Você sabe a importância do feedback no processo seletivo? Veja como fazer!

Cada vez mais as empresas estão percebendo a necessidade de realizar recrutamentos arrojados, a fim de conquistar os melhores talentos para a organização. Apesar do constante aperfeiçoamento que os gestores de RH têm buscado em todas as etapas, o feedback no processo seletivo ainda é um tanto negligenciado.

É comum a reclamação de candidatos que chegam, até mesmo, às últimas entrevistas, mas que nos momentos finais ficam a ver navios. Embora esse retorno das impressões dos recrutadores sobre os candidatos demande tempo, fornecer feedbacks é de extrema importância para o candidato. Também reflete que a empresa considera as pessoas com as quais ela tem contato.

Como o feedback no processo seletivo pode compor uma estratégia de comunicação institucional, neste post, demonstramos como esse retorno aos candidatos reflete na imagem da organização. Explicamos também alguns bons motivos para você estar presente nas etapas dos processos de recrutamento e seleção de sua empresa. Acompanhe as próximas linhas!

Por que os candidatos esperam o feedback no processo seletivo?

Se você já participou de algum processo seletivo na vida, sabe o que é ficar sem resposta. Especialmente se foi limado nas últimas etapas e não sabe o motivo, permanece uma sensação de vazio e a pergunta “onde foi que eu errei?” martela os pensamentos.

A cada etapa dos processos seletivos, o funil de candidatos vai se estreitando e a ansiedade aumenta. Cria-se uma expectativa naqueles que pleiteiam a vaga e eles começam a construir uma imagem a respeito da organização.

Assim como a comunicação com os públicos da empresa deve ser consistente para a realização de bons negócios, o feedback no processo seletivo também esboça a cultura organizacional e sugere o quanto a empresa se importa com as pessoas.

Ainda que o desempenho ou perfil do candidato não seja o esperado para o preenchimento daquele posto, enfatizar os seus pontos positivos e o que precisa ser melhorado é importante para seu crescimento profissional.

Essa crítica construtiva pode, inclusive, permitir que o especialista reflita sobre suas habilidades profissionais e abre portas para o incremento de sua capacitação.

Pode-se afirmar que o feedback no processo seletivo constitui uma novíssima fonte de informação para o candidato, sobretudo se ele estiver em busca de recolocação profissional. Esse retorno permite que ele vá ao encontro dos pontos desafiadores e se prepare para encarar outras seleções com maior destaque e segurança.

Obviamente, com um grande volume de candidatos, é impossível fornecer feedbacks de maneira individualizada. No entanto, mesmo com um denso número de inscrições, é interessante ter ao menos alguma garantia de resposta — ainda que automática, por meio dos recursos digitais disponíveis para o setor de RH.

Parece trivial o que vamos dizer, mas dar retorno aos candidatos é uma questão de respeito. Afinal, o candidato dedicou seu tempo envolvendo-se com a organização. Ainda que ele não esteja apto para seguir nas etapas de seleção, o feedback dos recrutadores estreita os laços com essas pessoas e cria uma empatia deles para com a empresa.

Quais bons motivos para a empresa dar feedbacks aos candidatos?

Não apenas os candidatos se beneficiam do feedback no processo seletivo. Essa pode ser uma importante ferramenta para que a empresa aproxime os laços dos talentos de maior interesse. Veja agora 4 bons motivos para a organização dar essa devolutiva a quem está concorrendo às vagas:

Aperfeiçoa o processo de seleção

Os feedbacks aos candidatos também geram respostas as quais sua organização precisa considerar, com o intuito de melhorar as ferramentas e estratégias utilizadas no processo e recrutamento e seleção.

Procure ouvir o que os candidatos têm a dizer sobre o formato da seleção, testes e dinâmicas aplicados, o tipo de perguntas feitas, entre outros quesitos. São informações importantes para avaliar se a metodologia está agradando aos candidatos e possibilita que eles apresentem um desempenho condizente com sua capacidade profissional.

Melhora a imagem institucional

Como dissemos, os feedbacks contribuem para a criação de um sentimento de empatia para com sua empresa.

Quando uma organização não tem o hábito de dar retorno aos candidatos, é muito grande a chance de se propagar o sentimento de desvalorização do profissional e a empresa ganhar a “fama” de não se importar com os concorrentes.

Principalmente nas redes sociais, em que existem diversas comunidades de profissionais, esse tipo de informação pode ferir a imagem institucional e afastar talentos. O contrário também é verdadeiro: a empresa pode ser bem-vista e atrair profissionais de interesse da organização.

Mantém uma conexão de qualidade com candidatos de interesse

Quanto mais se afunilam os candidatos, maior o peso desses talentos. Por isso, é interessante que sua empresa mantenha contato com eles, mesmo na impossibilidade de contratá-los imediatamente.

O feedback no processo seletivo também ajuda nesse sentido, uma vez que a organização consegue manter uma conexão de qualidade com esses candidatos-chave e tem “cartas na manga” em caso da necessidade de contratações específicas ou imediatas.

Gera marketing gratuito

Os feedbacks também geram marketing espontâneo. O conhecido “boca a boca” ganha mais voz, sobretudo, por meio da internet e levam a mensagem de que sua empresa se importa com as pessoas, sendo um lugar atraente para se trabalhar.

Com isso, a imagem da empresa é elevada naturalmente, sem ônus com campanhas de comunicação, e talentos influentes no negócio podem desejar integrar seu time.

Como fazer um feedback no processo seletivo?

Para que seus feedbacks sejam consistentes e bem recebidos pelos candidatos, separamos algumas dicas essenciais. Confira:

Mantenha a educação, mas seja verdadeiro

Um ponto-chave para o feedback é o respeito para o candidato. Não doure a pílula, mas também não seja grosseiro. Ainda que o candidato não tenha se saído tão bem quanto o desejado, mantenha a educação. Afinal, ali está a voz da empresa.

Exalte as qualidades antes das críticas

Não intimide o candidato indo direto ao ponto, no caso de uma reprovação. O fato de ele não atender a determinados quesitos não significa que não tenha pontos positivos a oferecer. Então, comece a devolutiva exaltando as qualidades identificadas no profissional para, só depois, comentar o que deve ser melhorado.

Convide para outras seleções

O fato de um candidato não corresponder ao perfil da vaga em questão não significa que está inabilitado para participar de outros processos seletivos. Sendo assim, mantenha as portas da empresa abertas e convide-o para participar de outras seleções, já que o profissional certamente tem muito a oferecer.

Com um mercado tão concorrido e com tamanha volatilidade de profissionais, investir na qualidade do feedback no processo seletivo é uma das estratégias para garantir que os melhores talentos tenham o interesse de trabalhar em sua organização. Nesse sentido, jamais negligencie esta etapa do recrutamento e integre-o às suas estratégias de seleção.

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