Modelos, técnicas, ferramentas e práticas disruptivas usadas em recrutamento e seleção

Imagem de capa do post Modelos, técnicas, ferramentas e práticas disruptivas usadas em recrutamento e seleção
Imagem conheça o Compleo

Buscando metodologias modernas e econômicas, os gestores de recursos humanos das organizações têm se interessado por modelos, técnicas, ferramentas e práticas disruptivas nos processos de recrutamento e seleção.

A dinâmica da velocidade de informações e a rapidez com que o mundo tem se desenvolvido nos dias de hoje exigem das organizações uma adaptação cada vez maior. Os processos precisam caminhar no mesmo sentido da tecnologia e da agilidade das informações.

Por isso, os departamentos de RH estão se desenvolvendo e buscando alternativas mais ágeis, econômicas e efetivas do que os métodos tradicionais de seleção. Pensando nisso, elencamos a seguir algumas práticas e tendências que vão ajudar você a encontrar novas soluções e melhorar os resultados dos processos de recrutamento e seleção. Confira!

Benefícios das práticas disruptivas nos processos de recrutamento e seleção

Antes de conhecer os principais modelos, técnicas, ferramentas e práticas disruptivas para o processo de recrutamento e seleção, é interessante entender como cada um pode tornar sua empresa mais produtiva e eficiente. Ao adquirir este conhecimento, você terá mais facilidade para compreender o valor das metodologias apresentadas.

Continue a leitura e descubra os benefícios proporcionados pelas práticas disruptivas de seleção!

Eficiência

Mais do que simplesmente contratar um novo funcionário, o objetivo do setor de recursos humanos em um processo seletivo é identificar pessoas que realmente possam contribuir com o crescimento da empresa. Infelizmente, as antigas práticas usadas para a seleção foram ficando defasadas.

Esse problema muitas vezes levou as empresas a contratarem pessoas problemáticas e desinteressadas. Por meio de técnicas mais modernas e eficientes, porém, o RH tem o potencial de identificar profissionais que realmente se alinhem à cultura do negócio, o que eleva significativamente as chances de ajudar a empresa a se tornar mais produtiva.

Agilidade

O método tradicional de seleção de pessoas passa por etapas como a análise manual de currículos, o desenvolvimento de dinâmicas e as entrevistas interpessoais. Uma vez que a realização de cada um desses processos demanda tempo, a empresa precisa esperar por um longo período até receber um novo colaborador, o que pode se refletir de modo negativo em sua produtividade.

Felizmente os novos modelos, técnicas, ferramentas e práticas disruptivas para os processos de recrutamento e seleção são elaborados de maneira a tornar as etapas mais ágeis e inteligentes, o que reduz drasticamente o tempo necessário para se contratar um funcionário.

Redução de custos

Por fim, além de tornar os processos seletivos mais precisos e ágeis, as ferramentas e metodologias disruptivas permitem ao gestor de RH eliminar gastos que já não fazem sentido nos dias de hoje. Isso possibilita que a empresa reduza seus custos e aloque seu capital de modo mais produtivo.

Principais práticas disruptivas para processos de recrutamento e seleção

Agora que você conhece os benefícios que uma metodologia moderna de seleção de pessoas pode trazer para o RH da empresa, é hora de descobrir alguns dos principais métodos para otimizar seus processos seletivos. Veja a seguir!

Metodologia Brain Teaser

Esta metodologia foi desenvolvida por companhias norte-americanas que buscavam uma dinâmica de recrutamento capaz de avaliar a criatividade e a capacidade dos recrutados em encontrar soluções às questões colocadas em discussão.

Ela permite que os recrutadores avaliem se o candidato está apto a atuar de acordo com as necessidades da empresa e tem capacidade e conhecimento para tanto. A técnica é moderna e ainda pouco utilizada no Brasil, mas a tendência é que cada dia mais os gestores de recursos humanos integrem o Brain Teaser a seus processos de seleção.

Jogos e simulações

Neste modelo, os candidatos são submetidos a jogos e simulações online que buscam avaliar o comportamento por meio das decisões tomadas durante os jogos. Há, por exemplo, softwares que colocam o candidato em uma simulação de trabalho como gerente de uma rede de supermercados. Assim, o gamer tem que tomar decisões enquanto gerente durante o jogo.

Suas ações são avaliadas posteriormente, de acordo com parâmetros desejados pela empresa. Trata-se de uma excelente forma de avaliar a capacidade de tomada de decisões, a iniciativa e outras características que não são facilmente observadas com os métodos de recrutamento e seleção tradicionais.

Avaliação das redes sociais

O mercado disponibiliza hoje ferramentas que permitem ao gestor fazer uma análise aprofundada do candidato. Tal avaliação se relaciona à sua interação nas redes sociais, procurando não só por possíveis pontos negativos como por aspectos positivos que possam influenciar na contratação.

Às vezes, a mera análise da rede social do candidato não é suficiente para ter uma compreensão mais aprofundada do seu perfil. Por isso, tais softwares são interessantes para as empresas que já adotam a metodologia em seus processos de recrutamento e seleção.

Manager Matching

O Manager Matching é um método que busca selecionar candidatos que tenham pontos convergentes às necessidades da empresa. Com esse método, os coordenadores podem buscar por colaboradores com habilidades específicas e que complementem as habilidades dos membros já integrantes da equipe.

Isso permite que a organização tenha um time com características que se complementam, gerando eficiência em suas atividades. A técnica do Manager Matching visa a uma maior eficácia na contratação de colaboradores, o que diminui os custos e aumenta a eficiência dos processos.

Entrevistas online

As entrevistas online já são uma realidade em muitas companhias e visam facilitar a organização e a logística dos departamentos de recursos humanos. A praticidade permite que as entrevistas online sejam realizadas em qualquer hora do dia, mesmo que recrutador e recrutado estejam em locais diferentes.

Importância de adotar práticas disruptivas em processos de recrutamento e seleção

De um modo mais simples, porém verdadeiro, podemos dizer que o método tradicional de seleção de pessoas funciona da seguinte forma: sempre que uma nova vaga é aberta na empresa, o time de RH elabora um anúncio descrevendo os diversos pontos que o profissional precisa ter para preencher o cargo em questão.

A empresa recebe um grande número de currículos. À primeira vista, isso parece algo positivo, mas, olhando com mais atenção cada currículo, o recrutador pode constatar que a maior parte dos documentos foi elaborada de maneira genérica, com o intuito de se adequar ao maior número de vagas possível.

Frente a tal tipo de informação, o time de RH tende a ter certa dificuldade em identificar pessoas que de fato estejam alinhadas ao perfil do negócio. Como resultado, isso pode comprometer todo o processo.

Diferentemente do método tradicional de seleção de pessoas, os novos modelos, técnicas, ferramentas e práticas disruptivas têm a capacidade de identificar de maneira precisa se um indivíduo conta ou não com as características que a empresa está procurando. Assim, é possível realizar a contratação com base na competência do candidato.

Por fim, vale ressaltar que a tecnologia é uma grande aliada das companhias, principalmente em processos de recrutamento. Isso porque, por meio de uma plataforma especializada, o time de gestão tem o potencial de realizar e acompanhar de perto todas as etapas de um processo seletivo, o que aumenta de modo significativo as chances de que seja bem-sucedido.

E você? Gostaria de deixar de lado o método tradicional de seleção de pessoas? Entre em contato conosco e descubra as soluções do Compleo.


Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Gamificação nas empresas: saiba o que é e quais os benefícios
Gamificação nas empresas: saiba o que é e quais os benefícios

Nos dias atuais, não basta apostar nos processos antigos e enferrujados. Eles não estimulam os profissionais nem geram resultados fora do lugar-com...

Leia Mais »

Cover Image for Inteligência Artificial e RH: veja quais são os impactos
Inteligência Artificial e RH: veja quais são os impactos

A relação entre Inteligência Artificial e RH já é uma realidade no setor corporativo. Hoje, é possível usar diversos recursos tecnológicos em cada ...

Leia Mais »

Cover Image for 6 motivos para utilizar novas tecnologias no RH e sair das planilhas
6 motivos para utilizar novas tecnologias no RH e sair das planilhas

As planilhas, durante muito tempo, ajudaram gestores a controlar não só finanças como, também, diferentes atividade e setores dentro de uma empresa...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados