Vídeos nos processos do RH: por que e como eles podem ajudar?

Hoje em dia, a tecnologia tem se mostrado um recurso facilitador em muitas atividades corporativas, especialmente no que diz respeito ao setor de Recursos Humanos. Os processos de recrutamento e seleção, por exemplo, tornaram-se muito mais rápidos e precisos com a utilização de vídeos.

Em um cenário em que o tempo é valioso e não pode ser perdido com possíveis erros, essa alternativa também tem mostrado resultados excelentes na contratação de novos colaboradores. Afinal, várias etapas da entrevista podem ser otimizadas com o método, inclusive aquelas que necessitam do envolvimento de mais pessoas.

Contudo, muitas empresas ainda têm dúvidas a respeito do assunto e se sentem inseguras para adotar a prática. Este artigo, então, serve para desmistificar o uso de vídeos nos processos do RH e mostrar que, quando utilizados da maneira correta, são um excelente investimento que favorece tanto a organização quanto os futuros funcionários.

Como usar vídeos nos processos de RH?

Para começar, é importante ressaltar que os vídeos direcionados para recrutamento online e seleção não substituem a entrevista presencial. É claro que, em alguns casos, ele pode cumprir o papel perfeitamente. Mas, na maioria das vezes, ele trabalha como um complemento da etapa de triagem, de forma a ajudar na economia de tempo e na oferta de mais possibilidades de trazer mais compreensão e eficiência aos candidatos.

Portanto, é função do setor elaborar um processo seletivo prático, que atenda a demanda e as necessidades da empresa e que faça uso inteligente do recurso. Em geral, a vantagem mais visível dessa tecnologia para a empresa é a economia — imagine quantas ligações o RH precisa realizar para fazer perguntas simples aos candidatos, solicitando uma pequena apresentação e histórico profissional.

Sem dizer que, em geral, o telefone é um contato muito impessoal quando não há intimidade entre quem está conversando e, portanto, alguns detalhes podem ser mal interpretados ou mesmo deixados de lado pelo entrevistador. Depois, ainda há todo o trabalho de agendar um encontro: os horários precisam bater e a jornada de trabalho é interrompida a todo o momento para que uma boa quantidade de candidatos seja entrevistada.

Sendo assim, incluir os vídeos como parte do processo seletivo é extremamente rentável, tanto em relação ao tempo, quanto em relação ao corte de gastos. Basta saber inseri-los bem no contexto necessário para o processo e não deixar de fazer uma análise completa e aprofundada de tudo o que for assistido.

Quais são as vantagens da utilização de vídeos nos processos de RH?

Ainda que a economia seja uma das maiores vantagens desta tecnologia, ela não é a única. Os vídeos, além de práticos, são acessíveis para os mais diferentes perfis de candidatos.

Na era digital em que vivemos, é muito fácil ter acesso à internet e a produtos que estejam vinculados à rede. Portanto, o benefício não fica retido somente na empresa, mas chega também ao candidato.

O candidato faz gravação de onde estiver

Em muitas situações, o candidato não consegue fazer uma entrevista presencial de imediato. Ele pode estar em uma viagem, morar em outra cidade, viver em um bairro afastado em que o trânsito pesado prejudique o deslocamento ou, até mesmo, já ter um trabalho.

Portanto, ele pode gravar um vídeo para o processo seletivo quando quiser e de onde estiver. Além disso, ele só irá até a empresa se isso for solicitado após a análise dos vídeos, ou seja, terá tempo para se preparar adequadamente e evitar transtornos com horários e atrasos.

É possível propagar melhor a comunicação

Através de uma entrevista em vídeo, o candidato consegue se preparar melhor. Ele pode montar uma boa apresentação, melhorando a sua comunicação, sem deixar nenhum detalhe pessoal ou profissional de fora da sua fala.

Nas entrevistas ao vivo, que ocorrem através de plataformas específicas contratadas pela empresa, ele também pode trabalhar sua comunicação muito melhor do que em uma conversa telefônica. Ao olhar para seu entrevistador, é mais fácil criar laços de empatia e identificação, e mostrar ainda melhor os traços de sua personalidade.

Entrevistas presenciais desnecessárias são evitadas

Ao solicitar uma gravação em vídeo para os candidatos, o setor de Recursos Humanos evita inúmeras entrevistas desnecessárias ao longo da seleção. Isso porque é possível escolher de antemão as pessoas que apresentam as características adequadas para o cargo e eliminar quem foge do perfil.

As habilidades de comunicação, porte e fluência em línguas também podem ser testadas nessa etapa, para que, quando a necessidade de contato presencial surgir, o encontro seja mais objetivo. Assim, resta mais tempo para acertar e observar outros pormenores, garantindo a finalização do recrutamento com sucesso.

É simples compartilhar informações com outros colaboradores da empresa

Muitas vezes, gestores e líderes não conseguem participar de todas as etapas de recrutamento e seleção, devido a uma agenda repleta de outros compromissos. Com a utilização de um bom software de vídeos, porém, as entrevistas podem ser compartilhadas com toda a equipe do setor que receberá o novo funcionário para análises individuais e em grupo da gravação.

Deste modo, a avaliação do candidato é ampliada e se torna muito mais transparente. É interessante também criar um banco de vídeos com entrevistas de candidatos que não passaram no processo, mas que possuem um perfil interessante. Quando uma nova chance na empresa surgir, o setor de RH já terá boas referências para procurar e tentar um novo contato, diminuindo tempo de procura por candidatos específicos.

O modelo de entrevista em vídeo, por fim, apresenta um alto índice de adesão. Em tempos atuais, estar inserido na web é algo que preocupa a nova geração, sempre conectada nas redes sociais. Uma empresa que se mostra aberta a adotar uma tecnologia facilitadora ganha mais empatia e visibilidade.

Depois desta leitura, fica fácil perceber o quanto o uso de vídeos nos processos de RH ajuda a empresa, tanto a economizar, quanto a agilizar seu trabalho. Não há motivos para deixar de investir em softwares e plataformas com esse recurso, principalmente com um mercado tão rico em alternativas que atendem a processos de todos os tipos de organização.

Este artigo foi útil para você? Então, compartilhe o conteúdo em suas redes sociais e mostre para outros profissionais o quanto os vídeos nos processos do RH podem fazer a diferença!


About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment