9 dicas de como desenvolver liderança e motivação dentro da empresa

Independentemente do segmento de atuação, as empresas de maior sucesso no mercado são aquelas que fazem a liderança e motivação caminharem de mãos dadas o tempo todo.

Trata-se de um grande desafio fazer os colaboradores se manterem animados e proativos, porque a motivação está ligada diretamente ao comportamento humano, cujas reações variam conforme os estímulos recebidos do ambiente. A liderança, por sua vez, é a “arte” de conduzir; o que dará o norte e determinará o ritmo, mais ou menos como faz o maestro de uma orquestra.

Então, a união desses dois fatores é a fórmula perfeita para garantir o engajamento dos colaboradores da empresa rumo aos resultados esperados pela organização. E com um mercado tão competitivo, vencem aqueles que tiverem melhor desempenho, certo?

Pensando nisso, redigimos este post para explicar a importância de ter bons líderes e funcionários motivados e daremos 9 dicas para melhorar a liderança e ampliar a motivação em sua empresa. Continue conosco!

Por que é essencial ter bons líderes e manter os funcionários motivados?

No contexto empresarial a figura do líder é indispensável para que uma equipe colha resultados surpreendentes. Mais que ser um bom gestor, capaz de coordenar processos, delegar tarefas e orientar as melhores práticas para aumentar a produtividade, ele deve ser uma fonte de inspiração para os colaboradores, e isso vai muito além da técnica.

Nesse sentido, os bons líderes são os que conseguem desenvolver com maestria o papel de motivar e incentivar os times, dar o suporte necessário ao desenvolvimento individual e, principalmente, manter os colaboradores empenhados com a concretização de suas metas.

Todo ambiente empresarial positivo tem como característica comum a presença de líderes inspiradores, ou seja, que são uma referência positiva para os liderados. Quando isso não acontece, são grandes as chances de o clima organizacional ficar “pesado” e se elevarem os níveis de insatisfação e improdutividade. Como resultado, a rotatividade de colaboradores (turnover) tende a aumentar e grandes talentos podem ser perdidos.

Ou seja, uma boa liderança procura abraçar a todo momento a motivação dos colaboradores, porque sabe que somente com essa postura será capaz de conquistar a colaboração espontânea dos profissionais.

Se o líder está perdido na sua forma de liderar, é como se a empresa ficasse à deriva. Os processos perdem efetividade, cada um passa a agir da maneira que bem entende e as perdas financeiras começam a aparecer. Erros, retrabalhos, mau atendimento, faltas injustificadas, afastamentos etc. a lista é grande e devastadora para o negócio.

O que liderança e motivação têm a ver com turnover e produtividade?

Quando há sucessivos desligamentos e admissões de colaboradores, a empresa precisa acender um sinal de alerta, pois sérios problemas de produtividade e clima organizacional podem estar em ebulição e os líderes não estão percebendo.

Esses erros podem começar na forma como estão acontecendo os processos de recrutamento e seleção. Será que estão sendo contratados os profissionais ideais para o perfil da vaga? Ou o colaborador viu que a empresa não era bem o que aparentava ser?

Os motivos para o turnover acontecer são vários, incluindo aquecimento do mercado de trabalho, mas a maior parte deles converge para falhas nas estratégias ou habilidades de liderança, o que atinge diretamente a motivação dos colaboradores. Por exemplo:

  • insatisfação com o trabalho;
  • problemas na gestão de pessoas;
  • clima organizacional ruim.

Tudo isso gera altos custos para a empresa e põe em risco a competitividade do negócio, que dificilmente conseguirá entregar bons resultados sem reter talentos altamente capacitados.

Lembre-se de que um funcionário pouco motivado tem baixa criatividade e quase nada de dedicação. E reverter esse cenário somente é possível com um trabalho arrojado da liderança, que precisa se apoiar em estratégias de RH eficazes.

O que fazer para desenvolver liderança e motivação em sua empresa?

Agora que você compreende por que colaboradores motivados são a chave para o sucesso de uma empresa, veja estas 9 dicas para o desenvolvimento de ações de liderança e motivação.

1. Propicie um ambiente de trabalho motivacional

Como dissemos no início, a motivação é inerente ao indivíduo. Ou seja, ninguém motiva ninguém. Porém, é possível criar um ambiente que favoreça o colaborador a se sentir instigado a trabalhar com vigor. Para isso, o ambiente motivacional deverá ter uma estratégia que “mexa com o sonho” do colaborador e desperte nele o desejo de conquistar objetivos.

Para isso, a liderança na empresa deve ser capaz incentivá-lo a perseguir metas e trabalhar com afinco, a fim de conquistar aquilo que deseja. Porém, essa “persuasão” deve vir acompanhada de uma série de estratégias que valorizem o bem-estar individual e coletivo, o clima organizacional positivo, as recompensas e premiações, a educação continuada, entre outros.

Você verá que todo esse investimento é muito menor, ao comparar com os lucros que seu capital humano pode conquistar para a organização.

2. Crie um plano de avaliação de desempenho

As avaliações de desempenho são ferramentas de gestão de pessoas para medir a performance dos colaboradores. O objetivo é descobrir seus pontos fortes e fracos e traçar estratégias para seu crescimento pessoal e profissional.

Além disso, é uma estratégia para encontrar talentos e potencialidades que, porventura, estão escondidas e, quem sabe, investir nelas. Em alguns casos, pode até haver o remanejamento de determinado colaborador para outra função e, com isso, aumentar sua produtividade.

Por fim, é uma maneira de avaliar perspectivas e saber se os ideais dos colaboradores estão alinhados com os objetivos da organização.

3. Valorize os colaboradores pelas metas atingidas

O reconhecimento público dos colaboradores por um bom trabalho é uma das principais formas de contribuir para sua motivação e engajamento. Para isso, um sem-número de estratégias podem ser adotadas.

gestão de talentos na TIPowered by Rock Convert

As mais comuns são as premiações em dinheiro ou com bens de consumo, as famosas festas de confraternização, e até mesmo eleição dos funcionários destaques da empresa.

Por outro lado, também é possível ter um programa de desenvolvimento para aqueles que estiverem produzindo mais, como subsidiar cursos de pós-graduação ou capacitação profissional.

Ainda, é possível atrelar a valorização à proposição de novos desafios, como demonstração de que esse é um colaborador de confiança.

4. Estabeleça a cultura do feedback

O feedback é um dos mais importantes meios de estimular a motivação dos colaboradores. É por meio dele que o funcionário sabe se seu trabalho está no caminho correto ou em quais pontos precisa melhorar.

Contudo, o feedback pode ser um momento em que líder e colaborador tenham uma conversa franca. Este ganha voz e consegue expor suas intenções nos projetos, as insatisfações e que condições seriam as ideais para que desenvolvesse melhor seu trabalho.

Quando esse diálogo passa a ser parte da cultura organizacional, torna-se uma excelente forma de motivação, já que toda a equipe entenderá quais são os objetivos da empresa com o trabalho de cada um.

Liderança e motivação são a essência do crescimento dos resultados. Por isso, você, como gestor de RH, deve estar atento à colaboração para o desenvolvimento dos líderes, de maneira que estes sejam a fonte de inspiração necessária para multiplicar os ideais organizacionais e garantir o sucesso de sua empresa. Afinal, colaboradores motivados resultam em engajamento e alta performance.

5. Permita que cada colaborador cresça no seu próprio ritmo

O gestor deve identificar os potenciais e limites individuais de cada membro da sua equipe para alcançar o desempenho máximo destes colaboradores e, consequentemente, da equipe como um todo.

Com este conhecimento em mãos, o gestor pode planejar melhor seus projetos, identificando o colaborador mais qualificado para cada fase de desenvolvimento e assim alcançando os melhores resultados.

Também é possível desenvolver um programa de educação continuada e desenvolvimento profissional conforme o perfil de cada colaborador, fazendo com que cada um cresça no seu próprio ritmo e aumentando a motivação para o trabalho, pois cada colaborador se sente compreendido.

6. Amplie seus conhecimentos sobre liderança e motivação

O gestor deve sempre ampliar e aprofundar seus conhecimentos sobre liderança e motivação. Este conhecimento pode ser adquirido através da educação continuada, observação e experiência frente à uma equipe de trabalho e à prática de benchmarking.

7. Ofereça benefícios na forma de parcerias

Esse incentivo consiste em firmar parceria com escolas, academias, lojas, restaurantes, entre outros, para oferecer descontos e facilidades de pagamento a seus funcionários.

8. Delegue tarefas e responsabilidades

Ao delegar tarefas e responsabilidades aos colaboradores, além de reconhecer que estão fazendo um bom trabalho, o líder está demonstrando que confia no trabalho deles. É uma forma de motivar o colaborador.

Centralizar todas as tarefas no líder pode ser prejudicial, pois pode sobrecarregá-lo e prejudicar o processo produtivo e, consequentemente, o andamento dos trabalhos.

9. Inspire pelo exemplo

A motivação da equipe também deve vir por meio do exemplo. É necessário que a liderança seja o exemplo de como a equipe deve se comportar. O líder tem que ter a consciência de que é constantemente observado pela equipe.

Quais os pilares mais comuns de liderança e motivação na empresa?

Os pilares de liderança e motivação são as competências básicas que todo líder deve possuir para estar à frente de uma equipe e obter os melhores resultados dela, fazendo com que seus colaboradores sintam-se motivados a trabalharem e produzirem, além do que a empresa oferece para atrair os melhores profissionais.

1. Integridade

O líder precisa ter uma postura ética e honesta. Deve compartilhar seus conhecimentos e os resultados obtidos com a equipe, agir conforme os valores da empresa e prestar contas de suas ações.

2. Relacionamento

O líder deve ter um ótimo relacionamento com sua equipe, proporcionando um excelente ambiente de trabalho. Ele precisa obter a confiança de seus liderados.

3. Desenvolvimento de novos talentos

É importante que o líder esteja atento à sua equipe, identificando talentos e possibilitando seu desenvolvimento e crescimento profissional, evitando, dessa forma, perder os melhores profissionais para o mercado.

4. Pensamento estratégico

O líder precisa estar em consonância com o que a empresa deseja para o futuro e ter uma visão de longo prazo, desenvolvendo um planejamento estratégico para alcançar os objetivos almejados.

5. Sistema de remuneração e benefícios

O sistema de remuneração e benefícios deve ser atrativo e equilibrado, adequando o valor da remuneração à responsabilidade do cargo. Também é importante um programa de reconhecimento e promoções para motivar todos os colaboradores a planejarem suas carreiras dentro da empresa.

Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe-o nas redes sociais e divida com seus seguidores a importância do investimento em liderança e motivação no ambiente corporativo.


About

Compleo

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

2 Comments

  1. Fernanda

    / Responder

    Obrigada pelo artigo :)) Az vezes acho que nao e facil trabalhar como parte da equipa e ao mesmo tempo nao sempre e facil ser um bom lider – cada pessoa ter outras expectativas e trabalha de maneira differente. Na minha opiniao e bom instalar alguma ferramenta digital – por exemplo Kanban (http://kanbantool.com) ajuda resolver e organizar todas tarefas diarias de maneira eficiente – neste sentido lider nao anda preocupado com todas problemas. Por enquanto funciona muito bem no meu caso :)) Reocmendo… :)) Mando um abraco grande :))


  2. A. U

    / Responder

    Ótimo artigo, achei bem informativo! Aproveitando o momento, gostaria de deixar uma leitura complementar sobre mensagens de motivação para sua equipe por Tony Robbins, caso queira saber um pouco mais sobre o assunto: https://bannet.com.br/blog/9-mensagens-de-motivacao-de-equipe-por-tony-robbins/


Leave Comment