Como não perder em eficiência em empresas com alto índice de turnover?
O alto índice de turnover pode promover uma série de prejuízos às empresas, tornando-as menos eficientes e competitivas. Além disso, afeta o clima organizacional e o bem-estar do time de trabalho. Portanto, é algo realmente perigoso e que deve ser bem administrado.
Apesar dos desafios, mesmo com o turnover elevado, o gestor pode manter a eficiência ao longo do expediente de trabalho. Isso exige investimentos na construção de processos, bem como na melhoria da comunicação interna e motivação da equipe de trabalho.
Mais adiante, nos aprofundamos no assunto e explicamos como não perder em eficiência e lidar com o alto índice de turnover. Então, continue atentamente com a sua leitura.
Construa processos claros e funcionais
Já que a rotatividade de pessoas é elevada, ao menos os processos devem ser sólidos e funcionais. Pense nos processos como os passos necessários à realização de certas tarefas e ao alcance de determinado objetivo. Em outros termos: é o fluxo de trabalho.
Para esclarecer seu processo, o melhor é mapeá-lo. Nesse caso, vale construir fluxogramas que especifiquem o que deve ser feito, como e quando. Tais fluxogramas são representações gráficas do seu processo, utilizando-se de elementos geométricos, setas e textos.
Melhore a comunicação interna empresarial
A eficiência operacional depende, em essência, de comunicação. Se não existe diálogo, o número de erros, problemas e conflitos pode ser muito grande. Além disso, os profissionais podem não criar laços suficientes com a empresa e seus colegas de trabalho.
Há muitas estratégias para melhorar a comunicação interna. Algo importante é adotar canais funcionais de comunicação, isto é, meios que levem a mensagem do emissor até seu receptor. Murais de recados, redes sociais corporativas e aplicativos mobile são exemplos.
Construa um ótimo processo de integração
Em empresas com alto turnover, a necessidade de contratação de novos talentos e substituição dos recém-desligados é latente. O problema é: se os novos colaboradores não forem bem integrados, sua performance será baixa e os erros serão frequentes.
Exatamente por isso, a construção de um ótimo processo de integração é essencial à manutenção da eficiência operacional. É preciso que, em poucos dias, o novo talento sinta-se familiarizado com a empresa, sua rotina operacional e colegas de trabalho.
Invista em um bom processo de contratação
Em algumas situações, o alto índice de turnover pode ser justificável. Por exemplo, uma demissão em massa dada a reorganização do modelo de negócio. No entanto, após a ação estratégica, é preciso reduzir o turnover e investir em retenção de talentos.
Nesse caso, o passo mais importante é investir no recrutamento e seleção de talentos, de modo que profissionais qualificados e aderentes à cultura da empresa sejam contratados. Sem isso, o alto índice de turnover será perpetuado — e será difícil sustentar a eficiência.
Veja, agora você está por dentro do tema. Lembre-se sempre de que existem técnicas para combater a ineficiência, mesmo com o turnover elevado. Entretanto, para o longo prazo, o melhor é investir em recrutamento e seleção, além de consolidar seus times de trabalho.
Gostou do nosso artigo, certo? Aproveite, agora, para compartilhar conosco suas maiores dúvidas, sugestões ou experiências sobre o assunto. Deixe seu comentário.