Carreira em W: o que é e quais os benefícios

A carreira em W é um conceito que visa conciliar os interesses dos colaboradores e das companhias. A partir dela, busca-se um equilíbrio entre líderes e qualificações, de modo a combinar crescimento no meio hierárquico da organização, considerando um aprofundamento profissional.

Essa ideia promove a transformação do que se considera consolidação de carreira em Y, tendo em vista que as funções técnicas e administrativas acabam se separando no fator desenvolvimento. Por consequência, apresenta-se características que não podem ser esquecidas porque está à frente da gestão de Recursos Humanos. Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo!

Mas o que é carreira em W?

É essencial que uma empresa em busca de desenvolvimento possa contar com funcionários que consigam abranger os negócios. Muitos colaboradores iniciam suas carreiras e buscam especialização até que, então, alcancem o cargo de gestão de uma área fixa, mas ao mesmo tempo, tenham uma compreensão dividida entre suas tarefas, comprometendo um trabalho que seja eficiente.

Nessa situação, a carreira em W é capaz de apresentar um caminho que intermedia as atividades para os profissionais. O intuito é que estes possam manter suas ocupações de especialistas, contribuindo, ainda, com o exercício de líder.

Por isso, ao aderir à função de líder técnico, há a possibilidade de se tornar uma referência no setor e no suporte para que a equipe se desenvolva.

Essa categoria de carreira que se caracteriza como multidisciplinar também torna possível uma mobilidade interna maior da companhia, sem que possa deixar de lado todo o teor qualitativo das ações. Isso quer dizer que o funcionário pode ter transferência para demais áreas, mas ele não perde o grau da função atual. Por consequência, isso gera satisfação e engaja mais.

Quais os benefícios da carreira em W?

Investir na carreira em W é considerar todos os pontos de transformações positivas em uma companhia. A fim de que você possa entender a razão pela qual é relevante a aposta nesse conceito, veja as vantagens, a seguir.

Aumento de oportunidades

A partir de nossas oportunidades, os colaboradores conseguem ampliar o conhecimento em demais setores. Dessa forma, não será mais preciso seguir uma carreira com relação a um único cargo pelo resto dos dias.

Com a carreira em W, há a possibilidade de aprendizado em outros cargos do mesmo ambiente profissional, sem que haja a necessidade de desligar o colaborador da sua ocupação atual. Desse modo, a companhia permite não somente que haja crescimento diagonal e vertical, mas uma ascensão horizontal.

Redução de gaps

Uma lacuna de habilidades é a diferença entre as habilidades que os empregadores desejam e as oferecidas pela força de trabalho disponível. A realização de uma análise de lacunas de habilidades pela carreira em W ajuda sua empresa a identificar o talento que atenderá às suas metas de negócios.

indicadores de RHPowered by Rock Convert

Pode também, para sua informação, informá-lo sobre programas específicos de desenvolvimento do capital humano e de contratações em geral.

Rompimento com hierarquias de rigidez

Uma outra questão importante é o aparecimento de novos modos de organização de times, considerando o perfil qualificado dos talentos pela multifuncionalidade.

Em determinados ambientes, portanto, o líder pode deixar de ser líder, dependendo do projeto.

Retenção de talentos

Ao considerar e otimizar as propostas de valores para os colaboradores, essa carreira também é capaz de favorecer o processo de retenção de talentos.

Quem faz parte da geração X ou Y tem mais adaptação ao formato de como as companhias fazem a distribuição de oportunidades, promovendo o crescimento dos funcionários.

Aumento de melhores desempenhos

Não há como negar que todos esses benefícios são traduzidos em otimizações de resultados e desempenhos. Aqui, basta ter em mente colaboradores com maior motivação, fazendo parte de cargos que combinam com eles, e que, mais que isso, tenham compatibilidade com as suas habilidades e competências. Torna-se, portanto, um cenário mais produtivo.

Como resultado, fazer a proposta de migrar para o conceito de carreira em W pode ser a representação de um pontapé inicial que contribui para um excelente futuro empresarial. Afinal, isso garante melhores formas de sobreviver e cresce a longos períodos na empresa.

Qual é o papel do RH na carreira em W?

As empresas que oferecem programas de benefícios que atendem às prioridades em constante mudança e evolução de seus funcionários irão diferenciá-los de seus concorrentes. Criar uma experiência de benefícios abrangente e personalizável que reconheça a diversidade da força de trabalho multigeracional provavelmente resultará em maior satisfação no trabalho, fidelidade à marca e retenção de funcionários, além de facilitar o recrutamento dos melhores talentos.

Seja um tradicionalista ou não, todos os funcionários que trabalham hoje querem se sentir informados e confiantes sobre suas decisões de trabalho. Não importa a geração, eles querem ser valorizados pelas suas especializações e também atingir com sucesso o cargo de liderança.

O formato da carreira em W possibilita flexibilidade, bem como versatilidade para empresas e seus colaboradores. Portanto, é muito importante que haja o desenvolvimento do perfil auto gerenciável, permitindo que o gestor possa administrar a rotina, atentando-se para todas as atividades técnicas, mas também para a liderança do seu time.

Quer saber mais e ficar por dentro das novidades sobre Recursos Humanos? Assine nosso newsletter e confira mais conteúdos!


About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.