O que é B2E e qual a sua relação com atração e retenção de talentos?

Empresas são feitas por pessoas, e somar esforços para promover o engajamento, a motivação e a satisfação dos colaboradores é fundamental para que a organização conquiste os seus melhores resultados. É nesse cenário que surge o Business to Employee (B2E), ou o negócio para empregados, em sua tradução livre.

Quando a empresa investe nessa estratégia, vê resultados como a atração e a retenção dos melhores talentos do mercado. Quer saber mais sobre o que é B2E e qual a sua relação com a retenção de talentos? Então, continue a leitura!

O que é B2E e qual a sua importância para a retenção de talentos?

Trata-se de uma série de estratégias, cujo foco dos trabalhos está nos funcionários das empresas. O B2E tem como base os modelos Business to Client (B2C) e Business to Business (B2B), no entanto, tem como objetivo satisfazer os próprios colaboradores da empresa.

Nesse cenário, é possível entender que o principal objetivo das ações relacionadas ao B2E é elevar a capacidade de atração e retenção de talentos da organização, utilizando para isso estratégias de recrutamento e seleção, planos de cargos e salário, entre outras ações.

Dessa maneira, fica mais fácil agilizar o cotidiano da equipe, ao mesmo tempo em que a qualidade de vida dos funcionários tem ganhos significativos, gerando mais engajamento e motivação, o que culmina em uma maior produtividade.

Como o B2E pode ser implementado na empresa?

O primeiro passo para implantar o B2E na sua empresa é apostar em um bom planejamento para aumentar as chances de sucesso das ações e a continuidade das atividades. Para ajudar você a implantar o B2E na sua empresa, separamos algumas dicas a seguir. Acompanhe!

Aproveite os dados disponíveis

Usar os dados do Big Data, ou seja, a compilação de informações presentes nos bancos de dados das companhias, é uma importante ajuda para a formulação das estratégias de implementação do B2E, pois os dados internos dos colaboradores também podem ser usados para propor ações mais eficientes.

Com a utilização dessa ferramenta, você pode, por exemplo, saber quais funcionários possuem filhos, e com isso direcionar produtos para esse público, elevando as suas chances de conversão.

Invista em um portal B2E

Uma boa estratégia para otimizar a comunicação com os funcionários é apostar em um portal B2E. Com essa ferramenta, você pode manter um fluxo de informações entre as áreas da empresa e os colaboradores, disponibilizar acessos como treinamentos, notícias internas e de mercado, serviços de viagens, e até plataformas de e-commerce.

Assim, o portal B2E tem suas funcionalidades parecidas com a de uma intranet, mas os seus recursos vão além. Ele também pode ser customizado para atender melhor às necessidades individuais de cada funcionário.

Nesse cenário, o portal impacta de forma direta na experiência do colaborador, o que pode gerar bons resultados, principalmente ao alinhar uma comunicação efetiva aos objetivos organizacionais e às metas da equipe. Assim, os funcionários tendem a se sentir mais motivados e satisfeitos, já que sabem tudo o que de mais importante acontece na organização.

Instale canais internos de vendas

Conceder acesso aos produtos e serviços da companhia a preços e condições de pagamentos diferenciados também faz parte do modelo B2E. Isso pode ser feito com a implantação dos canais internos de vendas.

Ou seja, trata-se de um marketplace exclusivo, que tem o RH como o principal gestor das ações, já que a plataforma e suas facilidades podem ser vistas como um benefício para os funcionários.

Mas, para que os canais internos de vendas surtam os efeitos desejados, as vantagens precisam ser bastante atrativas, ou seja, com descontos relevantes, brindes e facilidades para pagamento. Com isso, o profissional que faz parte da companhia tende a se sentir valorizado, o que favorece o seu engajamento e a redução da rotatividade de pessoal, o conhecido turnover.

Além de ser um benefício para os colaboradores, os canais de vendas ainda ajudam a reunir informações que podem ser usadas para fazer campanhas externas em um segundo momento.

Isso acontece porque, ao analisar as interações dos compradores internos, a companhia consegue obter importantes dados como faixa etária, hábitos de consumo e gênero para cada produto. Dessa forma, torna-se mais fácil criar campanhas direcionadas e elevar a qualidade e o volume das vendas.

Utilize o seu espaço físico da empresa

A sua estratégia de B2E pode ir além do espaço online. Isso porque, como os funcionários já compartilham dos espaços comuns da companhia, é possível aproveitar os ambientes para aproximar os produtos e serviços dos colaboradores.

Dessa forma, ainda é possível pegar feedbacks de maneira individual e em grupo, para validar os serviços prestados e ainda mensurar a satisfação do colaborador com as estratégias de B2E.

Ofereça diferentes condições de pagamento

Uma forma de acrescentar mais vantagens aos benefícios dos colaboradores é oferecer que os pagamentos dos itens adquiridos sejam descontados diretamente na folha de pagamento, o que evita as chances de fraude, ou mesmo inadimplência. Com isso, você também reduz os custos operacionais, ao mesmo tempo em que eleva a satisfação do colaborador.

Uma maneira de incentivar essa prática é aumentar o desconto para quem escolher essa opção, mas também é importante dar outras opções de pagamento, como o recebimento à vista e no cartão de crédito.

Qual o papel do gestor na implantação do B2E?

Até aqui você já deve ter percebido que o B2E tem foco na experiência do colaborador e, portanto, o papel do gestor de RH na implantação do B2E é ser um catalisador das demandas, zelar pelo cumprimento das estratégias de implementação, e ainda monitorar todas as ações, a fim de que os resultados sejam satisfatórios, tanto para a empresa quanto para os funcionários.

Assim, o B2E é uma ótima ferramenta para quem busca, além de um aumento das vendas, proporcionar excelentes benefícios aos colaboradores, agregando valor à marca empregadora da companhia e em suas estratégias de mercado.

Partindo das diretrizes B2E, ainda é possível promover um maior engajamento entre os funcionários da companhia, gerando mais valor entre eles, favorecendo uma cultura organizacional altamente positiva, o que culmina em melhores resultados e a retenção dos melhores talentos do mercado.

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