considerada uma das mais promissoras!

Agora que você entende como funciona a seleção e recrutamento online, o que acha de ter acesso a um software altamente especializado, projetado para otimizar os processos seletivos em sua empresa? Entre em contato conosco e descubra as soluções do Compleo!

atração de talentosPowered by Rock Convert

About

Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment