Aprenda a otimizar a jornada do candidato com software de recrutamento

Imagem de capa do post Aprenda a otimizar a jornada do candidato com software de recrutamento
Imagem conheça o Compleo

Com o aumento da competitividade, as empresas estão em uma verdadeira caça aos maiores talentos do mercado. E assim como as corporações fazem uma série de exigências para que esses profissionais participem dos processos de recrutamento e seleção, eles também são muito criteriosos antes de aceitarem assumir qualquer posto de trabalho.

Esse cenário tem feito as organizações se debruçarem sobre a jornada do candidato, para compreender como se dá cada etapa e, assim, otimizar o processo de contratação. O objetivo desse estudo é evitar lacunas e falhas que distanciem os principais talentos, a partir de estratégias que tornem as seleções mais rápidas e claras.

Nesse desafio, os softwares de recrutamento têm se mostrado grandes aliados, pois oferecem uma série de vantagens que tornam as etapas de seleção mais dinâmicas e contribuem não apenas para melhor utilização do tempo, como também para reduzir muito os custos.

Neste post, vamos falar sobre como os softwares impactam a jornada do candidato e explicar como sua utilização tem favorecido o setor de RH. Acompanhe as próximas linhas!

Como funciona a jornada do candidato nos processos de recrutamento?

Para poder aprimorar o processo de recrutamento e seleção de sua empresa, antes de mais nada é necessário compreender como são as etapas que configuram a jornada do candidato. Assim como os consumidores finais da empresa, esse caminho também tem começo, meio e fim. Confira a seguir.

Descoberta

Esta é a fase em que a pessoa demonstra a intenção de participar de algum processo seletivo. Para que isso seja possível, ela precisa tomar conhecimento das vagas em aberto. Essa busca pode acontecer por diferentes meios, que vão desde uma conversa informal com amigos, visualização de anúncios em jornais impressos, busca em grupos de redes sociais, visita a sites de empresas e até em portais de busca de vagas.

Interesse

Além de encontrar a vaga desejada, o candidato precisa demonstrar interesse em pleiteá-la. Isso significa que o profissional deve ter identificação com aquela vaga. Para isso, é necessário que o anúncio da vaga seja direcionado para seu perfil, habilidades e objetivos de carreira.

Candidatura

Efetivar a candidatura demonstra que o profissional tem algum interesse em trabalhar naquela empresa. Com isso, torna-se necessário que vislumbre alguma possibilidade de ter o perfil esperado por aquela companhia e se sinta atraído pelo cargo que vai disputar.

Seleção

O processo de seleção se constitui das etapas necessárias para que o candidato ideal seja definido. Essa é uma fase bastante importante, pois a empresa contratante precisa garantir que o profissional tenha uma experiência agradável em cada fase, a fim de manter seu engajamento até o final, que poderá culminar com sua contratação.

Contratação

Nesse momento, o candidato é efetivado e se torna colaborador oficial da empresa. Para garantir que todos os trâmites legais aconteçam da forma correta, o RH deve contar com a ajuda do Departamento Pessoal (DP), que assegurará a regularidade das relações entre empregador e empregado.

Como o software de recrutamento pode otimizar essas etapas?

Softwares específicos estão se tornando importantes aliados do setor de RH ao darem um novo dinamismo aos processos de recrutamento e seleção. Essas ferramentas podem estar presentes em praticamente todas as etapas e contribuem para aumentar a agilidade das respostas e evitar erros que comprometam tanto a experiência do candidato quanto os objetivos da organização.

Com esse tipo de tecnologia é possível otimizar uma série de ações que demandariam tempo e investimentos. Veja a seguir as principais vantagens da utilização de softwares de recrutamento na jornada do candidato.

Triagem de candidatos

Os softwares podem ser bastante úteis para agilizar a triagem dos candidatos. Essa é uma das etapas mais complicadas do processo seletivo, pois, se feita de forma analógica, implica avaliar cada inscrito e decidir quais estão aptos a participar das demais etapas.

Como os softwares são programáveis, os recrutadores podem predeterminar quais os perfis de interesse para a empresa e os próprios programas se encarregam de separar os candidatos e comunicar aos inscritos sua situação no processo seletivo.

Aplicação de testes online e outras atividades

Os softwares também permitem a realização de uma série de atividades interativas, como testes de conhecimento e comportamentais, entrevistas por vídeo e outros recursos de interesse da organização.

Tudo isso agiliza o processo de contratação e reduz muito os gastos que uma seletiva tradicional exigiria.

Criação de banco de dados e centralização das informações

Todas as informações geradas por meio dos softwares ficam armazenadas em um banco de dados online que centraliza as informações de forma organizada. Isso elimina as pilhas de cadastros e outros papéis relativos aos processos seletivos e, por consequência, evita perda de informações.

Com isso, o RH tem à sua disposição um banco de talentos permanente e informações disponíveis a qualquer momento, sem grande esforço e de forma muito organizada.

Acompanhamento conjunto das etapas de seleção

A facilidade de ter um banco de dados com informações centralizadas permite que todo o processo de recrutamento e seleção e seus desdobramentos sejam acompanhados de maneira personalizada por todas as pessoas de interesse.

Nas etapas de seleção, por exemplo, os recrutadores e gestores dos departamentos envolvidos podem verificar passo a passo o desempenho dos candidatos e o grau de engajamento desses talentos. Com isso, as decisões finais sobre contratações ganham eficiência e, assim, evita-se que cheguem às últimas fases pessoas não condizentes com as expectativas da empresa.

Comunicação mais eficaz

A comunicação com os candidatos é um dos maiores desafios para os recrutadores, especialmente se as etapas do processo de recrutamento e seleção forem feitas de forma analógica.

Por meio dos softwares, essa comunicação se torna muito mais ágil e pode utilizar diferentes canais (WhatsApp, e-mail, SMS, mensagens em chats das redes sociais, telefone e até correspondências).

Assim, qualquer tipo de orientação ao candidato, especialmente os feedbacks do processo seletivo, acontecem de maneira eficaz e sem lacunas que poderiam prejudicar tanto a experiência do candidato quanto os objetivos da empresa com mensagens não entregues.

Graças aos avanços da tecnologia, os melhores talentos do mercado podem chegar às suas mãos de maneira muito mais proveitosa. Além disso, você tem condições de mapear a jornada do candidato e estabelecer ações mais direcionadas com o auxílio dos softwares de recrutamento. Dessa forma, você garante maior sucesso nas etapas de seleção e tem chances de conquistar os profissionais mais desejados.

Se você acredita que os softwares de recrutamento e seleção podem fazer toda diferença na busca por talentos para sua empresa, entre em contato com o Compleo e conheça nossas soluções!

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing
Abril Verde: 4 ideias para ações de Endomarketing

A segurança no trabalho é um tema muito sério dentro das empresas, afinal, acidentes de trabalho matam ao menos uma pessoa a cada 3h47min no Brasil...

Leia Mais »

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados