Como a tecnologia potencializa os processos de recrutamento do RH?

Imagem de capa do post Como a tecnologia potencializa os processos de recrutamento do RH?
Imagem conheça o Compleo

Ser capaz de atrair profissionais qualificados de forma rápida, prática e direcionada é o desejo de todos os gestores. Com o uso da tecnologia, é possível aprimorar os processos de recrutamento ao otimizar a etapa de triagem e ao gerar resultados mais precisos.

Atualmente, temos os softwares de entrevistas por vídeo e os sistemas ATS, os quais direcionam os métodos de recrutamento a fim de atingir talentos que realmente se encaixem ao perfil da empresa.

Assim, ao utilizar essas ferramentas, você elimina os formulários e as demais burocracias para que os candidatos tenham acesso a sua organização. Este post vai listar os motivos pelos quais você deve parar de perder tempo e implantar a tecnologia no RH agora mesmo! Ficou curioso? Confira:

Otimização do tempo

Com um Sistema de Rastreamento de Candidatos (ATS), você otimiza seu tempo! Esses softwares são capazes de dar uma visão mais clara das colocações ofertadas por sua empresa e, assim, direcionar os candidatos que mais se encaixem no perfil.

O tempo gasto na seleção de talentos costuma ser até 5 vezes maior sem o uso de uma plataforma digital. A tecnologia viabiliza estratégias acertadas de recrutamento, por meio de buscas que quantificam, analisam e cruzam as informações. Dessa forma, o gestor não gasta tempo selecionando uma grande quantidade de materiais fornecidos pelos candidatos, o próprio sistema faz essa triagem de forma simples e segura.

Nota-se que, com o uso de veículos tecnológicos, fica muito mais fácil ter confiança nos dados e minimizar o tempo de análise dos perfis compatíveis.

Menor investimento

Tanto o profissional quanto o negócio saem ganhando por meio de processos de recrutamento online. O profissional ganha pois não tem de se deslocar para se apresentar à empresa e não tem de gastar papel para enviar as informações sobre seu perfil. Tudo é feito virtualmente e, como os perfis profissionais são expostos a outras organizações, é menos provável que existam informações falsas sobre as qualificações do indivíduo.

Já para as empresas, há uma considerável redução nos custos com atração de candidatos, além de o alcance ser muito maior e mais direcionado, pois tudo é divulgado pela internet. Não há necessidade da terceirização, de anúncios em jornais ou murais públicos. Ademais, o negócio fideliza seu candidato utilizando softwares de recrutamento e seleção, pois eles não vão precisar passar por um processo de recrutamento extenso e desgastante — o que reduz significativamente a sua motivação.

case actionline

Maior eficiência e precisão de dados

Os processos de recrutamento realizados online têm maior chance de ser eficientes e precisos. A digitalização das informações possibilita escolher candidatos de maneira mais criteriosa por meio da comparação de perfis e da sincronização ao que é desejado pela equipe de RH.

Além disso, com as plataformas virtuais, o candidato consegue atualizar seu perfil e aumentar suas chances de ser aprovado. Dessa forma, o gestor consegue visualizar o crescimento do profissional e é capaz de ter acesso aos melhores talentos de forma estatística, sem a necessidade de analisar cada indivíduo que demonstrou interesse.

Além de todos esses benefícios, o risco de gerar informações falsas para a empresa é mínimo, pois, com os perfis públicos, o profissional acaba se abstendo de colocar características que não se adequam a realidade.

Dados com transparência e segurança

Mais um motivo interessante para você investir em tecnologia no setor de recrutamento é a segurança e a transparência dos dados. Uma plataforma online garante o armazenamento seguro das informações, processos, análises, ou seja, de todo o caminho realizado no recrutamento.

Nela, é gerado um painel por meio do qual você consegue visualizar a etapa em que o processo se encontra, quantos candidatos se apresentaram para a posição ofertada e quantos seguiram para a seleção. Essas informações são guardadas de forma precisa para que os envolvidos possam acessar sem se preocupar com divergências e fraudes nas informações.

Em uma plataforma digital, todas as informações são organizados pela inteligência artificial, a qual é capaz de cruzar todos os dados do processo de recrutamento. Dessa forma, é gerada uma gestão mais organizada, tornando os modelos de recomendações mais assertivos.

Candidatos cada vez melhores

Fazendo uso ferramentas que aproximem sua empresa dos talentos necessários se torna possível atrair candidatos cada vez melhores para seus processos de recrutamento.

Ao utilizar de entrevistas por vídeo, por exemplo, você reduz o número de candidatos convocados para entrevistas presenciais e minimiza os custos e o tempo gasto pelo gestor. Com o uso desse modelo de entrevista, você é capaz de analisar o candidato em seu ambiente de conforto e fazer com que ele se sinta mais seguro, tornando-se mais exato em suas respostas.

Também, faça uso também das redes sociais e outros recursos que possibilitam localizar as pessoas certas nos lugares certos. Dessa forma, a sua empresa se torna mais vista no mercado e a possibilidade de receber contato de pessoas mais qualificadas é bem maior.

Criação de redes de contato

Com a divulgação automática das posições ofertadas no Linkedin, Facebook, Twitter e nas outras redes sociais, você é capaz de divulgar o seu negócio e ampliar sua networking por meio da criação de uma rede de contatos profissionais por meio da qual se torna mais fácil uma contratação qualificada.

Uma plataforma digital vai ajudar na exploração das redes sociais, criação de debates e captação de interesses em comum para poder ofertar atividades alinhadas aos perfis dos candidatos que nela interagem. Além disso, ela vai aprimorar a sua comunicação com as outras organizações e com os profissionais entre si. Dessa forma, você expande e melhora a sua imagem no mercado.

Portanto, a tecnologia é de extrema importância para potencializar os processos de recrutamento do RH. Isso tem contribuindo para que o setor de recursos humanos se posicione de forma mais estratégica no mercado, gerando processos mais otimizados e precisos. É possível evitar, por exemplo, custos gerados pelas entrevistas presenciais, tempo gasto na pesquisa de perfis e fraudes nas informações dos aspirantes à posição ofertada. Quando é feito investimento na tecnologia, o RH ganha reputação e valor.

E então? Está disposto a revolucionar o seu processo de recrutamento e seleção e garantir benefícios imensuráveis? Entre em contato com o Compleo!

Cases de Sucesso

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Cover Image for Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público
Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público

O profissional de atendimento ao público desempenha um papel crucial em estabelecer a imagem e a reputação de uma empresa.  Essa posição reque...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados