Como desenvolver a motivação organizacional e engajar a equipe?

Imagem de capa do post Como desenvolver a motivação organizacional e engajar a equipe?
Imagem conheça o Compleo

A maioria dos gestores entende que a principal máquina de uma empresa são os talentos que ela tem, mas sabem também que a maior dificuldade é descobrir como extrair o melhor de cada profissional e manter equipes de alta performance.

Para que uma empresa cresça, é necessário que todos os envolvidos estejam em sintonia, engajados com a mesma vontade de crescer, para que os objetivos sejam alcançados.

O desafio do setor de Recursos Humanos é cultivar e manter a motivação organizacional, de forma que todos os líderes e colaboradores estejam empenhados em atingir a excelência em qualquer área de atuação.

Para ajudar nessa tarefa rumo ao estímulo constante, neste texto reunimos informações sobre a motivação organizacional, suas vantagens e sua importância. Além disso, listamos dicas de como manter as equipes motivadas. Acompanhe!

O que é motivação organizacional?

Motivação é o que move à ação, ou seja, o que faz com que a pessoa busque ser melhor todos dias em sua vida pessoal e profissional.

O conjunto de ações que a empresa pratica para motivar os profissionais e obter deles a melhor performance dentro da instituição se chama motivação organizacional.

Qual é a importância de manter a equipe motivada?

Quando um profissional se sente parte da empresa, ou seja, tem liberdade de expressar opiniões, dar ideias, ser desafiado positivamente pelo seu líder e mantém um ótimo relacionamento com a equipe, suas horas de trabalho são muito mais produtivas. Ele não vai perder tempo reclamando ou procrastinando, pois sabe a importância que sua tarefa tem dentro da companhia.

Quando o líder entende a necessidade de motivar sua equipe diariamente, consegue extrair dela o melhor, contribuindo para o comprometimento, a criatividade, a satisfação, a confiança e a felicidade do colaborador, dentro e fora da empresa.

Quais são as vantagens que uma equipe motivada oferece à organização?

Quando você entende a importância da motivação, percebe que ao favorecer seu estabelecimento na companhia, o retorno é imediato. Vamos apontar algumas dessas vantagens:

Redução do turnover

Profissionais motivados não sentem necessidade de mudar de empresa, por isso o acompanhamento individual feito pelo RH é tão importante.

Cada indivíduo tem fatores motivacionais diferentes e que mudam de acordo com o período de suas vidas. Se um menor aprendiz sente que sua presença é importante dentro da companhia, terá como motivação ser efetivado. Já um colaborador mais experiente, se tem como estímulo um ambiente tranquilo, manterá seu foco para produzir mais.

Esses 2 exemplos distintos mostram que agradar a todos é impossível, mas se o líder expressar o objetivo de olhar sempre para cada talento, vai reter os melhores na sua equipe.

É importante lembrar que quanto menor for a necessidade de repor uma vaga no setor, mais unida se torna essa equipe — o que ajuda muito na motivação interna.

Equipe com alta produtividade

Equipes unidas e motivadas produzem mais e com melhor qualidade, pois os profissionais sabem exatamente quais são e como devem executar suas tarefas. A motivação é responsável por equipes produtivas, e a empresa ganha em lucratividade.

Mesmo com esses benefícios, alcançar o objetivo de manter talentos motivados diariamente não é uma tarefa simples. Todas as pessoas têm dias bons e ruins, e cabe ao líder observar cada membro da sua equipe e ajudá-los todos os dias.

Quais são as melhores dicas para manter a motivação organizacional?

Para que você transforme seu colaboradores em uma equipe engajada e motivada, seguem outras dicas:

Dar atenção ao funcionário

O líder precisa estar atento e ouvir os profissionais que integram sua equipe. Todas as pessoas têm ideias e observações que ajudam no dia a dia, então é importante não negligenciar o colaborador, estando sempre pronto a ouvi-lo e a oferecer um feedback construtivo.

O gestor precisa assumir o papel de parceria com a equipe, mostrando que todos estão ali com o mesmo propósito: fazer o melhor trabalho e serem reconhecidos por isso, sem egoísmo, arrogância ou qualquer outra atitude que faça os liderados se sentirem inferiores. Nada desmotiva mais um talento do que se sentir um simples executor de tarefas.

Criar incentivos

Essa dica abrange muitas ações que podem ser executadas pelo gestor e pelo setor de Recursos Humanos da empresa. Vamos citar e explicar algumas:

Avaliação de desempenho

Ao criar a cultura de avaliação de desempenho, o RH será capaz de visualizar a evolução do colaborador como pessoa e como profissional. O próprio colaborador será estimulado a entender e apontar o que pode estar errado no seu desempenho, propondo melhorias.

Esse método constrói uma visão crítica no indivíduo, motivando-o a se tornar cada vez melhor em todos os aspectos.

A avaliação de desempenho é uma ferramenta que deve ser apoiada e levada muito a sério nas empresas, pois quando bem executada, é extremamente eficiente.

Plano de carreira

A organização precisa ter documentado o perfil de cada cargo que oferece. A partir disso, o RH tem as informações essenciais para construir um plano de carreira para todas as área da empresa.

A maioria dos profissionais deseja crescer profissionalmente. Quando lhes é apresentado até onde eles podem chegar dentro da organização, um estímulo interno é acionado e essa motivação vai durar até ele perceber que é possível superar cada desafio proposto pela empresa. O resultado é um profissional engajado, responsável e leal.

Reconhecimento

Ser elogiado é muito bom, mas isso não pode ser considerado um recurso de motivação constante, pois o efeito é momentâneo e acaba se tornando cansativo.

Reconhecimento é quando o colaborador é desafiado a cumprir determinada tarefa e a faz com eficiência. Sua motivação interna é a confiança depositada nele pelo líder, a chance que não poderá ser desperdiçada e a expectativa com o resultado alcançado. Esse estímulo será determinante para que o objetivo seja atingido.

O líder deve acompanhar todo o processo e reconhecer o fruto de todo o empenho.

Promover a melhoria contínua

As melhores equipes de trabalho estão sempre dispostas a se atualizar. Investir em treinamentos para a área ou individualizado (de acordo com a função) motiva o colaborador a aprender sempre mais e aumenta seu engajamento com o trabalho e com a empresa.

O conhecimento é sempre libertador. Manter na sua equipe pessoas que desejam permanecer na empresa é o melhor feedback que um gestor pode receber. Isso significa que todas as outras medidas tomadas estão dando certo.

Proporcionar mais benefícios

Deixamos essa dica por último, não por ser menos importante, mas por ser a mais difícil forma de motivação organizacional.

Determinar quais benefícios a empresa pode oferecer ao colaborador sempre gera muita polêmica. Enquanto um plano de academia de ginástica deixa muitas pessoas felizes, outros poderiam preferir um vale-cultura, por exemplo. Não que a empresa não possa oferecer os dois, mas se precisar escolher um, sempre existirá um percentual descontente com o resultado.

É importante que a instituição desenvolva e implemente, além da avaliação de desempenho, a pesquisa de clima organizacional para medir o grau de contentamento com tudo o que é oferecido. Dessa forma é possível considerar as mudanças de acordo com os índices apresentados e sempre melhorar a motivação organizacional.

Neste texto você compreendeu o quanto é complexo (mas possível) implantar uma cultura de motivação organizacional na sua empresa. Entendendo o que é, as vantagens e as dicas para facilitar o processo, fica muito simples começar a trilhar o caminho rumo a equipes de alta performance — além de melhor desempenho e lucratividade.

Para aprender ainda mais sobre gestão de equipes e como mantê-las motivadas, acesse nosso conteúdo sobre meritocracia e insira esse método na sua empresa. Os resultados serão surpreendentes!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional
Segurança no Trabalho: O Papel Vital do RH na Prevenção de Riscos e Promoção da Saúde Ocupacional

Muito mais do que realizar contratações, o time de RH é cada vez mais estratégico e faz parte de muitas ações da empresa pensando no bem-estar dos ...

Leia Mais »

Cover Image for Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas
Janeiro Branco: ideias para Promover a Saúde mental nas empresas

Você já deve ter ouvido sobre o Outubro Rosa ou Setembro Amarelo, certo? E o Janeiro Branco, você já conhece? Os meses coloridos têm objetivo a con...

Leia Mais »

Cover Image for Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024
Flexibilidade no Trabalho: Tendências e Benefícios para Empregadores e Funcionários em 2024

A flexibilidade no trabalho não é mais assunto do passado e cada vez mais ele ganha espaço como relevante para a tomada de decisão dos talentos sob...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados