Veja como montar um banco de talentos com a ajuda de um software de recrutamento

Já considerou manter um banco de talentos na sua empresa? Ele pode ajudar a otimizar os processos seletivos, uma vez que já conta com diversos candidatos que podem ter o perfil das vagas que surgem e evita que você realize todo o processo de recrutamento novamente.

Neste artigo, explicamos por que essa estratégia deve ser considerada e de que forma um software de recrutamento e seleção pode ajudar a aperfeiçoar suas rotinas. Continue conosco e saiba mais a seguir!

Por que montar um banco de talentos?

Um banco de talentos nada mais é do que um banco com possíveis profissionais que poderiam fazer parte da empresa. A ideia é que o recrutador não precise iniciar do zero toda vez que for realizar um processo seletivo.

É possível fazer uma campanha para direcionar o candidato para esse banco de talentos e, a partir daí, quando surgir uma vaga, não será necessário fazer todo o processo de captação de novos profissionais no mercado.

Esse processo, em geral, leva muito tempo e, por isso, ter um banco completo e organizado facilita a filtragem e a busca por habilidades específicas para encontrar o candidato para a vaga.

Quais são os erros mais comuns na hora de criar um banco de talentos?

Um dos maiores problemas é ter uma taxa de conversão baixa devido à quantidade de campos que um formulário pode ter. Então, se o candidato precisa preencher uma quantidade muito grande de informações, é provável que ele desista no meio do processo.

É claro que alguns candidatos vão permanecer até o final — principalmente aqueles que precisam muito da oportunidade —, mas, se estamos falando de profissionais que estão apenas sondando o mercado, o cenário já muda. Nesse caso, a resistência em preencher um formulário grande se torna maior.

Por isso, é importante que a empresa escolha bem os dados que vai solicitar e inclua apenas o que é necessário. Até porque algumas informações podem ser solicitadas em fases seguintes, como por telefone, por entrevista online etc.

Como construir um banco de talentos com a ajuda de um software?

Quando há a contratação do software de recrutamento e seleção, a solução fica disponível no site de carreiras. Então, a empresa consegue fazer a integração do site dentro da ferramenta.

Na prática, se o site conta com uma área de “Trabalhe conosco”, por exemplo, é possível integrar essa seção ao software de recrutamento e seleção, criando e otimizando o banco de talentos.

Campanha em redes sociais

Outra possibilidade é realizar uma campanha de marketing nas redes sociais, ressaltando as qualidades da empresa e mostrando por que ela é um bom lugar para se trabalhar. Nesse caso, basta direcionar os possíveis candidatos para o site de carreiras. O benefício disso é atrair um número maior de profissionais para a sua base de dados.

Isso é possível devido à integração com as mídias sociais. Em vez de precisar acessar o Facebook, o LinkedIn e o Twitter (entre outras) para fazer a divulgação de vagas ou a atração de candidatos, é possível usar o software para isso.

Em outras palavras, você pode criar um post dentro do software e ele já o mandará direto para as redes sociais com um link específico para preencher e cair na página de candidatura.

Se for para uma função específica, a empresa poderá até customizar os dados desse formulário. Por exemplo, se houver uma vaga para um nível mais executivo, o formulário pode ser menor para que o profissional não perca muito tempo.

Em uma vaga mais operacional, a empresa pode pedir mais informações que sejam relevantes. É possível até criar novos campos com informações importantes, como o número da OAB para advogados.

Integração com portais

O software que tem integração com portais de vagas, como Catho, LinkedIn e Indeed, capta muitos candidatos e ajuda a ampliar a base do banco de talentos.

No final das contas, só alguns candidatos serão contratados, mas os que passaram por etapas do processo seletivo — com o software de recrutamento e seleção — podem ter um perfil mais completo preenchido, o que inclui informações de exame psicológico, técnicas, pessoais, entre outras.

Também é possível realizar alguns testes (como de português, de inglês, de habilidades e de lógica) por meio do próprio sistema, que armazena os resultados e deixa-os automaticamente vinculados ao perfil do candidato.

No momento em que surgir outra vaga na empresa, os recrutadores conseguem filtrar os profissionais que apresentaram resultados específicos para preencher a posição.

Como o Compleo mantém os dados atualizados e dá suporte aos clientes?

Dentro do software de recrutamento e seleção, normalmente, a empresa consegue visualizar e filtrar os candidatos que atualizaram o currículo nos últimos seis meses e, além disso, pode filtrar os candidatos que não atualizaram o currículo e pedir para que eles o façam.

Falando especificamente do Compleo, tentamos facilitar sempre. Nós nos diferenciamos da maioria das ferramentas por termos essa funcionalidade que facilita a candidatura do profissional, ao identificar os campos do currículo e preencher os dados do formulário por ele.

Então, cada vaga ganha um e-mail específico, e, sempre que um candidato encaminha o currículo para esse endereço, o software lê o anexo e faz esse trabalho de extrair as informações para o banco de talentos.

Outro ponto que vale a pena destacar é a existência de campos personalizáveis. Muitas ferramentas disponíveis no mercado só têm os campos fixos, como endereço, experiência profissional, habilidades, entre outros.

O Compleo não tem limitações quanto a isso. Existem os campos padronizados da ferramenta, mas a empresa pode criar os que desejar, com base nas exigências da vaga (como é o caso do exemplo do registro da OAB citado).

Também não podemos deixar de citar a integração com portais de vagas. Temos integração com o Google Jobs, o Facebook Jobs, o LinkedIn, o Indeed, o Catho e outros agregadores. A ideia é captar mais candidatos em menos tempo e, após cadastrada, a vaga é enviada para diversos portais e já devolve as informações do candidato para o software.

Como você pôde ver, contar com um banco de talentos é uma excelente forma de ter informações completas sobre os candidatos e ter perfis já definidos, que podem ser compatíveis com as vagas que vão sendo abertas ao longo do tempo. Contar com um software de recrutamento e seleção otimiza ainda mais esse processo.

O que achou da solução? Entre em contato conosco para entender melhor como ela funciona na prática e de quais formas a sua empresa pode se beneficiar desse investimento!

onboarding online


About

Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível.

Leave Comment