Vídeos no processo seletivo: entenda essa tendência

O mundo muda e evolui, e o mercado de trabalho o acompanha. Toda reformulação abriga as inovações tecnológicas que, em sua maioria, impactam positivamente, até mesmo, os processos mais tradicionais.

Novas técnicas e ferramentas entram no cenário, facilitando os diversos tipos de gestão, como no setor de recursos humanos, que, hoje em dia, pode aproveitar a inserção dos vídeos no processo seletivo. A tendência está em crescimento e tomando o espaço, por se tratar de uma solução que otimiza fortemente todo o processo, gerando diversos benefícios.

Quer entender um pouco mais a respeito do uso dos vídeos no processo seletivo e saber a sua importância? Continue a leitura e descubra mais sobre as vantagens proporcionadas!

Gera mais facilidade na gestão de candidatos

O vídeo possibilita ao recrutador observar diversos pontos que podem passar despercebidos em entrevistas tradicionais, afinal, eles podem ser vistos mais de uma vez. Outro aspecto é que somente a análise de dados pessoais, acadêmicos e profissionais, na primeira etapa de seleção (em que é realizada uma espécie de “malha fina” a fim de destacar os candidatos mais atraentes para a vaga), não mostra aos recrutadores alguns pontos-chave para a contratação.

É fácil citar alguns desses pontos. Por exemplo, a postura do candidato, a facilidade de comunicação e, até mesmo, as suas habilidades em línguas estrangeiras. As entrevistas feitas por vídeo deixam muito mais evidente para a empresa quem é aquele profissional, e esse conhecimento é fundamental para contratações mais eficazes.

Contratar as pessoas certas é fundamental para garantir o desempenho dos colaboradores em seus cargos. E, consequentemente, isso ajuda a melhorar a administração da empresa. Perder tempo contratando as pessoas erradas, além de atrapalhar a produtividade da organização, pode causar sérios prejuízos, devido à necessidade de realizar outras seleções. É mais conveniente encontrar e reter os talentos.

Reduz os custos com o processo seletivo

Todo processo seletivo requer dedicação da empresa que busca novos contratados. Às vezes, é preciso reservar mais de um dia inteiro para a realização das entrevistas. Para isso, precisam ser destinadas salas, uma boa recepção, pessoas para cuidar do atendimento e também para participar da seleção, entre outros gastos que podem ser incluídos no processo.

Com a inserção dos vídeos, é possível fazer a seleção dos interessados de uma maneira mais rápida e prática, enxugando incrivelmente os custos. Isso porque o recrutador poderá assistir os vídeos quando e onde desejar, sem precisar enfrentar trânsito e deslocamentos.

A prática evita também os eventuais problemas de atraso dos candidatos e não comparecimento às entrevistas previamente confirmadas, o que tomaria um tempo desnecessário dos profissionais envolvidos. Assim, todo o processo seletivo demora muito menos. Com certeza, diminuir as etapas e poupar tantos processos presenciais fazem com que os custos diminuam enormemente.

Ajuda a eliminar etapas no processo

Acumular centenas de candidatos e precisar realizar diversas etapas de seleção até encontrar o perfil ideal, além de custoso, é demorado e cansativo para todos os envolvidos. Com o auxílio do vídeo, as etapas iniciais, que contam com um número maior de interessados, podem ser feitas a distância e em horários variados.

Isso facilita a pronta eliminação daqueles candidatos inadequados, sem demandar uma organização ainda maior e despesas para o recebimento das pessoas e a realização das avaliações feitas pessoalmente. As etapas presenciais ficam reservadas para os candidatos mais indicados às funções, diminuindo consideravelmente o número de pessoas para um estágio mais definitivo.

Agiliza o processo seletivo

Priorizar o trabalho de selecionar e atrair talentos é importante. Afinal, são os funcionários que fazem parte da equipe da empresa o que ela tem de mais importante. Sem eles, nada continuaria funcionando e o desempenho seria outro.

Porém, o tempo é um fator precioso nos dias de hoje. Se a seleção pode ser priorizada e também ter sua duração reduzida, todos saem ganhando.

O vídeo será uma solução viável quando o assunto for ganho de agilidade. Isso porque, a partir dos primeiros minutos de reprodução, é possível saber se o interessado se ajusta ou não ao que a empresa está procurando. É ideal para amplas triagens, por exemplo. Assim, as dinâmicas do RH serão otimizadas, e todo o processo levará muito menos tempo.

Amplia o leque de opções dos talentos

Com as primeiras etapas sendo realizadas a distância, é possível atrair talentos de outras cidades e estados, ampliando o leque de opções que, antes, seria reduzido apenas às redondezas. É uma vantagem também para os interessados, que contarão com a ampla comodidade proporcionada pela tecnologia. Sem o desgaste e o custo de fazer deslocamentos para as etapas iniciais da seleção.

Dessa forma, a convocação de candidatos para uma etapa que tenha formato presencial acontecerá somente ao final de todo o processo, com aqueles que passaram em todas as fases anteriores. E são, portanto, os  mais bem-preparados para assumir o cargo em disputa.

Facilita a separação dos interessados em perfis

Com a facilidade de rever os vídeos enviados pelos profissionais que almejam o cargo na empresa, é mais fácil categorizá-los em diferentes tipos de perfis. Isso ajuda a direcioná-los para as funções ou cargos mais adequados a cada um deles.

Certamente, alguns padrões se repetem, seja de comportamento, seja na forma de se comunicar e de apresentar-se (desde a roupa escolhida até as características de trato social). O campo de exploração dos valores dos candidatos é muito maior com o uso dos vídeos, tornando bem mais fácil o reconhecimento dos variados perfis.

Essa etapa também ajuda o recrutador no estudo dos candidatos que forem selecionados para a entrevista presencial, o que torna a postura desse profissional mais ativa durante o processo seletivo.

Favorece a comunicação entre o time de recrutamento

Como as entrevistas feitas em vídeo podem ser compartilhadas, fica mais fácil envolver outras pessoas da equipe no processo. A comunicação interna é aperfeiçoada, envolvendo gestores e, até mesmo, outros colegas que possam ajudar na avaliação e na decisão final.

Em uma época de reveses mais intensos, relacionados à economia e à grande competitividade do mercado, é fundamental inserir boas ferramentas que garantam a otimização dos processos e o adequado acompanhamento das tendências. Uma empresa atualizada não apenas sobrevive em meio à concorrência, mas tem mais potencial para destacar-se no mercado.

Investir em vídeos no processo seletivo facilitará o trabalho e tornará a seleção mais eficaz, apresentando resultados muito positivos, com agilidade, e mantendo a qualidade de que todas as etapas necessitam.

Agora que você já entendeu a importância dos vídeos em processos seletivos, que tal entrar em contato com o Compleo? Você poderá conhecer soluções mais produtivas e econômicas para a sua empresa.


About

Plataforma tecnológica perfeita para seu RH: Compleo ATS: Software de Recrutamento e Seleção que ajuda você a gerenciar as etapas do seu processo seletivo, desde a abertura da vaga, divulgação, triagem, testes, entrevistas e organização de todas as etapas para que você possa contratar o melhor candidato no menor tempo possível. Compleo Vídeo: Software de entrevistas via vídeo que ficam gravadas para serem assistidas a qualquer momento por você, sua equipe ou seus clientes. Ajuda você a não gastar tempo com entrevistas presenciais desnecessárias e também o seu candidato a não ter que se deslocar fisicamente.

Leave Comment