Avaliação de Fit Cultural: 15 perguntas para fazer para o candidato

E cada negócio e organização tem sua própria cultura – um reflexo de seus valores e prioridades, as coisas que fazem aquela organização funcionar.

Essa análise tem tudo a ver com quão bem um funcionário ou candidato se relaciona com a cultura geral. Seus valores individuais estão alinhados aos da organização? Existem tensões éticas ou expectativas contraditórias? Eles possuem qualidades que complementariam a cultura do seu negócio?

Vários estudos mostraram que garantir um ajuste cultural entre o funcionário e a organização pode aumentar a motivação, otimizar a gestão de pessoas, a retenção e até a produtividade.

Quando se trata de avaliar o fit cultural de um candidato, é menos sobre a simpatia de uma pessoa e mais sobre a escolha de pessoas que irão prosperar em seu ambiente e ajudá-lo a prosperar.

15 perguntas para a avaliação de Fit Cultural

A cultura organizacional é extremamente difícil de definir e se você não tiver pensado profundamente sobre ela, seu processo de avaliação de fit cultural está condenado desde o início.

Na ausência de diretrizes concretas, os gerentes quase sempre se concentram nos atributos pessoais porque é muito mais fácil pensar e falar sobre isso. Por isso, veja as dicas de perguntas a serem realizadas neste processo!

1. Descreva o ambiente de trabalho em que você seria mais produtivo e feliz.

Um ótimo ponto de partida para avaliar se alguém seria uma boa opção. Tente discernir os valores implícitos em suas respostas.

2. O que você gostaria de alcançar aqui em seus primeiros seis meses?

Este não é apenas um grande indicador da motivação e da ética de trabalho de um candidato em potencial, mas também mostra se eles alcançaram os objetivos do negócio e a função em si como um todo.

3. O que faria você deixar o emprego imediatamente?

Uma pergunta negativa, mas que pode demonstrar sinais fortes e claros sobre adequação cultural. O que causaria o alarme? Alguma das respostas deles se parece um pouco com a sua organização?

4. Como você gostaria de ser gerenciado?

Além de avaliar se um candidato provavelmente terá sucesso em sua equipe, você também está procurando que ele mostre autoconsciência sobre suas preferências no local de trabalho.

5. Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe? E por quê?

A primeira parte desta pergunta é útil para estabelecer a adequação de uma pessoa ao seu local de trabalho, mas é o “e por quê?” isso iluminará mais as motivações por trás de sua resposta. Eles exibem flexibilidade para se encaixar bem em sua cultura?

6. Qual seria o seu dia de trabalho perfeito?

Isso mostra o que uma pessoa valoriza no ambiente de trabalho, além de revelar um nível de autoconsciência e profissionalismo. Eles são capazes de articular as condições que os ajudariam a prosperar? Eles são proativos, flexíveis e bons em proteger seu tempo?

7. Como seu gerente / colega anterior o descreveria no local de trabalho?

Ao perguntar como seu gerente os descreveria, provavelmente mostrará que eles estão cientes de como os outros os percebem no local de trabalho, quão adaptáveis ​​são para serem gerenciados e como exibem seus valores e desejos no trabalho.

indicadores de RHPowered by Rock Convert

8. Você recebeu uma tarefa urgente no momento em que encerrará o dia. O que você faz?

Esta questão abre a abordagem do candidato para uma série de coisas: equilíbrio trabalho / vida, comunicação, atitude em relação à gestão, inteligência emocional. Lembre-se de que não se trata da resposta certa ou errada para a tarefa fictícia, mas de sua flexibilidade e como eles podem se encaixar na cultura.

9. Fora do trabalho, pelo que você é apaixonado?

Você não está pedindo isso para descobrir se um candidato se encaixará em seu clube de confeitaria ou equipe de boliche, mas para permitir que ele vá além de suas respostas roteirizadas e mostre um pouco de sua personalidade.

Como observou um entrevistador do Google, “não importa realmente o que eles estão apaixonados, contanto que eles sejam apaixonados por alguma coisa”.

10. Por que você quer trabalhar aqui?

É uma pergunta clássica da entrevista por um motivo. Embora todo candidato deva ter se preparado para esta pergunta, suas respostas ainda podem ser reveladoras.

Eles avaliaram corretamente a cultura da sua empresa e se consideram adequados para ela? A resposta deles descreve os valores e metas que você gostaria de ter em sua empresa?

E lembre-se, é igualmente importante que um funcionário em potencial sinta que a cultura da sua empresa se encaixa bem para ele também, então faça o seu melhor para ilustrar isso em qualquer oportunidade.

11. Como você descreveria seu estilo de liderança?

Saber como o seu candidato lida com responsabilidades e delega as tarefas do seu cargo de liderança pode ser essencial para avaliá-lo antes de uma contratação efetiva.

12. Qual seria o seu horário de trabalho ideal?

Há sempre aqueles que são mais produtivos em períodos específicos do dia. É interessante avaliar essa questão e garantir a contratação que melhor se adeque à empresa!

13. Como você se mantém organizado?

A organização é ponto importantíssimo dentro de uma empresa. Certifique-se de que seu novo contratado tenha estratégias eficazes para se manter organizado.

14. Se você fosse fazer uma entrevista para outro cargo nesta empresa, qual seria?

Isso também prevê questões de afinidade em outras tarefas que o possível contratado está apto e quer oferecer para a empresa.

15. Uma avaliação de fit cultural pode questionar um exemplo de uma ocasião em que o candidato saiu da rota e conseguiu encantar um cliente

Por fim, esse questionamento pode garantir muitas experiências de sucesso vindas do novo colaborador. Essas histórias com bons resultados são fundamentais para determinar as chances de uma contratação positiva e vantajosa!

Otimize a avaliação de Fit Cultural de sua empresa!

A cultura de uma organização costuma ser definida como expectativas, comportamentos, experiências e valores que orientam as ações dos funcionários. É necessário definir os valores de uma organização o mais rápido possível, pois é a base a partir da qual construir e desenvolver a empresa.

O Compleo é um software de recrutamento e seleção que oferece suporte de RH ao longo da jornada de seu funcionário, incluindo um dos aspectos mais importantes para qualquer empresa acertar – o processo de recrutamento. Assine a Newsletter e saiba mais sobre como otimizar todos os processos de Recursos Humanos!


About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment