A importância dos dados para decisões assertivas na Consultoria de RH

Sabemos que a importância de decisões assertivas na consultoria de RH é imensa. Uma boa escolha, geralmente baseada em dados prévios pode transformar a empresa.

Por outro lado, decisões mal tomadas podem manchar completamente a imagem de uma instituição. Neste cenário, a importância dos dados para decisões assertivas na consultoria de RH surge.

Com o Big data, as informações podem trabalhar a favor dos profissionais de consultoria de RH. A grande massa de informações administradas pode transformar completamente os sistemas deste setor. Você entenderá melhor ao longo deste artigo.

A ciência de dados na atualidade, e no setor de Recursos Humanos

Os dados sempre foram fundamentais em estratégias de marketing ou publicidade. A partir de informações em massa, é possível sistematizar informações e desenvolver estratégias muito mais otimizadas para o público.

Porém, temos uma grande quantidade de informações que muitas vezes nem sequer são mensuradas, apesar de importantíssimas. Assim, a partir deste volume imenso de dados, é possível otimizar muito melhor também o setor de RH.

Como a matéria da Valor mostrou, a diversidade vem sendo muito valorizada pelas empresas na hora da contratação.

Desta maneira, é possível contratar o candidato ideal, em muito menos tempo. É importante ressaltar que sempre existem pessoas com um perfil perfeito para determinada vaga. No entanto, encontrá-las nem sempre é simples.

É aqui que a importância dos dados, para que decisões afetivas sejam tomadas surge. Para o recrutador, pode ser desgastante buscar entre 400 candidatos, o que melhor se encaixa na demanda.

Por outro lado, para ferramentas de dados isso é perfeitamente simples, e possível. Em menos tempo e com muito mais precisão, os dados auxiliam automaticamente os perfis que mais combinam com as vagas.

O que é Big data?

Apesar de já ser um termo da década de 90, Big data se popularizou em 2012 no Brasil. Trata-se da imensa quantidade de informações que transita pela internet. É só lembrar do momento de seleção, onde centenas de currículos são enviados.

O que confere as áreas de marketing e publicidade um sucesso imenso na utilização destes dados é a devida administração deles. Desta forma, diversos processos são realizados automaticamente, com base nessas informações.

Com base no número de cliques, por exemplo, uma estratégia define quais seriam as preferências de determinado público. No RH, isso pode funcionar de maneira similar, uma vez que o volume de dados contribui para a maior assertividade.

A ideia, na verdade, é bem simples: quanto mais informações sobre o candidato você possuir, mais fácil será identificar se o perfil dele é o ideal.

Isso, sem um sistema de dados seria impossível, uma vez que gastaria muito tempo dos recrutadores.

O processo denominado mineração de dados, por outro lado, se resume à análise de determinadas informações importantes acerca dos candidatos.

Com uma comparação em um banco de dados rico, fica muito mais assertivo o método de seleção.

Vantagens dos dados para decisões assertivas na Consultoria de RH

Sabendo que os dados coletados podem ser estudados e utilizados para melhorar a seleção, considere que isto promove os seguintes benefícios:

  • Redução de tempo: O recrutador não precisa mais analisar profundamente cada candidato para encontrar o ideal.
  • Melhora na qualidade da contratação: com uma boa base de dados, é possível ter muito mais embasamento analítico na hora de contratar. Isso garante que o melhor profissional possível será selecionado;
  • Redução de gastos: com uma boa base de dados, a chance de perder um profissional decai, uma vez que ele possuirá um perfil mais compatível com o da empresa.
  • Treinamentos mais eficientes: se antes o profissional de RH precisava por si só realizar a busca por bons treinamentos, os dados podem mudar isso.

Desta maneira, é possível que a partir de informações sobre os treinamentos mais efetivos e agradáveis, o profissional possa escolher o que capacita melhor.

Assim, além de ampliar a qualidade do trabalho, o setor promove maior satisfação entre os funcionários.

O processo automatizado de dados é também muito eficiente na atração e retenção de talentos. Isso porque quanto mais informações possuir, mais efetivo será o funcionamento destes dados.

Assim, fica mais simples escolher bons candidatos, e não perder bons currículos por falta de tempo. Se você quiser entender melhor sobre atração e retenção de talentos, pode também acessar este link.

A tendência para administração de dados

Manter informações organizadas e manter um alto volume de dados acessível é uma tarefa muito complicada. Ainda assim, os benefícios que a utilização de dados nas decisões trazem para os setores é evidente.

A análise de dados serve no momento de tomar decisões assertivas para que elas sejam feitas de modo a minimizar riscos. Com um embasamento maior, as chances de realizar uma contratação prejudicial cai.

Isso ocorre por uma simples questão estatística. Imagine a contratação de um profissional de T.I., por exemplo. Os requisitos são de ensino superior completo e experiência mínima de 5 anos.

Ao receber centenas de perfis, dificilmente será possível analisar a todos e escolher o melhor. Com uma boa administração de dados, este processo pode ocorrer de maneira automática, no entanto.

Além disso, Big data proporcionará que, no futuro você possa até mesmo ter acesso aos principais motivos de demissões. Assim, já no momento da contratação, a ferramenta procurará por evitar perfis com essas características.

Não precisa, no entanto, funcionar desta maneira como regra. Os dados podem sempre ser otimizados de acordo com a demanda da consultoria, e com suas necessidades.

Por isso, além da economia de tempo, recursos e da maior assertividade nas decisões, o sistema fica cada vez mais preciso. Aderir a estas tecnologias, portanto, corresponde a aumentar a qualidade do serviço de RH como um todo.

Por outro lado, a não utilização destes serviços tecnológicos podem te fazer perder muito mais tempo do que a concorrência. Ter entendimento sobre a utilização de dados pode ser o diferencial que você estava procurando.

Achou esta opção interessante para sua empresa? O que acha de um serviço feito para auxiliar o recrutamento de candidatos? Acesse nosso site e fale com um especialista para entender melhor as nossas propostas para você.

atração de talentosPowered by Rock Convert

About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment