9 dicas de como desenvolver liderança e motivação dentro da empresa

Imagem de capa do post 9 dicas de como desenvolver liderança e motivação dentro da empresa
Imagem conheça o Compleo

Independentemente do segmento de atuação, as empresas de maior sucesso no mercado são aquelas que fazem a liderança e motivação caminharem de mãos dadas o tempo todo.

Trata-se de um grande desafio fazer os colaboradores se manterem animados e proativos, porque a motivação está ligada diretamente ao comportamento humano, cujas reações variam conforme os estímulos recebidos do ambiente. A liderança, por sua vez, é a “arte” de conduzir; o que dará o norte e determinará o ritmo, mais ou menos como faz o maestro de uma orquestra.

Então, a união desses dois fatores é a fórmula perfeita para garantir o engajamento dos colaboradores da empresa rumo aos resultados esperados pela organização. E com um mercado tão competitivo, vencem aqueles que tiverem melhor desempenho, certo?

Pensando nisso, redigimos este post para explicar a importância de ter bons líderes e funcionários motivados e daremos 9 dicas para melhorar a liderança e ampliar a motivação em sua empresa. Continue conosco!

Por que é essencial ter bons líderes e manter os funcionários motivados?

No contexto empresarial a figura do líder é indispensável para que uma equipe colha resultados surpreendentes. Mais que ser um bom gestor, capaz de coordenar processos, delegar tarefas e orientar as melhores práticas para aumentar a produtividade, ele deve ser uma fonte de inspiração para os colaboradores, e isso vai muito além da técnica.

Nesse sentido, os bons líderes são os que conseguem desenvolver com maestria o papel de motivar e incentivar os times, dar o suporte necessário ao desenvolvimento individual e, principalmente, manter os colaboradores empenhados com a concretização de suas metas.

Todo ambiente empresarial positivo tem como característica comum a presença de líderes inspiradores, ou seja, que são uma referência positiva para os liderados. Quando isso não acontece, são grandes as chances de o clima organizacional ficar “pesado” e se elevarem os níveis de insatisfação e improdutividade. Como resultado, a rotatividade de colaboradores (turnover) tende a aumentar e grandes talentos podem ser perdidos.

Ou seja, uma boa liderança procura abraçar a todo momento a motivação dos colaboradores, porque sabe que somente com essa postura será capaz de conquistar a colaboração espontânea dos profissionais.

Se o líder está perdido na sua forma de liderar, é como se a empresa ficasse à deriva. Os processos perdem efetividade, cada um passa a agir da maneira que bem entende e as perdas financeiras começam a aparecer. Erros, retrabalhos, mau atendimento, faltas injustificadas, afastamentos etc. a lista é grande e devastadora para o negócio.

O que liderança e motivação têm a ver com turnover e produtividade?

Quando há sucessivos desligamentos e admissões de colaboradores, a empresa precisa acender um sinal de alerta, pois sérios problemas de produtividade e clima organizacional podem estar em ebulição e os líderes não estão percebendo.

Esses erros podem começar na forma como estão acontecendo os processos de recrutamento e seleção. Será que estão sendo contratados os profissionais ideais para o perfil da vaga? Ou o colaborador viu que a empresa não era bem o que aparentava ser?

Os motivos para o turnover acontecer são vários, incluindo aquecimento do mercado de trabalho, mas a maior parte deles converge para falhas nas estratégias ou habilidades de liderança, o que atinge diretamente a motivação dos colaboradores. Por exemplo:

  • insatisfação com o trabalho;
  • problemas na gestão de pessoas;
  • clima organizacional ruim.

Tudo isso gera altos custos para a empresa e põe em risco a competitividade do negócio, que dificilmente conseguirá entregar bons resultados sem reter talentos altamente capacitados.

Lembre-se de que um funcionário pouco motivado tem baixa criatividade e quase nada de dedicação. E reverter esse cenário somente é possível com um trabalho arrojado da liderança, que precisa se apoiar em estratégias de RH eficazes.

O que fazer para desenvolver liderança e motivação em sua empresa?

Agora que você compreende por que colaboradores motivados são a chave para o sucesso de uma empresa, veja estas 9 dicas para o desenvolvimento de ações de liderança e motivação.

1. Propicie um ambiente de trabalho motivacional

Como dissemos no início, a motivação é inerente ao indivíduo. Ou seja, ninguém motiva ninguém. Porém, é possível criar um ambiente que favoreça o colaborador a se sentir instigado a trabalhar com vigor. Para isso, o ambiente motivacional deverá ter uma estratégia que “mexa com o sonho” do colaborador e desperte nele o desejo de conquistar objetivos.

Para isso, a liderança na empresa deve ser capaz incentivá-lo a perseguir metas e trabalhar com afinco, a fim de conquistar aquilo que deseja. Porém, essa “persuasão” deve vir acompanhada de uma série de estratégias que valorizem o bem-estar individual e coletivo, o clima organizacional positivo, as recompensas e premiações, a educação continuada, entre outros.

Você verá que todo esse investimento é muito menor, ao comparar com os lucros que seu capital humano pode conquistar para a organização.

2. Crie um plano de avaliação de desempenho

As avaliações de desempenho são ferramentas de gestão de pessoas para medir a performance dos colaboradores. O objetivo é descobrir seus pontos fortes e fracos e traçar estratégias para seu crescimento pessoal e profissional.

Além disso, é uma estratégia para encontrar talentos e potencialidades que, porventura, estão escondidas e, quem sabe, investir nelas. Em alguns casos, pode até haver o remanejamento de determinado colaborador para outra função e, com isso, aumentar sua produtividade.

Por fim, é uma maneira de avaliar perspectivas e saber se os ideais dos colaboradores estão alinhados com os objetivos da organização.

3. Valorize os colaboradores pelas metas atingidas

O reconhecimento público dos colaboradores por um bom trabalho é uma das principais formas de contribuir para sua motivação e engajamento. Para isso, um sem-número de estratégias podem ser adotadas.

As mais comuns são as premiações em dinheiro ou com bens de consumo, as famosas festas de confraternização, e até mesmo eleição dos funcionários destaques da empresa.

Por outro lado, também é possível ter um programa de desenvolvimento para aqueles que estiverem produzindo mais, como subsidiar cursos de pós-graduação ou capacitação profissional.

Ainda, é possível atrelar a valorização à proposição de novos desafios, como demonstração de que esse é um colaborador de confiança.

4. Estabeleça a cultura do feedback

O feedback é um dos mais importantes meios de estimular a motivação dos colaboradores. É por meio dele que o funcionário sabe se seu trabalho está no caminho correto ou em quais pontos precisa melhorar.

Contudo, o feedback pode ser um momento em que líder e colaborador tenham uma conversa franca. Este ganha voz e consegue expor suas intenções nos projetos, as insatisfações e que condições seriam as ideais para que desenvolvesse melhor seu trabalho.

Quando esse diálogo passa a ser parte da cultura organizacional, torna-se uma excelente forma de motivação, já que toda a equipe entenderá quais são os objetivos da empresa com o trabalho de cada um.

Liderança e motivação são a essência do crescimento dos resultados. Por isso, você, como gestor de RH, deve estar atento à colaboração para o desenvolvimento dos líderes, de maneira que estes sejam a fonte de inspiração necessária para multiplicar os ideais organizacionais e garantir o sucesso de sua empresa. Afinal, colaboradores motivados resultam em engajamento e alta performance.

5. Permita que cada colaborador cresça no seu próprio ritmo

O gestor deve identificar os potenciais e limites individuais de cada membro da sua equipe para alcançar o desempenho máximo destes colaboradores e, consequentemente, da equipe como um todo.

Com este conhecimento em mãos, o gestor pode planejar melhor seus projetos, identificando o colaborador mais qualificado para cada fase de desenvolvimento e assim alcançando os melhores resultados.

Também é possível desenvolver um programa de educação continuada e desenvolvimento profissional conforme o perfil de cada colaborador, fazendo com que cada um cresça no seu próprio ritmo e aumentando a motivação para o trabalho, pois cada colaborador se sente compreendido.

6. Amplie seus conhecimentos sobre liderança e motivação

O gestor deve sempre ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre liderança e motivação. Este conhecimento pode ser adquirido através da educação continuada, observação e experiência frente à uma equipe de trabalho e à prática de benchmarking.

7. Ofereça benefícios na forma de parcerias

Esse incentivo consiste em firmar parceria com escolas, academias, lojas, restaurantes, entre outros, para oferecer descontos e facilidades de pagamento a seus funcionários.

8. Delegue tarefas e responsabilidades

Ao delegar tarefas e responsabilidades aos colaboradores, além de reconhecer que estão fazendo um bom trabalho, o líder está demonstrando que confia no trabalho deles. É uma forma de motivar o colaborador.

Centralizar todas as tarefas no líder pode ser prejudicial, pois pode sobrecarregá-lo e prejudicar o processo produtivo e, consequentemente, o andamento dos trabalhos.

9. Inspire pelo exemplo

A motivação da equipe também deve vir por meio do exemplo. É necessário que a liderança seja o exemplo de como a equipe deve se comportar. O líder tem que ter a consciência de que é constantemente observado pela equipe.

Quais os pilares mais comuns de liderança e motivação na empresa?

Os pilares de liderança e motivação são as competências básicas que todo líder deve possuir para estar à frente de uma equipe e obter os melhores resultados dela, fazendo com que seus colaboradores sintam-se motivados a trabalharem e produzirem, além do que a empresa oferece para atrair os melhores profissionais.

1. Integridade

O líder precisa ter uma postura ética e honesta. Deve compartilhar seus conhecimentos e os resultados obtidos com a equipe, agir conforme os valores da empresa e prestar contas de suas ações.

2. Relacionamento

O líder deve ter um ótimo relacionamento com sua equipe, proporcionando um excelente ambiente de trabalho. Ele precisa obter a confiança de seus liderados.

3. Desenvolvimento de novos talentos

É importante que o líder esteja atento à sua equipe, identificando talentos e possibilitando seu desenvolvimento e crescimento profissional, evitando, dessa forma, perder os melhores profissionais para o mercado.

4. Pensamento estratégico

O líder precisa estar em consonância com o que a empresa deseja para o futuro e ter uma visão de longo prazo, desenvolvendo um planejamento estratégico para alcançar os objetivos almejados.

5. Sistema de remuneração e benefícios

O sistema de remuneração e benefícios deve ser atrativo e equilibrado, adequando o valor da remuneração à responsabilidade do cargo. Também é importante um programa de reconhecimento e promoções para motivar todos os colaboradores a planejarem suas carreiras dentro da empresa.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o nas redes sociais e divida com seus seguidores a importância do investimento em liderança e motivação no ambiente corporativo.

Compartilhar


Você também pode se interessar por:

Cover Image for Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato
Recrutamento Preditivo: Como a Análise de Dados Pode Prever o Sucesso do Candidato

Com a tecnologia cada vez mais presente dentro dos times de RH, utilizar tendências como o recrutamento preditivo é um grande diferencial na busca ...

Leia Mais »

Cover Image for Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH
Design Thinking: o que é e como aplicar no setor de RH

O design thinking é um processo criativo que estimula as pessoas e grupos a criarem soluções para problemas, ou seja, ele incentiva ideias e inovaç...

Leia Mais »

Cover Image for Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público
Confira as habilidades essenciais para selecionar um profissional de atendimento ao público

O profissional de atendimento ao público desempenha um papel crucial em estabelecer a imagem e a reputação de uma empresa.  Essa posição reque...

Leia Mais »

Logo Compleo

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(11) 3556-0760

0800 778 7011

© Copyright 2017 -2023 – Adaptworks – Todos os direitos reservados